quarta-feira, 20 de março de 2019

"O Que É Necessário Para Que O Sangue De Jesus Verdadeiramente Nos Purifique De Todo Pecado"


Texto: 1 João 1:3-7 diz: O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. E a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos é esta: Deus é luz, e nele não há treva alguma. Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, assim como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
O Evangelho é simples de se entender mas ao mesmo tempo é estreito e desafiador!
Aqui aprendemos ao menos 9 coisas fundamentais com a mensagem divina:
1. Na condição de servos de Deus nós temos que ter comunhão sincera e verdadeira com quem tem comunhão com Deus e com Jesus.
2. Deus é luz, e nele não há treva alguma.
3. Mentiroso e não praticante da verdade do Evangelho é todo aquele que diz que tem comunhão com Deus e que anda nas trevas.
4. Essa mensagem visa uma alegria completa resultado de uma comunhão: com Deus, com Cristo, e, com os irmãos que tem comunhão com os irmãos.
5. Quem se diz de Deus e de Cristo mas está em treva, é mentiroso e não pratica a verdade do evangelho.
6. Só estão verdadeiramente na Luz aqueles que (por servirem verdadeiramente ao Deus que é Luz) têm comunhão sincera e verdadeira entre si como irmãos e filhos de Deus.
7. Somente assim podemos ter a certeza de que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.
8. Todos precisam vir para a verdadeira Luz.
9. Todos precisam abraçar o Evangelho que a pesar de simples, é estreito e desafiador.
Estamos falando de um estilo de vida indispensável para todos sem exceção que querem ser salvos de verdade ou que se dizem salvos; pois a caraterística do salvo é a obediência a mensagem divina que evidenciará a nossa entrada pela porta estreita que conduz a vida; pois a porta larga se trata da desobediência e descaso da mensagem divina que resulta em perdição!
Quem é salvo de verdade tem compromisso com a verdade e obedece a verdade; quem não é salvo de verdade desobedece por puro descaso a mensagem divina do evangelho que contém as exigências divinas para serem observadas por todos que se dizem servos de Deus e de Cristo e que se consideram salvos!
Vrs 8-10 diz: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Quer saber se está na luz de verdade 1 João 2:8-12 diz: Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
Conclusão:
1. Não é o nosso falar que determina se estamos ou não na luz; mas sim as nossas ações (sejam positivas ou negativas) com relação aos nossos irmãos que tem comunhão Deus e com Jesus!
2. Precisamos ser salvos de verdade e viver como tais, se empenhando diariamente à obedecer as exigências divinas transmitidas por meio do Evangelho em sua base que é o amor praticado e não meramente subjetivo de palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário