terça-feira, 19 de março de 2019

"A César o que é de César e a Deus o que é de Deus!"


Você entende a profundidade ou amplitude dessa frase de Jesus?
Texto: Lucas 20:23
Havia na época de Jesus durante seu ministério, muitos religiosos que, queriam porque queriam, colocar as mãos em Jesus, mas não o faziam porque temiam a reação do povo que admirava os ensinos do Rabino/Mestre Jesus. V 19
Estes religiosos que estavam de olho em Jesus, vão mandar seus enviados mal intencionados com a seguinte finalidade: V 20
Apanhar Jesus em alguma falha;
Entregá-lo a jurisdição; 
Entregá-lo ao poder do presidente.

Cuidado com palavras fingidas de pessoas fingidas. V 21
Existem pessoas assim até hoje; pessoas falsas, pessoas mal intencionadas, espias, marionetes nas mãos de pessoas mal intencionadas de coração.
Esses espias (que eram alguns dos fariseus e dos herodianos) apresentam uma questão para que Jesus desse seu parecer. V 22
Os fariseus, como se sabe, gozavam de simpatia popular, porque eram verdadeiros judeus, patriotas, não de aspirações à riqueza mundana, eram conhecedores e intérpretes da lei, sempre agindo de acordo com o interesse do povo judeu.
Os fariseus odiavam os romanos e dificilmente algum deles entraria em acordo com os interesses dos ocupantes.
Os fariseus zelavam pelo cumprimento da Torah de Deus e em questão de sua interpretação alguns deles já haviam travado vários confrontos com Jesus.
Se Jesus pecasse contra a lei/torah, seriam eles (os fariseus) que O apanhariam na falta.
Junto com esses especialistas da lei/torah, vieram alguns herodianos.
Junto com os fariseus, conhecidos como anti-romanos, vieram alguns adeptos do rei Herodes, a saber, os herodianos.
Herodes como autoridade local e tendo sido imposto pelos romanos, devia obediência ao império romano.
Esses fariseus e herodianos se uniram em parceria, pois tinham o mesmo objetivo: prender Jesus.
Se Jesus revelasse alguma intenção contra as autoridades romanas, ou, no caso de alguma palavra incitando a desobediência política, seriam os herodianos que o apanhariam.
Só podemos entender a dinamite contida na pergunta feita por eles a Jesus, se soubermos algo sobre o histórico deste imposto.
O texto original da pergunta, em grego, diz: "...é 'permitido' pagar...", isto é, permitido pela lei de Deus? A lei de Deus aprovaria esse tributo?
Essa era uma pergunta que fervilhava nos corações revoltados por ocasião da Páscoa.
Poucos anos atrás daquela época, Judas Galileu conclamou os judeus à resistência contra os romanos; ele apregoava ser traição a Deus, pagar tributo a senhores pagãos, que se faziam deuses encarnados.
Como resultado: Atos 5:37
Para demonstrar desprezo para com os judeus, Pilatos - o governador romano, havia instaurado um tributo pagável diretamente ao odiado imperador em Roma.
E para ferir o judeu em sua religiosidade, foi impressa na moeda, com a qual se pagava esse tributo ("tributum capitis"), a imagem do imperador; o que transgrediu o segundo mandamento de Deus.
No verso da moeda constava "TIBÉRIO CÉSAR AUGUSTO - FILHO DO DIVINO AUGUSTO, SUMO SACERDOTE".
A moeda era facilmente interpretada como uma blasfêmia por qualquer bom judeu dos últimos 62 levantes dos judeus contra os ocupadores gregos e romanos, desde Macabeus (167 a. C.) até Bar-Kochba (123 d.C.).
Todos as rebeliões com excessão de uma, começaram na Galiléia com a negação desse tributo.
A cilada, perante a qual Jesus se via, era quase perfeita:
Se Ele concordasse com o pagamento, seria tido por todos os peregrinos presentes, sedentos pela liberdade, como covarde e traidor dos judeus;
Mas, se ele negasse tal entrega, ele seria preso pelos herodianos sob a acusação de ser ele um rebelde político incitando mais uma rebelião, que por sua vez, sempre resultava em muitas mortes de judeus.
Jesus por sua vez percebeu que eles estavam mal intencionados. Lucas 20:23
Jesus então tem uma idéia fantástica. V 24 da-me uma moeda!
A moeda do Imperador na época de Jesus era o Denário, que por sua vez tinha impresso em si a imagem do imperador Tibério, juntamente com a inscrição: Tibério César Augusto, filho do divino Augusto.
Essa moeda romana concedia atributos divinos aos soberbos imperadores; o título "Augusto" SIG: venerável.
Jesus então de propõe o seguinte. V 25
Se entendida sob esse pano de fundo, a proposta de Jesus assume uma compreensão mais profunda.
O verbo que Jesus utiliza na resposta é o grego apodímodi, com o sentido de "devolver".
Diferente do verbo usado na pergunta pelos fariseus e herodianos dídome, significando "dar"/ "pagar".
Assim "devolver" a César a sua moeda parece, pois, não ter outra intenção senão tirar da terra santa o mais expressivo símbolo da hegemonia do império.
A moeda utilizada para pagar o imposto a Roma era romana, e trazia a imagem de César impressa.
Mas o que diz Êxodo 20:4?
Jesus então disse: dê a César o que foi feito a imagem conforme a semelhança dele!
Havia uma visão divergente entre judeus e romanos acerca da legitimidade de arrecadação de impostos por parte do império.
Outra coisa: por que Jesus, em sua resposta, faz referência a Deus, quando a pergunta de fariseus e herodianos referia-se exclusivamente a César?
Para os romanos, o território conquistado era propriedade pública, do estado.
Para o judaísmo, entretanto, a terra de Israel era de Deus.
Assim, se questionava a legitimidade de os romanos se acharem senhores do povo judeu só por tê-los conquistado militarmente.
Jesus está, também, pleiteando diante dos seus adversários que seja devolvido a Deus aquilo que, segundo o testemunho bíblico, só a Ele pertence, ou seja, a sua terra e o seu povo.
Está escrito o seguinte em: Salmo 24:1,2 Tudo que originalmente foi criado por Deus, é de Deus!
Como o dízimo era alimento e quem criou a semente, o alimento, foi Deus, então até isso em sua totalidade é dEle, e não apenas 10℅!
Mas a questão em Mateus é bem mais profunda e ampla; não se limita a dízimo como muitos dão a entender!
Pois se trata de imagem, de semelhança.
A moeda traz a imagem de César, então César é o dono dela, ela lhe pertence, por isso eles devem dar o que é de César a César sim.
Mas e quando ao que é de Deus neste texto específico; a que Jesus está se referindo?
Vamos ver o que diz Gênesis 1:26,27
O ser humano foi originalmente criado por Deus, carregando em si a imagem conforme a semelhança de Deus, então Deus é o nosso dono, nós lhe pertencemos, por isso eles também deveriam se entregar à Deus.
Muito mais do que 10%, tudo originalmente criado por Ele, é dEle; assim como a terra santa que é considerada pelo judaísmo como sendo dEle é deveria ser devolvida à Ele pelos romanos, bem como o povo que Ele escolheu também é dEle e que os romanos os estavam dominando; Mas, uma coisa que também é dEle e não podemos negar-lhe, pois tal coisa carrega em si a imagem conforme a semelhança dEle, é a nossa vida, que, a bem da verdade, foi [a imagem conforme a semelhança foi...] danificada pelo pecado de Adão, mas que é restaurada ou reparada pelo processo da regeneração onde presenciamos nosso coração sendo transformado por uma obra divina em nós!
Diante de uma resposta dessa de Jesus, o que fazer? Lucas 22:26
É como se Jesus dissesse à eles:
Vocês usam a moeda do imperador e não consideram isso pecado! Mas, pagar o tributo seria pecado?!
Primeiro devolvam ao imperador o que é dele!
Devolvam ao imperador seu dinheiro amaldiçoado!
Só devolvendo, vocês ficarão puros.
Daí então, vocês poderão dar à Deus o que é dEle, isto é: tudo!
A moeda com a imagem do imperador vocês devem à este; Mas, a vós mesmos, feitos imagens de Deus, vocês devem a Deus e a Ele somente.

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