terça-feira, 19 de março de 2019

"Olhos bons e olhos maus"


Mateus 6: 22. "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. 23. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

'Se os teus olhos forem bons' isso está no texto grego.
Porém, o escrito de Mateus foi originalmente Escrito em hebraico e não em grego.
'Olho bom' no hebraico 'ayin tavah' que por sua vez significa "ser generoso".
'Olho mau' no hebraico 'ayin ra'ah' que por sua vez significa "ser mesquinho".
Acaso temos bem direcionado a nossa visão, ou, temos mau direcionado a nossa visão quanto as coisas aqui de baixo?
Ganância/avareza, ansiedade quanto a riqueza material terrena são o assunto no verso anterior e no posterior, logo está tudo interligado entre si.
O principio da Torah que é eterno nos ensina a não termos maus olhos, ou olhos malignos, uma visão mal direcionada e o que não se deve fazer para isso, vejamos:
Deuteronômio 15: 7. Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; 8. antes lhe abrirás a tua mão, e certamente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. 9. Guarda-te, que não haja pensamento vil no teu coração e venhas a dizer: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu <<<olho não seja maligno>>> para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. 10. Livremente lhe darás, e não fique pesaroso o teu coração quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo no que puseres a mão. 11. Pois nunca deixará de haver pobres na terra; pelo que eu te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.
Malaquias 3: 5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra ... os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos.
Por exemplo, o dízimo tem um direcionamento estabelecido por Deus na Escritura:
E todos devem ser exercidos para que seja feito conforme a finalidade original do mesmo.
Tem que ter um direcionamento para pobres e necessitados dentre o povo, incluindo alimento e dinheiro.
Não somente os sacerdotes devem usufruir dessa doação voluntária motivado por um espírito generoso.
O povo também comia do próprio dízimo em família com alegria.
Mas não devem pensar só em si e reter tudo para si pois aí entra o ter olhos maus e corpo tenebroso, o mesmo se aplica aos sacerdotes, e hoje aos ministérios existentes.
Deve haver um amparo por parte da igreja incluindo a institucional, aos órfãos, as viúvas verdadeiramente viúvas sem filhos, aos necessitados dentre o povo; a igreja não pode ser negligente quanto a isso achando que isso é dever somente do governo!
O dízimo está inserido no contexto tsedacá.
Pois esse repartir é um ato de agir de forma justa e correta para com nosso irmão!
Isso sim é tsedacá, uma contribuição feita com justica; pergunta: Acaso é justo ajudar o pobre, a viúva e os necessitados dentre o povo, seja com alimento ou dinheiro? R: Sim!
Se omitir, por pura resistência, quanto a esta prática de direcionamento das doações, ofertas, dízimos, seja por parte do povo, quanto por parte dos sacerdotes, dos ministérios e denominações, é ter maus olhos, é dar um mau direcionamento a visão, é ser mesquinho, é ser ganancioso/avarento, é ser egoísta, e consequentemente é ter uma vida em trevas.
Dt 27:19 Maldito quem negar justiça ao estrangeiro, ao órfão ou à viúva. E todo o povo dirá: Amém!
Dt 10:18 Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, provendo-lhe alimento e vestimenta.

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