terça-feira, 19 de março de 2019

"JUSTIFICAÇÃO E NOVO NASCIMENTO COMO SE DÃO?"


*Texto inicial:* Romanos: 10. 8. Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 9. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; 10. pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. 13. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15. E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!

*Justificação e novo nascimento como se dão?*

Se dão da seguinte forma:
1. Temos contato com o evangelho,
2. Cremos na mensagem do Evangelho,
3. Cremos naquele de quem a mensagem do Evangelho fala,
4. Cremos no que ocorreu com aquele de quem o evangelho fala (morreu pelos pecados, ressuscitou sem pecado, e subiu ao céu de onde descerá para estabelecer o reino de Deus ou dos céus que é a mesma coisa, ou seja, uma referência a era messiânica que nós cristãos conhecemos como milênio ou reino milenar),
5. Cremos no porque que ocorreu o que ocorreu com aquele de quem o evangelho fala, adentramos por meio desta fé na nova aliança estabelecida por meio do sangue daquele de quem o evangelho fala (Jeremias 31:31-34 / Ezequiel 11:19,20 / Ezequiel 36:24-29),
6. Invocamos Cristo sobre nossa vida, como sendo ele o Messias Salvador de Israel e dos Gentios, e o nosso pessoal e então o Espírito que o representa é introduzido em nós, como uma marca de proprietário (Ef 1:3 \ Ef 4:30),
7. Nos tornamos membros no corpo místico de Cristo na terra (1 Co 12:13),
8. E é aí, nesse oitavo ponto, que ocorre tanto a justificação, quanto o processo do novo nascimento, onde somos lavados ou santificados pela lavagem através da Palavra santificadora (João 17:17), regenerados pela ação santificadora do Espírito (Tito 3:5,6) em conjunto com a Palavra de Deus (Efésios 5:25-27 / João 15:3), e capacitados para uma vida de obediência plena ou perfeita (Ezequiel 36:25-27) produzindo assim boas obras naturalmente como novas criaturas (Ef 2:8-10 \ 2 Co 5:17 \ Gl 6:15),

É sobre isto (que só pode ser perfeita e plenamente compreendido mediante esse contexto amplo e coerente escriturístico) que Cristo está falando à Nicodemos em João 3:5!

O Novo nascimento *não é a condição para exercermos uma fé salvífica*, O novo nascimento é sim um processo divino que ocorre no nosso interior onde somos por Deus CAPACITADOS PARA *uma vida de obediência plena (e não imperfeita como na aliança sinaítica) a fim de que venhamos nos manter salvos* pois recebemos poder para isso; faltava isso (esse poder interior, essa transformação interior, e esse introduzir da lei/torah de Deus no interior do povo de Deus) na aliança anterior, e assim através da obediência a nossa fé vai passando diariamente por uma manutenção a fim que não venhamos a ter uma fé enferrujada, mas uma fé viva e ativa, demonstrada através das boas obras, e assim diariamente nos conservamos salvos.

Mas e a fé fruto do Espírito? Que fé seria essa?

Fé em Gl 5:22 tem o sentido de fidelidade, de modo que, equivale a obediência plena que é o resultado do processo divino no interior do povo de Deus através do processo da nova aliança onde o Espírito de Deus é introduzido em nós.

Ou seja, cremos (crença positivista) para salvação quando temos contato com o Evangelho (Romanos 10:17) e abrimos o coração para o aperfeiçoamento interno desta fé realizada em nós pelo Espírito, não podemos sufocar a fé em seu estágio inicial, de modo a anula-la por meio da desobediência sinal claro de incredulidade e não de fé (Hebreus 4:1-7,11,12), e adentramos na nova aliança; mas através do Espírito (que recebemos em nosso interior quando somos convencidos e logo cremos), essa fé se torna um fé plena, ou seja, uma fé/confiança demonstrada por meio de uma fé/fidelidade = obediência plena, ou como o novo testamento chama, a obediência da fé (Romanos 1:5 / Romanos 16:26).

Obediência da fé = Obediência resultado da confiança em Deus e em o Cristo; confiança obediente; obediência baseada na confiança; e esta obediência é plena pois é o resultado da ação interna do Espírito nos que adentraram à nova aliança e o início do cumprimento de parte da promessa em Ezequiel (*36:27 KJA diz: "eis que depositarei o meu Espírito no INTERIOR de cada e VOS CAPACITAREI para agires de acordo com as minhas leis/Torah e princípios, e assim obedecereis fielmente aos meus mandamentos*) na vida dos crentes em Deus e em o Cristo que já adentraram na nova aliança.

O indivíduo inicialmente manifesta fé tão somente no sentido restrito de crença positivista conforme o exemplo em hebreus 11:1-3

Mas o resultado da ação do Espírito no interior deste indivíduo após este adentrar por meio desta fé (crença positivista) na nova aliança, o resultado é o aperfeiçoamento dessa fé que deixa de ser uma simples crença positivista e se torna uma confiança seguida do ato concreto de obedecer da forma correta a Torah internealizada e seus princípios aplicáveis a nós que não somos judeus na carne (Rm 2:14,15) mas que fomos enxertados em Israel (Rm 11:24) e mesmo não sendo judeus segundo a carne, nós passamos a fazer de uma forma sobrenatural parte do Israel de Deus (Gl 6:16), não que substituímos Israel como povo mas fomos introduzidos pela fé na comunidade de Israel, e assim um só povo foi feito (Ef 2:14).

Somos justificados e salvos pela fé/confiança, mas por meio da obediência/fidelidade nos mantemos salvos dia após dia!

E por meio do Espírito, essa obediência/fidelidade pode se tornar algo pleno em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário