quarta-feira, 20 de março de 2019

"UM POUCO SOBRE A VIDA DE JÓ"


1. SIGNIFICADOS DO NOME JÓ -
O perseguido; odiado.
2. AS VIRTUDES DE JÓ -
Jó: 1. 1. Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.
Jó: 1. 5. E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
3. AS ADVERSIDADES DE JÓ -
Jó: 1. 13. Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho, 14. veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; 15. e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova. 16. Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei para trazer-te a nova. 17. Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 18. Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho; 19. e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
Jó: 2. 7. Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. 8. E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza.
4. O MOTIVO DAS PERDAS DE JÓ: MOSTRAR QUE NEM TODO MUNDO SERVE A DEUS POR MERO INTERESSE MATERIAL E CONDICIONALMENTE -
Jó: 1. 9. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? 10. Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. 11. Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face! 12. Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
Jó: 2. 4. Então Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 5. Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face! 6. Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida.
5. A POSTURA INICIAL DE JÓ -
Jó: 1. 20. Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, raspou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; 21. e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor. 22. Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Jó: 2.10. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.
6. JÓ NÃO ERA PERFEITO E INFALÍVEL -
Veja só quebrando o seu silêncio de forma errada! Jó 2:11-13 \ Jó 3:1-26
7. O TESTEMUNHO CELESTIAL -
Jó: 1. 8. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal.
Jó: 2. 3. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
8. PRATICAMENTE NINGUÉM ENTENDE A PROVAÇÃO DE JÓ OU A CAUSA DESTA -
Nem a mulher de Jó. Jó: 2.9. Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre.
Nem Jó. Jó: 3. 1. Depois disso abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia. 2. E Jó falou, dizendo: 3. Pereça o dia em que nasci, e a noite que se disse: Foi concebido um homem! 4. Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz. 11. Por que não morri ao nascer? por que não expirei ao vir à luz? 12. Por que me receberam os joelhos? e por que os seios, para que eu mamasse? 13. Pois agora eu estaria deitado e quieto; teria dormido e estaria em repouso,
Nem 3 dos 4 amigos de Jó. 

. Elifaz diz: Jó está sofrendo porque pecou.
. Bildade diz: Jó continua sofrendo porque não admite seu pecado.
. Zofar diz: O pecado de Jó merece ainda maior sofrimento.

O quarto amigo de Jó, Eliú: Deus está usando o sofrimento de Jó para molda-lo e treina-lo. *Obs: Eliú foi o único dos amigos que não foi repreendido por Deus (Jó 42:7-9).*
Jó: 42. 7. Sucedeu pois que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos, porque não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 8. Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa estultícia; porque vós não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 9. Então foram Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a Jó.
9. O ÚNICO QUE TEVE SUAS PALAVRAS APROVADAS POR DEUS FOI O MAIS NOVO DE TODOS -
Jó: 32. 6. Então respondeu Eliú, filho de Baraquel, o buzita, dizendo: Eu sou de pouca idade, e vós sois, idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha opinião. 7. Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria. 8. Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido. 9. Não são os velhos que são os sábios, nem os anciãos que entendem o que é reto. 10. Pelo que digo: Ouvi-me, e também eu declararei a minha opinião. 11. Eis que aguardei as vossas palavras, escutei as vossas considerações, enquanto buscáveis o que dizer.
10. JÓ VC NASCEU ONTEM, ENSINA DEUS -
Jó: 38. 1. Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo: 3. Agora cinge os teus lombos, como homem; porque te perguntarei, e tu me responderás. 4. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento.
11. A PARTIR DE HOJE NÃO FALO NADA, RESPONDE JÓ -
Jó: 40. 3. Então Jó respondeu ao Senhor, e disse: 4. Eis que sou vil; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca. 5. Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei.
12. JÓ, POR FIM, FOI RESTAURADO ATRAVÉS DA ORAÇÃO PELOS QUE O MALDIZIAM -
Jó: 42. 10. O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía. 11. Então vieram ter com ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa; condoeram-se dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro e um pendente de ouro. 12. E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13. Também teve sete filhos e três filhas. 14. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. 15. E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16. Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração. 17. Então morreu Jó, velho e cheio de dias.
13. CONCLUSÃO -
Lucas: 6. 28. bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. 33. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário