terça-feira, 19 de março de 2019

“OS DENTRE OS GENTIOS E A TORAH”


AT 15:28,29

Tiago deixa claro que as portas das sinagogas estavam abertas para aos sábados eles se dirigirem para então estudar a Torah, os Escritos e os Profetas juntamente com os judeus. Atos 15:21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

O problema era que haviam alguns perturbadores que achavam que estes precisavam se circuncidar, se tornar judeu, e se converter ao judaísmo para verdadeiramente ser salvo.

Atos 15: 19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
Atos 15: 1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.

*O problema não é o shabat em si, e nem a torah em si, mas o virar judeu e se converter a religião judaísmo através da circuncisão do piupiu.*

Atos 15: 5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.

Atos 15: 24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,

Os crentes dentre os gentios não precisavam ser circuncidado no piupiu se transformando assim em um judeu membro integrante da religião judaísmo, para poder frequentar a sinagoga e estudar a Torah juntamente com os judeus, o que eles precisavam fazer para esse convívio com os judeus e o frequentar o mesmo ambiente religioso era:

Atos 15: 20,21 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Atos 15:28,29 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

Observando essas regras básicas era o suficiente para que religiosos dentre os gentios e judeus frequentassem o mesmo ambiente religioso, a saber, a sinagoga, e juntamente com os judeus estudar e aprender a Torah e os profetas, para viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus da maneira correta e com a motivação ou intenção interior correta!

Atos 15: 21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Podiam estudar todos os dias, principalmente no shabat na sinagoga junto com os judeus; Tiago não viu isso como um problema, uma heresia, uma espécie de legalismo que levaria os crentes dentre os gentios a perderem a salvação!

Levar o crente dentre os gentios a se circuncidar virando assim judeu e membro integrante do judaísmo (um prosélito), era por sobre ele um peso que nem mesmo os judeus originalmente consegue suportar.

Atos 15: 10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?

Isso não tem nada a ver com a Torah em si, pois João mesmo escreveu que os mandamentos de Deus não são pesados! não são um fardo pesado! impossível de se carregar!

O peso, o pesado ai, se refere as inúmeras tradições humanas criadas pelos rabinos numa tentativa de impedir a quebra dos mandamentos, só que isso levou os rabinos a exagerarem, criando regra sobre regra, inúmeras regras identificadas como tradição dos anciãos, que era um outro conjunto de regras externas humanas, além co conjunto de regras ou instruções divinas transmitas por Deus através da vida de Moisés ao povo de Deus.

Essas regras humanas extrabíblicas criadas pelos anciãos, pelos rabinos, tornava o jugo pesado para os próprios judeus originais, e se o gentio fosse circuncidado ele recebia esse pesado pacote de tradições humanas extrabíblicas para observar na condição de prosélito e membro integrante da religião Judaísmo.

Esse conjunto de regras externas humanas criadas pelos anciãos ou rabinos, ou seja, esses mandamentos de homens, Jesus desfez no madeiro conforme:

Mateus 15: 8,9 Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens.

Isaías 29:13 Eis que assim declara o Eterno: Visto que este povo se chega junto a mim apenas com palavras sem atitude, e me honra somente com mover dos lábios, enquanto seu coração está muito distante da minha pessoa. E a adoração que me prestam é constituída tão somente de regras e doutrinas criadas por homens,

Colossenses 2:21-23 “Não toques!”, “Não proves!”, “Não manuseies!” Todas essas regras estão destinadas a desaparecer pelo uso, pois se baseiam em ordenanças e ensinos meramente humanos. Esses regulamentos têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e rígida disciplina para com o corpo, mas não têm valor algum para refrear as paixões da carne.

Essas tradições humanas, esses mandamentos de homens, essas regras humanas rabínicas elaboradas pelos anciãos, geravam inimizades ou separação entre os judeus e gentios.

Efésios 2:14-16 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as
inimizades.

Porém, em se tratando da Torah de Deus:

Romanos 7: 12 De maneira que a Torah é santa, e o mandamento, santo, justo e bom.

Romanos 7: 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

Nada foi abolido!

1. A Torah não foi abolida e Jesus deixou isso bem claro, ao mandar que ela seja primeiro praticada e depois ensinada corretamente, em: Mateus 5:17-19

A nível de conhecimento: No primeiro século a expressão "Destruir a lei e os profetas" significa ensinar errado; E, "cumprir a lei e os profetas" significa ensinar corretamente.

2. O dízimo não foi abolido de modo que devemos ter bons olhos e ajudar nosso próximo e 10% é o ponta pé inicial podendo ser mais dependendo da necessidade e isso de forma espontânea motivado pelo amor resultado da real presença do Deus Amor em nossas vidas.

3. O shabat não foi abolido por que mesmo após a assunção de Cristo judeus e gentios no shabat se reuniam para juntos estudar e aprender as escrituras conforme Atos 15.

4. As festas bíblicas não foram abolidas pois no milênio por exemplo a festa dos tabernáculos será celebrada todos os anos conforme profecia em Zacarias 14.

5. Os sacrifícios de animais não foram abolidos (Hb 10:1) no reino milenar serão oferecidos como memorial do sacrifício único perfeito e definitivo no madeiro, conforme Ezequiel capítulo 36 ao capítulo 48, mais especificamente o capítulo 44 de Ez. Os sacrifícios pelo pecado continuarão sendo oferecidos conforme Ez 44 que fala sobre o período do reino de Cristo sobre a terra, porém os tais sacrifícios serão oferecidos como uma espécie de memorial pelo que Cristo num dado momento o fez no madeiro.

6. O sacerdócio Levítico não foi abolido, só não é mais o único a partir da morte de Cristo; e é debaixo do sacerdócio de Cristo que estamos, confiando em seu sacrifício e tendo a lei de Deus impressa no coração (Hebreus 7; veja por exemplo Ez 44).

Nenhum comentário:

Postar um comentário