quarta-feira, 20 de março de 2019

"Parábola das 10 virgens no contexto original"


LIÇÃO FINAL: PRUDÊNCIA, SEU VALOR E IMPORTÂNCIA.
Texto: Mateus 25:1-13
Antes de entrar na parábola, eu quero fazer uso primeiro do pano de fundo que é o: casamento judaico para em seguida entrar na lição espiritual oculta nessa parábola de Jesus; Jesus tem em mente esse pano de fundo ao proferir essa parábola.
Veremos que há um forte paralelo entre o casamento judaico e o casamento divino entre Cristo e sua Noiva.
O casamento judaico funciona basicamente assim:
1. O Noivo saia de sua casa e ia até a casa da noiva para pedir a mão dela ao pai.
2. Se o pai da noiva concordasse era feito um contrato de casamento que envolvia responsabilidades entre o Noivo e a Noiva (nova aliança).
3. Era proposto um valor como dote - o preço pela noiva.
4. Era efetuado o dote (pagamento = preço da noiva = o noivo deu o sangue). Mateus 26-27-29 / 1 Pedro 1:18,19
5. Se o pai da noiva concordasse com o preço então o Noivo enchia um cálice com vinho e dava a Noiva.
6. Ao beber o cálice de vinho a noiva deixava claro que havia aceitado a proposta e assim era selado o contrato de casamento.
7. A noiva recebia presentes especiais da parte do Noivo. O presente é o Espírito Santo. 1 João 4:13 / João 14:26,27
8. A noiva participava do banho purificador; a noiva não pode se casar sem o banho purificador. Batismo em água e em o Espírito formando a Noiva; tem que ter aliança com Deus e com Cristo, e tem que se lavar nas águas para arrependimento e no Espírito regenerador, para ser introduzido na Noiva. 1 Coríntios 12:13
9. O Noivo retornava para a casa do Pai a fim de preparar morada o quarto para a lua de mel com sua Esposa. João 14:1-3
10. Começava o tempo do Noivado que durava pelo menos 1 ano. Dt 24:5 Obs. Noivado era/é algo tão sério na cultura judaica que é considerado um tipo de casamento (era algo sério), porém cada um em sua casa. Tinha um ano para aproveitar o casamento.
11. Durante o período do noivado o noivo e a noiva não se viam, tão somente se preparavam para o casamento.
12. Nesse meio tempo a noiva usava um véu sempre que saísse para que todos soubessem que era comprometida.
13. Cerca de um ano depois no mínimo, estando tudo já pronto o noivo reunia sua comitiva e saia da casa do Pai em direção a casa da noiva ao encontro dela. Apocalipse 19:6-21
14. O noivo só poderia se dirigir em direção a casa da noiva para as bodas com o consentimento do Pai do Noivo. Marcos 13:32,33
15. A noiva e sua comitiva de virgens, amigos, os filhos das bodas, saia ao encontro do Noivo em direção a casa do Noivo para as bodas que duravam no mínimo uma semana; período de muita festa. Mateus 25
15a. A Noiva são inicialmente os crentes dentre Israel que adentraram na nova aliança pela fé em Cristo.
15b. Mas a noiva em geral inclui os estrangeiros (varas de zambujeiros enxertadas na boa Oliveira que é Israel crente) crentes que de igual modo adentraram na nova aliança pela fé em Cristo; Deus não trocou de povo nem de esposa, ele ampliou.
16. O Noivo levava a noiva para a casa do Pai a fim de realizar a festa de casamento que durava pelo menos uma semana nesse meio tempo o casamento era consumado. Juízes 14:17
17. E após a consumação do ato, a noiva apresentava o lençol com a prova de sua pureza e castidade. Deuteronômio 22:13-17
18. As dez virgens não são a Noiva em si, mas a comitiva que acompanhava a noiva durante a noite com suas tochas acesas em direção a casa do Pai do noivo para as bodas, a festa de casamento, e consequentemente a consumação do casamento.
19. A noiva é composta de inúmeros crentes que formam uma única virgem. 2 Coríntios 11:1,2
20. Mas existe uma lição espiritual nesta parábola das 10 virgens, que vale para a Esposa (que é uma única virgem) e todos os que a compõem formando assim uma única virgem.
Encerrando aqui a introdução onde abordamos o paralelo existente entre o casamento judaico, e, o casamento divino entre Cristo e sua Noiva, entremos agora na mensagem em si: Mateus 25:1-13
O tema principal da parábola das 10 virgens é: A PRUDÊNCIA, SEU VALOR E IMPORTÂNCIA.
Como porém esta prudência foi colocada em prática pelas 5 virgens?
Através da Escritura. Salmo 119:97-102 / Provérbios 7:2
Não podemos fazer somente o que é exigido, precisamos fazer mais do que simplesmente o que é exigido, como uma forma de agradar a Deus. Mateus 25:14-30 / Lucas 17:10
O Óleo na parábola das dez virgens representa os mandamentos de Deus, a instrução divina.
Temos que esperar o melhor (as bodas), mas devemos estar preparados para o pior através do fazer além do que é exigido!
Façamos além do que é exigido, isso nos manterá preparados durante o aparente atraso do Noivo.
As virgens que tinha apenas óleo necessário esperavam o melhor, mas não estavam preparados para o pior, ou seja, para o atraso do Noivo!
Se preocuparam em fazer só o que é exigido ou mandado.
Existem três tipos de servos:
. Os que não fazem nem o que é mandado; estes são maus e negligentes.
. Os que fazem só o que é mandado; estes são os inúteis.
. Os que fazem além do que é mandado; estes são bons e fiéis.
As prudentes fazem além do que é esperado.
As imprudentes fazem apenas o que é esperado.
Fazer só o esperado: amar o próximo (aqueles que fazem o bem a nós).
Fazer além do esperado: amar os inimigos (aqueles que querem o nosso mal, aqueles que querem nos prejudicar, aqueles que querem a nossa queda). Mateus 5:43-47 / Mateus 5:38-42 nesse último exemplo: o querer receber indenização por ter sido lesionado, é um dever, mas abrir mão desse direito e perdoar é ir além.
Não pode faltar essa prudência por parte daqueles que compõem a Noiva de Cristo; pois estes verdadeiramente entrarão na casa do Pai com o Noivo!
Conclusão: Faça além do que é exigido por Deus e por Cristo em sua Palavra e serás semelhante as virgens prudentes, pois aí vem o noivo, ainda há tempo de se preparar, ainda há tempo de fazer parte da Noiva e ser verdadeiramente prudente; faça uma aliança com Deus e com Cristo; restaure sua aliança com Deus e com Cristo; seja prudente a partir de hoje, o Noivo vem aí.
Não siga o exemplo das virgens loucas que só fizeram o esperado, seja prudente, vá e faça além!
Se te perguntarem porque está agindo assim, diga: Estou me preparando para Cristo.
Hebreus 10:35-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário