quarta-feira, 20 de março de 2019

"Sal da terra"


Assunto. Entender que todo dito cristão precisa ser conservado pelas características do Reino e de igual modo, ser um conservador das características do Reino"
Texto: Mateus 5:13
Talvez você já ouviu diversas vezes que cristão que é cristão tem que ser sal no mundo, isso inclui: local de tralho, sua própria casa, roda de amigos, etc.
Ser sal no mundo não é algo que você pode ser mas se não for não tem problema nenhum!
Ser sal no mundo é algo que todo aquele que se considera um cristão de verdade tem que ser, e se não for tem muito problema sim!
O sal não pode por sua vez perder sua salinidade, porque se o sal perder sua salinidade de alguma forma, ele se torna sem utilidade, ele se torna inútil, e por esse motivo ele será lançado fora.
O sal (em se tratando de cristãos) deve possuir em si as propriedades do Reino de Deus, ou seja, deve possuir, desenvolver, cultivar e preservar, no decorrer de sua vida cristã, as oito características das bem-aventuranças apresentadas por Jesus no contexto.
A salinidade do verdadeiro cristão vem do seu caráter descrito nas oito bem aventuranças; se nosso caráter não estiver de acordo com as características das bem aventuranças, nos tornaremos inúteis, seremos rejeitados e jogados fora sim.
Cuidado com esse negócio de que Deus não joga ninguém fora! Depende do contexto em que esta frase é empregada; porque por fim irei te mostrar que o Senhor joga fora sim, e é ele mesmo quem diz isso!
Apresentar as características das bem-aventuranças, é viver o Evangelho em sua base, e assim ser e viver como Sal aprovado por Jesus, pelo Reino de Deus.
Os padrões morais do presente mundo (presente sociedade) que está morto(a) no maligno, são baixos, estão apodrecendo (Ef 2); e para percebermos isso, é só observarmos um pouquinho o mundo a nossa volta, os conceitos que a TV introduzem dentro dos lares, etc; os valores estão invertidos, corrompidos, apodrecendo, mas nós temos o poder para fazer alguma coisa, pois o sal tem as suas funcionalidades, o seu poder.
Quando nos deixamos contaminar pelo presente século mau, passamos a achar normal e comum, aquilo que Deus ainda diz que é errado, e e que a sociedade inimiga de Deus (pois é contrária aos padrões de vida divino) considera como sendo normal e comum!
A eficácia do sal é condicional.
É um fato que: o sal em si, não pode perder sua qualidade de salinidade; só se for de alguma forma adulterado!
Em se tratando do dito cristão, esse sal pode se tornar adulterado (pelas impurezas existenciais no mundo atual), vivendo e agindo de forma totalmente contrária a forma como o Reino de Deus requer que o dito cristão haja ou viva, manifestando através de sua vida, por exemplo as oito características das bem aventuranças em si.
Para continuar a ser útil para o Reino de Deus, o sal tem que conservar sua salinidade; do contrário, o dito o sal será lançado fora para ser pisado e então será o fim!
A salinidade do cristão é seu compromisso com a verdade, seu viver na verdade, seu ensinar a verdade, é obedecer a Palavra de Deus em sua base que é o amor sincero e verdadeiro como ensinado do Evangelho onde Jesus é nosso maior referencial.
Quem diz estar nele deve andar como ele andou!
Não se preocupar em viver dessa forma como verdadeiro cristão, é desprezar e violar as instruções divinas do Reino de Deus; é viver como se não existisse uma instrução divina à ser praticada.
Quem pensar ser cristão e viver dessa forma negativa, se mostrará ser um sal insípido, perdeu sua salenidade, logo o seu fim será ser lançado fora, ser apartado, mediante a ordem que sairá do próprio Jesus, uma experiência humilhante tal qual é o ser pisado pelos homens!
Veja alguns textos rápidos:
Mateus 7:23
Lucas 13:27
Mateus 22:13
Mateus 25:30

Quem se diz cristão e não obedece ao Evangelho (que é simples mas estreito e desafiador) por puro descaso e descompromisso com o Reino de Deus, está agindo como sal insípido, se assim continuar será apartado é lançado fora em um lugar onde não quererá estar!
Só entrará no Reino quem for sal conservado pelas características do Reino, e, sal conservador das características do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário