sábado, 9 de março de 2019

“APRENDENDO O QUE É BATISMO EM O ESPÍRITO DO DEUS SANTO”


Tema: “APRENDENDO O QUE É BATISMO EM O ESPÍRITO DO DEUS SANTO”

Texto: 1 CO 12:13 diz: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

OBS. SE FOR LER, LEIA SEM PRESSA CADA PARÁGRAFO, SE NÃO ENTENDEU O QUE LEU NO PARÁGRAFO RELEIA COM CALMA E MAIS ATENÇÃO PARA CONSEGUIR ENTENDER, E SÓ ENTÃO PARTA PARA O PARÁGRAFO SEGUINTE; E MAIS, LER AS REFERÊNCIAS MENCIONADAS É BOM.

O Batismo em o Espírito Santo é algo que João o Batista anunciava que seria realizado por Jesus de Nazaré – o Messias. MT 3:10-12

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE: Para entender sobre o ser imergido no fogo corretamente, leia MT 3 e LC 3 para ver que Jesus falava para dois grupos: pecadores que se arrependiam e estavam decididos a dar bons frutos, e religiosos hipócritas que não queriam saber desse negócio de se arrepender e que não estavam dando bons frutos; sendo assim, para a árvore frutífera Jesus realizaria o batismo em o Espírito de Deus, e para a árvore infrutífera Jesus realizaria o batismo ou imersão em o fogo que se trata do juízo final citado em AP 20, o lago de fogo com enxofre!

SÓ ESCLARECENDO: O batismo em o fogo, DEFINITIVAMENTE não tem conexão alguma com revestimento de poder, com purificação, ou com as línguas repartidas COMO que (ou como se fosse; não era mas se parecia) de fogo; cada texto tem o seu contexto, e não podemos cortar um trecho aqui e cortar um trecho de lá, ignorando o contexto em si e simplesmente sair costurando; até porque como costuma-se dizer: TEXTO SEM CONTEXTO É PRETEXTO PARA HERESIA.

O batismo em o Espírito Santo por si só não se trata do revestimento de poder que Jesus anunciou aos discípulos que estes haveriam de receber em Jerusalém. LC 24:49

O batismo em o Espírito Santo por si só não se trata de manifestação dos dons espirituais ou do revestimento de poder, isso aí já é outra coisa. AT 2:1-4

INTERESSANTE RESSALTAR QUE:

Em AT 2, os que foram revestidos de poder e experimentaram a manifestação dos dons espirituais em suas vidas, não foram só os 11, mas também os cerca de 120 crentes em Jesus que se encontravam em Jerusalém celebrando a festa das semanas que culmina com pentecoste ou shavuo’t juntamente com os discípulos.

Guarde que apenas os 10 dos 11 (porque Tomé não estava presente em JO 20:22) já havia recebido o Espírito Santo de Deus quando soprou sobre eles o Espírito Santo em JO 20:22, sendo assim, 10 dos 11 discípulos vivos (já que Judas Iscariotes já havia se suicidado) já eram batizados em um mesmo Espírito formando um corpo místico, a saber, a igreja corpo místico de Cristo.

MAS, OS 11 NÃO HAVIAM RECEBIDO O REVESTIMENTO DE PODER E A MANIFESTAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS; ESSAS DUAS COISAS:
1)      O revestimento de poder,
2)      A manifestação dos dons espirituais,

Irão ocorrer na vida dos 10 discípulos já batizados (tirando Tomé) em o Espírito do Deus Santo, em Atos 2!

Mas, por outro lado, nós vemos que os cerca de 120 crentes em Jesus (incluindo o Tomé e Matias que havia sido escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes que já havia se suicidado) que ainda não haviam recebido o Espírito de Deus em suas vidas (diferentemente dos outros 10 discípulos de Jesus, que em atos 2 só iriam receber o revestimento de poder e os dons espirituais, porque os 10 em JO 20:22 já haviam sido batizados em um Espírito quando Jesus entrou na casa onde eles [os 10] haviam se trancado após a morte de Cristo), vão passar em Atos 2 pelos três processos simultaneamente; OU SEJA, OS QUASE 120:
1)      Vão ser batizados em o Espírito Santo, no sentido de se tornar a partir d’então habitação do Espírito de Deus passando assim a fazer parte do e no corpo místico de Cristo na terra, (a igreja corpo místico de Cristo nasceu em JO 20:22, mas ela começou a ser ampliada em AT 2)
2)      Vão receber o revestimento de poder,
3)      Tirando Tomé e Matias que passaram pelos dois processos acima em AT 2, os cerca de 120 vão vivenciar a manifestação dos dons espirituais, e tudo isso simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo. 

E essa experiência tripla (batismo em o Espírito de Deus + revestimento de poder + dons espirituais) vai ser considerada por Pedro o cumprimento da profecia de Joel para os últimos dias. AT 2:17,18 \ AT 1:4,5,8

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Jesus não estava dizendo estas coisas em AT 1, para os 11 discípulos, porque veja onde os 11 estavam quando Jesus disse estas coisas: Vrs 12-15a E isso, porque Jesus lhes havia determinado que eles estivessem em Jerusalém não para serem batizados em o Espírito Santo e sim para serem revestidos de poder; é só reler LC 24:49!

OUTRA OBSERVAÇÃO: O revestimento de poder e a manifestação dos dons espirituais não são a mesma coisa e vou explicar porque; eu não tenho dúvidas de que os discípulos foram revestidos de poder, porque Jesus disse que eles seriam; mas veja que no momento em que os dons estão sendo manifestos na vida dos quase 120 crentes em Jesus que estavam junto com os discípulos, Pedro não está (vamos assim dizer) no movimento mas está sendo revestido de poder, tanto é que enquanto o movimento está ocorrendo, enquanto os dons estão se manifestando, Pedro revestido de poder vai explicar o que se tratava aquele acontecimento para os tradicionais que estavam em Jerusalém para celebrar a festa das semanas que culminava com pentecostes e que estavam presenciando aquela cena.

É com base nessa observação que eu digo que revestimento de poder e dons espirituais são duas coisas distintas que até podem ocorrer ao mesmo tempo seja em uma mesma pessoa, seja em pessoas distintas que se encontram juntas buscando em oração por exemplo; é muito provável que os discípulos tenham sido revestidos de poder em Atos 2 mas não tenham experimentado a manifestação dos dons espirituais naquele momento, e os quase 120 mais o Matias e Tomé tenha sido batizados em o Espírito ingressando assim no corpo místico de Cristo na terra, e os 120 tenham também sido revestido de poder, e vivenciado a manifestação dos dons espirituais em suas vidas!

VOU SIMPLIFICAR:
1)      10 dos 11 discípulos foram batizados em o Espírito em JO 10:22.
2)      Tomé e Matias vão ser batizados em AT 2, Tomé porque não estava presente na hora em JO 20:22, e Matias porque só foi escolhido bem depois de JO 20:22.
3)      Os 12 vão ser revestidos de poder em AT 2.
4)      É muito provável que os 12 não tenham vivenciado em si a manifestação dos dons espirituais manifestacionais em AT 2, porque o texto não só não menciona isso, como também nos dá indícios de que de fato não ocorreu com eles como ocorreu com os demais que foram capacitados por Deus à falar forma sobrenatural em linguas estrangeiras nativa das nações onde os judeus e prosélitos tradicionais servos de Deus (mas não ainda de Cristo) viviam ao redor de Israel e falavam.
5)      Os quase 120 presentes (tirando é claro os 12 discípulos) foram batizados em o Espírito Santo, revestidos de poder, e vivenciaram a manifestação dos dons espiritual manifestacionais em si, tudo isso ao mesmo tempo em AT 2.

É bem menos complicado falar que batismo no Espírito Santo é tudo ocorrendo ao mesmo tempo sempre; mas é melhor entendermos da forma correta, que nem sempre tudo ocorrendo ao mesmo tempo, e que o batismo em si é o recebimento do Espírito no momento em que declaramos que Jesus é nosso Senhor e nosso Salvador, e que pode ser que o revestimento de poder e os dons espirituais ocorram simultaneamente, mas pode ser que não ocorra; AINDA QUE PARA ISSO TENHAMOS QUE QUEBRAR A CABEÇA POR ALGUM TEMPO ATÉ CONSEGUIRMOS DE FATO ENTENDER QUE:

1.       Manifestação dos dons espirituais por si só não é batismo no Espírito santo.
2.       Revestimento de poder por si só não é batismo no Espírito santo.
3.       Ambas as coisas podem ocorrer e podem não ocorrer no batismo no Espírito Santo.
4.       Batismo no Espírito Santo é a introdução de forma sobrenatural ao corpo mistico de Cristo na terra, a saber, a igreja organismo vivo!

O batismo em o Espírito Santo pode sim ocorrer simultaneamente com o revestimento de poder também identificado como recebimento de virtude, e pode ocorrer também simultaneamente com a manifestação dos dons espirituais. AT 10:45,46 \ AT 11:15,16

Porém, o batismo em o Espírito Santo por si só se trata do momento em que o indivíduo se torna Templo do Espírito Santo; no caso dos 11 isso não ocorreu em Atos 2, mas em. JO 20:22

O batismo em o Espírito Santo por si só se trata do momento em que o indivíduo passa a ter o Espírito de Deus fazendo morada em sua vida. JO 20:22 \ ATOS 8:5-17

O batismo no Espírito Santo por si só se trata do momento em que o indivíduo é introduzido no corpo místico de Jesus de Nazaré, aqui na terra. 1 CO 12:13

No caso dos onze discípulos de Jesus, eles foram batizados em o Espírito de Deus, eles se tornaram Templo do Espírito do Santo Deus, o Espírito de Deus passou a morar ou residir dentro deles, não foi em Atos 2, mas sim em JO 20:22

RESUMINDO:
1.       Batismo em o Espírito Santo, revestimento de poder, manifestação dos dons espirituais, são a mesma coisa? Resposta: NÃO!
2.       Batismo em o Espírito Santo e revestimento de poder podem ocorrer em períodos ou ocasiões diferentes? Resposta: SIM! É só olhar para os 10 discípulos de Cristo.
3.       Batismo em o Espírito Santo e revestimento de poder podem ocorrer ao mesmo tempo? Resposta: SIM! É só olhar para Tomé e Matias em AT 2.
4.       Batismo em o Espírito Santo, revestimento de poder, manifestação dos dons espirituais, podem ocorrer simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo? Resposta: SIM! É só olhar para os cerca de 120, e outros exemplos, que passaram por isso! Quando isso ocorre é o cumprimento pleno da promessa registrada em JL 2:28,29
5.       Batismo em o Espírito Santo por si só trata-se do momento em que o indivíduo ao professar fé ou confiança em Jesus como seu Senhor e Salvador, se torna habitação do Espírito do Santo Deus, e assim passa a fazer parte do corpo místico de Cristo cujos membros estão espalhados pelos 4 cantos da terra, e que apesar da distância estão ligados um ao outro por intermédio do Espírito do Santo Deus.

EM TODOS OS CASOS VOCÊ PRECISA INICIALMENTE VIR A PROFESSAR SUA FÉ, SUA CONFIANÇA, EM JESUS O CRISTO (YESHU’A HÁ MASHIACH), COMO SENDO O TEU SENHOR PESSOAL, O TEU SALVADOR PESSOAL, O TEU LIBERTADOR PESSOAL!

SE RENDA A CRISTO E ESTAS TRÊS OCORRERÃO NA SUA VIDA SEJA AO MESMO TEMPO, SEJA SEPARADAMENTE EM MOMENTOS OU OCASIÕES DIFERENTES:
1)      Batismo em o Espírito de Deus.
2)      Revestimento de Poder.
3)      Dons Espirituais.

Estas coisas podem ocorrer ao mesmo tempo, mas também podem ocorrer em momentos distintos!

Sola Escriptura
Somente a Escritura
____________________________
Bibliografia:
Texto elaborado e digitalizado por Thiago Sanchez, servo, professor, pr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário