terça-feira, 19 de março de 2019

"O cetro de Judá e o Shiló"


Texto: Gênesis 49:10 diz: "<<O cetro não se arredará de Judá>>, nem a <<vara de comando dentre seus pés>>, até que venha <<Shiló ou Siló>>, e a ele será a obediência dos povos".
Comentário:
a) "O cetro não se arredar de Judá" -
Esta é uma profecia acerca da dinastia davidica que surgiria, que viria.
Essa dinastia (período de liderança da tribo de Judá sobre Israel) se inicia com Davi e culmina no Mashiach que virá e será rei em Israel num período de paz, restauração e prosperidade de Israel.
Porém, após o exílio de Zedequias é a destruição do primeiro Templo pondo fim a uma era conhecida como a era de *egemonia da casa de Davi, até os dias de hoje, não houve e não há, um descendente de Davi, assentado sobre o trono de Davi, reinando sobre Israel; mas em breve isso voltará a acontecer no final dos tempos!
*hegemonia substantivo feminino.
1.supremacia, influência preponderante exercida por cidade, povo, país etc. sobre outros.
2.p.ext. autoridade soberana; liderança, predominância ou superioridade.
b) "Nem a vara de comando de seus pés" -
Judá, o destemido, tornou-se o mais destacado dos irmãos.
Seus descendentes herdariam esta posição.
A primeira das tribos a oferecer sua oferenda na inauguração do Tabernáculo foi Judá, que era também a primeira tribo (da qual o próprio Calebe fazia parte e teve uma ascendência muito importante ao lado de Moisés e depois ao lado de Josué) primeira tribo a marchar à frente de todo o povo no deserto e que, após a morte de Josué, passou a liderar os exércitos de Israel na conquista da terra, culminando com a escolha do rei Davi e de seus descendentes para reinar e liderar o povo judeu por todas as gerações.
c) "Até que venha Siló" -
Alusão ao reino do Messias.
Silo no entendimento de muitos, é uma referência ao ungido, a Mashiach, a Messias, que será um descendente de Davi, um governante, que irá conduzir o povo de Israel no período que irá concluir e encerrar as guerras e começar uma época de paz, restauração e prosperidade da nação de Israel debaixo da Torah.
"Silo" é a junção de duas palavras: 'xai' e 'lô', e xailô significa "aquele a quem se deve reverência", apontando assim para o Messias de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário