terça-feira, 19 de março de 2019

"O QUE É PECADO?"


Vou ser bem abrangente, esse é um esboço que elaborei recentemente. sou servo de Jesus e confio minha salvação aceitação e justificação 100% à obra de Cristo na cruz; obedeço aos mandamentos do Eterno não para me achar moralmente falando mais digno do que outros ou superior e melhor do que outros; apenas entendo que este é o correto dever de todo aquele que graciosamente foi salvo pelo Eterno; digo isso para que mediante a lida corrida do estudo abaixo não se cometa o erro de se tachar de legalista, caído da graça, maldito, judaizado, prosélito, etc.
Tema: "Código de Conduta para um viver diferenciado, confiando é claro, a salvação, justificação e aceitação à obra realizada no madeiro"
1 João: 3. 4. Todo aquele que pratica hamartia (em grego) /hatah (em hebraico) /pecare (em latim) [e que significa: errar o alvo, mudar de direção, cair fora do caminho] transgride a Lei [Torah]; de fato, hamartia/hatah/pecare [errar o alvo, mudar de direção, cair fora do caminho, ficar aquém do padrão que é o ponto central do alvo] é anomia [desprezo e violação da Torah].
O termo Torah é derivado da raiz hebraica yará e significa conforme dicionário strong léxico hebraico aramaico e grego: ensinar, instruir, orientar (conforme Lv 10:11), muito embora o verbo yaráh possua o significado primário de: lançar flechas no alvo, atirar, jogar, apontar, mostrar.
Por isso, o significado intrínseco da palavra é: ensino, doutrina, instrução, direção, orientação, contrapondo ao termo Chatá/RRatá que significa errar o alvo, pecar, falhar, perder o rumo, errar, incorrer em culpa, errar o caminho do correto e do dever.
Hebreus: 10. 26. Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, 27. mas uma horrível expectativa de juízo e fogo ardente prestes a consumir todos os inimigos de Deus. 28. Ora, se aqueles que rejeitam a Lei de Moisés morrem sem misericórdia, mediante a palavra de acusação de duas ou três testemunhas, 29. julgai vós, quanto maior castigo merecerá quem feriu os pés do Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual Ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? 30. Porquanto, nós conhecemos aquele que declarou: "A mim pertence a vingança!", e em outro trecho: "O Senhor exercerá juízo sobre seu povo". 31. Assim, terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
Hebreus: 6. 4. Ora, é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, experimentaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5. e provaram os benefícios da Palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, 6. mas apostataram da fé, sim, é impossível que tais pessoas sejam reconduzidas ao arrependimento; tendo em vista que contra si mesmos estão crucificando outra vez o Filho de Deus, e zombando publicamente dele.
Números: 15. 22. Se deixardes de cumprir, por inadvertência, qualquer um desses mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, 23. sim, tudo quanto Yahweh vos tem instruído por intermédio de Moisés, desde o dia em que o SENHOR determinou todas essas leis e para todas as suas gerações, 24. será que, quando se cometer algum pecado sem a deliberada intenção e este não for do conhecimento da congregação, toda a comunidade terá de oferecer um novilho para o holocausto de cheiro aprazível ao SENHOR. Também apresentarão juntamente com a oblação, oferta de cereais, e a libação, oferta derramada, de acordo com as prescrições; e um bode, como oferta pela expiação do pecado. 25. O sacerdote fará propiciação por toda a comunidade de Israel, e eles serão perdoados, porquanto seu pecado não foi proposital. Quando trouxerem sua oferenda para ser queimada perante Yahweh e apresentarem diante do SENHOR seu sacrifício pelo pecado cometido, a fim de reparar sua inadvertência, 26. ele será perdoado a toda a comunidade dos filhos de Israel e de igual modo aos estrangeiros que residem no meio dos israelitas, pois que todo o povo agiu, nesse caso, sem a intenção de pecar. 27. Se for apenas uma pessoa que pecou por ignorância ou desatenção, oferecerá, em sacrifício por sua falta, uma cabra de um ano. 28. O sacerdote realizará diante do SENHOR o rito de expiação pela pessoa que errou, cometendo um pecado involuntário, cumprindo sobre a pessoa o rito de propiciação, e ela será perdoada. 29. Assim, somente uma lei haverá para todo aquele que pecar sem premeditar, seja essa pessoa israelita de nascimento, seja estrangeiro residente. 30. Contudo, aquele que pecar de maneira deliberada, quer seja nativo, quer estrangeiro, comete grave insulto contra o SENHOR, e deverá ser eliminado do meio do seu povo. 31. Por ter desprezado a Palavra de Yahweh e violado seus mandamentos, essa pessoa deverá ser exterminada, porquanto será responsável por sua própria condenação!"
1 João: 5. 3. Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos.
Torah = instrução, ensino, doutrina, manual ou código de conduta:
Abrange todos os tipos de valores: legal, moral, ético, social, econômico, político, teológico, cerimonial e ritualístico.
Divisão das 613 mitsvot\intruções:
1) mandamentos positivos = mitzvot assê, mandamentos do tipo "faça!", obrigações.
2) mandamentos negativos = mitzvot ló taassê, mandamentos do tipo "não faça!", proibições.
Existem 365 mandamentos negativos.
Existem 248 mandamentos positivos.
Existem Mitzvot permanentes.
Existem Mitzvot circunstanciais/temporárias.
Muitas das mitzvot não podem ser observadas a partir da destruição do Segundo Templo (70 d.C) visto que estas se aplicam ao Templo.
Há 77 mandamentos negativos e 194 positivos que podem ser observados hoje.
Há 26 mandamentos que se aplicam somente dentro da Terra de Israel.
Há alguns que dependem de um status especial da pessoa, exemplo: rei de Israel, sacerdote levita.
Há outros que se aplicam apenas aos homens.
Há outros que se aplicam apenas às mulheres.
Calcula-se que 221 mandamentos são inaplicáveis nos dias de hoje, porquanto se referem ao Templo.
Calcula-se que 74 mandamentos também se enquadram como leis temporárias, sem eficácia no cotidiano.
Fazendo uma conta por alto, não com o objetivo de se chegar a uma precisão, mas apenas de ilustrar o assunto, somente são aplicáveis hoje 318 mandamentos (613 – 221 – 74 = 318).
A maioria dos cristãos cumpre cerca de 203 mandamentos, enquanto um menor grupo do Cristianismo chega a observar 275.
Por conseguinte, se somente 318 preceitos são aplicáveis no cotidiano, temos a seguinte situação:
a) a maioria do Cristianismo crê que cerca de 64% dos mandamentos da Torá precisam ser observados;
b) grupos menores do Cristianismo chegam a estimular a observância de cerca de 86% da Torá.
Logo, os cristãos não estão totalmente longe da Torá, já que pregam muitos dos mandamentos. Até aqueles que dizem que a "Lei foi abolida" cumprem alguns preceitos, reputados como universais (ex: não matarás, não roubarás, não adulterarás etc).
Resumindo: precisamos nos empenhar ao máximo em viver um estilo de vida segundo o padrão divino transmitido através dos mandamentos de D_us e isso com sabedoria do alto, com o auxílio da graça de Deus e do poder do Espírito, <<<confiando (É CLARO) nossa justificação e salvação na obra vicária de Jesus>>> que breve irá se manifestar, isso para não cair no erro do legalismo que é o confiar a salvação, aceitação, e justificação, à este esforço humano; esse esforço humano não é para merecer salvação; esse esforço é o que se espera do salvo em Cristo, que foram feitos novas criaturas para as boas obras conforme Efésios 2:8-10.
Ou acertamos o alvo ou erramos o alvo, de todas as formas nós lançaremos o dardo que representa nossa vida, se vamos acertar ou errar o alvo aí é conosco; o alvo é a Torah o centro deste alvo é o padrão de vida, o estilo de vida proposta por Deus para jovens, homens, mulheres, sacerdotes, reis, ricos e pobres, estrangeiros.
A Torah é um pacote de presente embrulhado e entregue por D_us contendo 613 instruções segundo Maimônides.
É realmente impossível um ser humano observar os 613 mandamentos...
Nem Jesus guardou todos os 613...
E isso porque dos 613 mandamentos, por exemplo, uma parte se aplica a mulheres, sacerdotes levíticos, reis de Israel, etc.
Mas as referentes ao dever do homem para com seu semelhante e do homem para com D_us, esses sim ele cumpriu fielmente, e por isso é para nós um excelente padrão a se copiar, de modo que andando como Jesus andou estaremos a exemplo do Mestre obedecendo a Torah
Imitar Jesus é viver um padrão de vida condizente com a vontade de D_us revelada em seus santos, justos, bons, e espirituais mandamentos
Que não são pesados, não são um peso em si, não são um fardo pesado em si, não é maldição em si, mas um manual que nos ensina a viver um padrão de vida através do poder do Espírito com qualidade e de forma contrária ao padrão de vida deste mundo
Princípios eternos que podemos absorver, lições espirituais que podemos absorver, e que ao praticarmos melhorarão nosso estilo de vida neste mundo.
O objetivo desse esforço, desse empenho, não deve ser o: ser melhor do que os outros, E sim o ser melhor do que a si mesmo, o se tornar um ser humano melhor sobre a face da terra.
1 Pedro: 1. 13. Assim sendo, estai com a mente preparada, prontos para agir; alertas, depositai toda a vossa esperança na graça que vos será outorgada na plena revelação de Jesus Cristo. 14. Como filhos da obediência, não permitais que o mundo vos amolde às paixões que tínheis outrora, quando vivíeis na ignorância. 15. Porém, considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes. 16. Porquanto, está escrito: "Sede santos, porque Eu Sou santo!" 17. Ora, se invocais como Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada pessoa, procedei com sincero temor reverente durante a vossa jornada terrena. 18. Porquanto, estais cientes de que não foi mediante valores perecíveis como a prata e o ouro que fostes resgatados do vosso modo de vida vazio e sem sentido, legado por vossos antepassados. 19. Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de Cordeiro sem mácula ou defeito algum, 20. conhecido, de fato, antes da criação do mundo, porém revelado nestes últimos tempos em vosso favor. 21. Por intermédio dele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a vossa fé e a esperança estão firmadas em Deus. 22. Considerando, pois, que tendes a vossa vida purificada pela obediência à Verdade que leva ao amor fraternal não fingido, amai uns aos outros de todo o coração. 23. Fostes regenerados não a partir de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da Palavra de Deus, a qual é viva e operosa por toda a eternidade. 24. Porquanto: "todo ser humano é como a relva e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, 25. mas a Palavra do Senhor permanece para sempre". E essa é a Palavra que vos foi evangelizada.
Todos pecamos, mas não se deve viver no pecado = estar num estado de rebelião, em declarada teimosia contra Deus o Ser Supremo e Seu Ungido.
 Ah! mas Jesus é nosso alvo, devemos andar como Jesus andou, devemos imitar a Jesus em nossa maneira de viver, sim é verdade, mas... isso não contraria em nada a linha de compreensão exposta até aqui, visto que:Imitar Jesus, é viver um padrão de vida condizente com a vontade de D_us revelada em seus santos, justos, bons, e espirituais, mandamentos que não são pesados, não são um peso em si, não são um fardo pesado em si, não é maldição em si, mas um manual que nos ensina a viver um padrão de vida através do poder do Espírito com qualidade e de forma contrária ao padrão de vida deste mundo, princípios eternos que podemos absorver, lições espirituais que podemos absorver, e que ao praticarmos melhorarão nosso estilo de vida neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário