terça-feira, 19 de março de 2019

“OS ATOS RETOS DE EZEQUIAS”


“OS ATOS RETOS DE EZEQUIAS”

Texto 1) 2 Crônicas 32:1,17 destaco: “DEPOIS DESTAS COISAS...”
Texto 2) Isaías 38:2,3 destaco: “... Ó SENHOR, LEMBRA-TE...”

Contexto: 2 Crônicas 29: 1,2 

Ezequias cujo nome quer dizer: Deus é fortaleza, ou, o SENHOR é minha força, foi filho e sucessor do rei Acaz. Ezequias reinou em Jerusalém 29 anos, E foi um bom rei apesar de seus erros; Ezequias é destacado como alguém que fez o que era reto aos olhos do SENHOR; de modo que Ezequias foi um dos 6 reis bons que Judá teve, e isso dentre 19 que se assentaram no trono do reino de Judá. Os outros 5 reis foram: Asa, Josafá, Joás, Jotão e Josias.

O escritor nos fornece a informação de que Senaqueribe se levantou SOMENTE depois destas coisas...

VEJAMOS QUE COISAS FORAM ESTAS:
1. Abriu as portas da casa do Senhor e em seguida consertou-as. V 3
2. Convocou aqueles que faziam a obra de Deus e levou-os a se santificarem. V 4,5
3. Restabeleceu o culto a Deus na casa de Deus que havia sido interrompido. V 6,7 \ 2 Crônicas 28: 24
4. Reuniu ambos os reinos promovendo assim a união entre os irmãos para inclusive celebrar a festa de Pêssach. 2 Crônicas 30: 1
5. Chamou por meio de cartas, tanto Israel como Judá ao arrependimento. V 6
6. Abriu os olhos do povo quanto a influência pecaminosa dos pais e dos irmãos. V 7
7. Convocou o povo a confiar no senhor e a servir a Deus. V 8
Ezequias lembra o povo de que a boa vontade de Deus é perdoar e restaurar, mas pra isso o povo deve se arrepender e se voltar para Deus em sinceridade e verdade! V 9
Porém, sempre tem aqueles que não levam nada a sério nem as advertências da parte de Deus! V 10
Mas, também é verdade que não são todos assim! V 11,12
É na vida dos que levam a sério o que não pode ser levado na brincadeira, que Deus realmente opera! V 13,14
(Arrependimento, Conversão, Deus, Reino de Deus, Obra de Deus, Vida espiritual, etc, são alguns exemplos!)
Tem pessoas também que deixam pra fazer as coisas em cima da hora porque acha que vai ter tempo ou que vai dar tempo e chega na hora não dá tempo! V 15
(Não podemos deixar as coisas para fazer em cima da hora achando que vai dar tempo ou que vai ter tempo porque pode ser que não haja ou tenha tempo!) 
Não são poucos os que infelizmente deixam pra fazer as coisas em cima da hora! V 16,17
(A pêssach do SENHOR  já iria ser celebrada e o povo ainda não havia se preparado; As coisas de Deus são muito sérias; porém, muitos não entendem isso, e acabam fazendo a coisa de qualquer jeito.)
8. Intercedeu pelos pecados do povo, clamando pela misericórdia de Deus! V 18—20
9. Ofereceu sacrifícios em prol da expiação do reino, do santuário e de todo o povo. 2 Crônicas 29:20—36
Deus perdoou aquelas pessoas, e aquela páscoa foi uma grande benção para todos! 2 Crônicas 30: 21—27
A vida espiritual do povo mudou e para melhor! 2 Crônicas 31:1
(Todos foram reavivados naquele tempo! Foi um tempo de reavivamento!)
10. Colocou as coisas de Deus e que diz respeito a Deus em ordem. V 2—12

EZEQUIAS FOI UM BOM REI. V 20,21

Após todos estes 10 atos considerados retos aos olhos de Deus, não tem como o inimigo não se sentir incomodado e se levantar; é aí que ele se levanta mesmo, e com toda sua fúria. Porque ele não admite que o ser humano faça aquilo que é reto aos olhos de Deus. Satanás fica insatisfeito quando se depara com um servo de Deus compromissado e empenhado como Ezequias. 2 Crônicas 32: 1

O inimigo é covarde, para tentar nos atingir ele atinge os que estão próximos a nós. Isaías 36:1 Muitas cidades de Judá caíram; Jerusalém, porém, havia sido preparada por Ezequias para o cerco dos inimigos. Ezequias havia construído um aqueduto subterrâneo de aproximadamente 186 metros de comprimento através de rocha sólida para trazer água para dentro da cidade. Ele também havia organizado um bloqueio ou um modo de tornar a água dos poços fora da cidade, não potáveis, de maneira que os assírios ficaram se água.

11. Confiou em deus e levou o povo a fazer o mesmo. 2 Crônicas 32: 7,8
12. Buscou a deus na casa de Deus. Isaías 37: 1—7
13. Apresentou aquele levante em oração Àquele que poderia lhe dar vitória. V 14—30
14. Não aceitou continuar de baixo do jugo do inimigo. 2 Reis 18: 7

CONCLUSÃO: DEUS LHE DEU VITÓRIA! V 8

Ezequias, PORÉM, cometeu alguns erros ou deslizes, VEJAMOS TRÊS:

1= Isaías 36: 6 Fez aliança com o Egito, em vão; Precisamos tomar cuidado com quem fazemos ou entramos em aliança!
2= 2 Reis 20: 13 Compartilhou suas intimidades com qualquer um; ou seja: Ezequias abriu a porta do seu palácio para qualquer um, para quem não deveria abrir.
3= 2 Crônicas 32: 31 Se tornou orgulhoso.
Ezequias sofreu as consequências pelos seus erros sim; principalmente com relação ao último: O orgulho. 2 Crônicas 32: 25,26
A doença seria o descascar de sua pele da mesma forma que ele descascou o revestimento de ouro dos batentes e dos umbrais das portas do santuário do SENHOR. 2 Reis 18:15,16

15. O último ato reto de Ezequias foi se arrepender.
(De que adiantaria ele ter feito tudo o que fez e conquistado tudo o que conquistou se no fim ele tivesse perdido sua alma?!)

Apesar dos pequenos erros, ele foi um bom rei!
Ezequias é lembrado como uma pessoa honrada, e foi enterrado em Jerusalém, junto com os descendentes de Davi. 2 Crônicas 32: 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário