quarta-feira, 20 de março de 2019

"Frutificai - Parábola Da Videira Verdadeira"


Evangelho Escrito Por JOÃO 15:1-16
APRENDEMOS:
No V 1
Jesus se compara a uma videira = árvore responsável pela produção de uva.
Jesus compara o Pai com o lavrador ou agricultor = aquele que é responsável por cuidar da videira.
No V 2-5
Jesus compara todas as pessoas incluindo seus discípulos com ramos.
Nossa ação positiva é o fruto que em Cristo produzimos.
Para que o ramo frutifique ele precisa estar ligado à árvore.
No V 6
Quem diz que está mas não produz fruto é tirado, lançado fora, a fim de secar, e então será pega e lançada no fogo para nele arder.
No V 7
É preciso não só que se esteja em Jesus, como também, que as palavras de Jesus estejam em tal pessoa comparada com o ramo da videira.
No V 8
É somente estando em Jesus e tendo as palavras de Jesus dentro de nós pondo-as em prática, que então iremos produzir o tal fruto que está sendo falado neste capítulo, somente assim seremos reconhecidos como verdadeiramente discípulos de Jesus, pois o verdadeiro discípulo de Jesus faz com que o Pai seja glorificado.
No V 9
É somente estando em Cristo e guardando bem como praticando sua palavra ou seu ensino que permaneceremos no amor de Cristo; É somente estando em Cristo bem como praticando a palavra de Deus ou ensino divino que permaneceremos no amor de Deus.
No V 10
É quando guardamos os mandamentos (no sentido de aprende-lo, absorve-lo e po-lo em prática) que o Pai é glorificado e assim somos reconhecidos como discípulos de Jesus, varas frutíferas, que produz o fruto da obediência; devemos obedecer muito e não pouco.
No V 11
É a certeza de que nossa obediência (a Deus e a Cristo) assegura nossa ligação ou conexão com Cristo, que nos alegra e nos motiva em meio as lutas e adversidades do dia a dia.
No V 12,13
É na base que devemos obedecer as instruções divinas de Deus, e a base de toda a instrução divina é o Agape ou Agapao.
No V 14,15
A vara que está em Cristo e que tem as palavras de Cristo em si a fim de po-las em prática não é apenas um servo, mas um servo reputado como amigo.
No V 16
As varas em Cristo precisam obedecer sempre, obedecer hoje obedecer amanhã, obedecer sempre; fruto contínuo e permanente.
Para darmos frutos é necessário:
1) Estarmos em Cristo.
2) As palavras de Cristo estarem enraizadas em nós.
3) Praticarmos as instruções divinas em sua base: amor.
Esse fruto é o bom fruto que todos devemos dar; em contrapartida, os que não dão fruto em se tratando de bom fruto, que se refere a obediência, estes são identificados como falsos profetas; os falsos profetas não tem compromisso com a verdade, não vivem na verdade praticando-a e ainda ensinam os outros a ir pelo mesmo caminho; essa é a forma de identificar um falso profeta, esse é o fruto que o falso profeta produz; ele não produz o fruto que é mencionado em João 15.
Verdadeiro profeta não é aquele que fala e acontece tão somente, mas aquele que além disso tem compromisso com a verdade, ama a verdade, anda na verdade, e ensina a verdade, ou seja, ensina o caminho da obediência a Deus e a Cristo, ao invés de induzir pessoas ao caminho do erro. Deuteronômio 18:15-22 / Deuteronômio 13:1-4 / Mateus 7:15-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário