Já é bom deixar claro que: Assim como a segunda vinda de Jesus não se dá em duas fases ou dois momentos, assim também, a primeira ressurreição não se dá em duas fases ou dois momentos.
Vejamos textos das Escrituras:
Apocalipse 20:4-6 diz: "Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos."
Essa ressurreição diz respeito a primeira ressurreição e se dará no momento em que a sétima e última trombeta soar para o arrebatamento que se dará no tempo do fim da grande tribulação para livrar o povo judeu e dar início ao Reino Messiânico na terra.
Daniel 12:2 resume os dois destinos muito diferentes que a humanidade enfrenta: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno."
Apocalipse 20:4-6 menciona uma "primeira ressurreição" e identifica os envolvidos como "bem-aventurados e santos." A segunda morte (no lago de fogo, Apocalipse 20:14) não tem poder sobre essas pessoas. A primeira ressurreição, então, é o levantamento de todos os crentes. Corresponde ao ensinamento de Jesus da "ressurreição dos justos" (Lucas 14:14) e "ressurreição da vida" (João 5:29).
O próprio Jesus Cristo (as "primícias", 1 Coríntios 15:20) abriu o caminho para a ressurreição de todos os que creem nEle.
Ainda por vir estão a ressurreição dos "mortos em Cristo" no retorno do Senhor (1 Tessalonicenses 4:16) e isso inclui a ressurreição dos mártires no final da Tribulação (Apocalipse 20:4).
A segunda ressurreição, então, é o levantamento de todos os incrédulos e está ligada à segunda morte. Corresponde ao ensino de Jesus sobre a "ressurreição do juízo" (João 5:29).
O evento que divide a primeira e segunda ressurreições é o reino milenar. Os justos são ressuscitados para reinarem "com Cristo durante mil anos" (Apocalipse 20:4), mas "os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição" (Apocalipse 20:5).
Mas na ressurreição do juízo final haverá sim pessoas salvas; pessoas que nasceram durante o milênio, foram fiéis e morreram dentro desses mil anos.
Pr. Thiago G. Sanchez
Nenhum comentário:
Postar um comentário