terça-feira, 26 de março de 2019

“VOCÊ PODE ESTAR DESVIADO DA VERDADE E NEM SABE!”

Texto: Tito 1:14 diz: “Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade”.

Sobre a verdade que Paulo menciona em Tito 1:14; é bom termos em mente o seguinte: 

Sl 119:151 Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade [hb. emeth = verdade, verdadeiro].

Salmo 119:142 A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua Torah é a verdade [hb. emeth = verdade].

João 17:17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

Acerca desta verdade Paulo escreve para Timóteo: 

2 Timóteo 3:15-17 "Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações."

Romanos 15:4 "Porquanto tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo provenientes das Escrituras, mantenhamos firme a nossa esperança."

2 Pedro 1:20 "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,"

2 Pedro 1:21 "porquanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo."

Jeremias 31:31-34 “Dias virão”, afirma o SENHOR, “quando estabelecerei uma nova Aliança com a Casa de Israel e a Casa de Judá. Não será como a Aliança que firmei com seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito, pois eles não honraram o meu pacto, mesmo sendo Eu o Marido divino deles!” assevera Yahweh. “Eis, no entanto, a Aliança que celebrarei com a comunidade de Israel passados aqueles dias”, afirma o SENHOR: “Registrarei o conteúdo da minha Torá, Lei, na mente deles e a escreverei no mais íntimo dos seus sentimentos: seus corações. Assim, serei de fato o Deus deles e eles serão o meu povo! Ninguém mais terá a necessidade de orientar o seu próximo nem seu irmão, pregando: ‘Eis que precisas conhecer quem é Yahweh, o SENHOR!’, porquanto serei conhecido no interior do ser de cada pessoa, desde os mais jovens até os idosos, dos mais pobres aos mais ricos.”, garante o SENHOR. “Porque Eu mesmo lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei recordar mais dos seus erros e pecados!”

Esta é a verdade da qual Paulo diz que muitos se desviaram; essa verdade nos leva a três coisas: 

1) amar a Deus na prática por meio de ações concretas 

2) amar ao nosso semelhante na prática por meio de ações concretas; e, principalmente, 

3) confiarmos e nos sujeitarmos a Cristo, pois ele é a Torah que se fez carne, dele a Torah testifica; de modo que, obedecer a Jesus é obedecer a Torah como Jesus ensinou, a saber, em sua base que é o amor, e como Paulo ensinou, a saber, com a confiança depositada em Cristo para a obtenção de justificação, aceitação, e salvação. 

Estes são os três fins da Torah; Paulo cita o último dos três, e em Deuteronômio é citado os outros dois primeiros!

Jesus é a verdade, as Escrituras testificam dele. 

Ele é a Torah encarnada, Ele é a Torah em carne e osso, Ele é a Palavra de Deus, o nome pelo qual ele se chama é a Palavra de Deus, e a Palavra de Deus é a verdade; então não tem como desconectar Jesus da Torah; não tem como desobedecer a Torah, antes em pedras mas hoje no coração e mente, e dizer que obedece a Jesus; na verdade, todos quantos vivem assim, estão de fato, desviados da verdade!


2 Timóteo 2:15 “Procura, isto sim, apresentar-te aprovado diante de Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da verdade.”

Graça E Paz!

Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário