terça-feira, 19 de março de 2019

“A PARÁBOLA DOS LAVRADORES MAUS”


LUCAS 20: 9

NESTA MENSAGEM NÓS VAMOS COMPREENDER ESSA PARÁBOLA NO SEU CONTEXTO ORIGINAL; O QUE SERÁ QUE O SENHOR JESUS ESTAVA ENSINANDO PARA OS JUDEUS NA ÉPOCA EM QUE ESTA PARÁBOLA FOI CONTADA À ELES?

O SENHOR JESUS CERTA VEZ DISSE QUE FALAVA POR PARÁBOLAS, PORQUE AOS DISCÍPULOS HAVIA SIDO DADO CONHECER OS MISTÉRIOS DO REINO, MAS NÃO AO POVO.

A PARÁBOLA ( QUE SE DIZ ‘HAGADA’ EM HEBRAICO), É UM RECURSO MUITO USADO DA HISTÓRIA LITERÁRIA DE ISRAEL, PARA SE ENSINAR, PARA SE FALAR, SOBRE UM PRINCÍPIO, SOBRE UM CONCEITO NECESSÁRIO, SEM CHAMAR TANTA ATENÇÃO.

É A FORMA DE ENDEREÇAR DETERMINADO ENSINO ESPECÍFICO PARA PESSOAS ESPECÍFICAS SOBRE UM SENTIDO QUE É OCULTO A MASSA, A MAIORIA.

O SENHOR JESUS FALAVA POR PARÁBOLAS, PORQUE AINDA NÃO ERA O TEMPO DE ANUNCIAR AQUELES MISTÉRIOS AS MULTIDÕES, MAS OS DISCÍPULOS SIM DEVERIAM CONHECER ESSES MISTÉRIOS. VEJA: MATEUS 13: 10,11

E A FRASE QUE ELE SEMPRE ENCERRAVA SEUS ENSINOS ERA: QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA. OU SEJA: QUEM ESTÁ NA CONDIÇÃO DE ENTENDER A PARÁBOLA, QUE ENTENDA; OU, QUE AQUELES A QUEM O ENSINO POR MEIO DE TAL PARÁBOLA ESTÁ SENDO TRANSMITIDO, ENTENDAM; OU, QUEM PRECISA ENTENDER QUE ENTENDA.

A PARÁBOLA DE LUCAS CAPITULO 20, É UMA DAS PARÁBOLAS MAIS MAL INTERPRETADAS; PORÉM, PARA QUE POSSAMOS ENTENDE-LA DE MANEIRA CORRETA, PRECISAMOS ANALISÁ-LA, DENTRO DO SEU DEVIDO CONTEXTO ORIGINAL, QUE É JUDAICO.

O REINO DE DEUS FOI COMPARADO PELO SENHOR A UMA VINHA; PORQUE A VINHA NO CONTEXTO ORIGINAL, NOS PROFETAS DE ISRAEL É USADO CONSTANTEMENTE PARA REPRESENTAR, OU, SE REFERIR A ISRAEL. E DEUS AINDA DISSE QUE ISRAEL SERIA REINO SACERDOTAL (ÊXODO 19: 6) TODO O POVO REPRESENTA UM REINO DE REPRESENTANTES DE DEUS NA TERRA.

A PARÁBOLA DOS LAVRADORES MAUS, PORÉM, INFELIZMENTE, É UM DOS PRINCIPAIS TEXTOS USADOS PARA CONFIRMAR A TEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO. QUE É QUE: DEUS SUBSTITUI O CHAMADO, O LEGADO, DE ISRAEL E O DÁ A IGREJA; ELE TIRA DE ISRAEL E O DÁ A IGREJA. OU SEJA: ELES REJEITAM O FILHO DE DEUS NO PASSADO E POR ISSO DEUS TAMBÉM OS REJEITOU; ESSE É UM TEXTO MUITO USADO PARA AFIRMAR ESSA TEORIA.

QUAL, PORÉM, É A MENSAGEM SECRETA OU OCULTA DESTA PARÁBOLA? PORQUE TODA A PARÁBOLA TEM UMA MENSAGEM SECRETA OU OCULTA.

VEJAMOS. LUCAS 20: 1 AQUI VEMOS A PLATEIA PARA QUEM O SENHOR JESUS DIRECIONOU ESTA PARÁBOLA: SACERDOTES E ESCRIBAS.

V 2 PORQUE SERÁ QUE FIZERAM AO FILHO DE DEUS ESSA PERGUNTA? PORQUE ELES ERAM A AUTORIDADE! OS SACERDOTES REPRESENTAVAM A AUTORIDADE MÁXIMA RELIGIOSA NA ÉPOCA; DELES ERA A AUTORIDADE; POR ISSO FOI FEITO TAL QUESTIONAMENTO AO SENHOR JESUS. COMO QUE DIZENDO: NINGUÉM AQUI TE DEU AUTORIDADE ENTRE NÓS PARA VOCÊ ESTÁ FAZENDO O QUE ESTÁ FAZENDO. QUEM TE DEU ENTÃO?

ELE ENTÃO RESPONDE DE FORMA PERFEITA. ELE RESPONDE FAZENDO UMA OUTRA PERGUNTA. V 3,4 QUEM DEU AUTORIDADE A JOÃO O IMERSOR PARA IMERGIR AS PESSOAS PARA ARREPENDIMENTO: DEUS OU HOMENS? DEUS OU VOCÊS?

AI ELES DISCUTIR ENTRE SI, COMO QUE DIZENDO: E AGORA O QUE NÓS FAZEMOS; O QUE NÓS VAMOS RESPONDER? V 5-7

ELE ENTÃO RESPONDEU. V 8

NESSE CONTEXTO, DIANTE DESSA PLATEIA - AQUELES QUE ESTAVAM LÁ E OS QUE CHEGARAM DEPOIS PARA PERTURBAR O ENSINO DO SENHOR JESUS, É QUE ELE MINISTROU A PARÁBOLA DOS LAVRADORES MAUS. V 9-19

AGORA VAMOS ENTENDER O QUE O SENHOR QUIS DIZER COM ESSA PARÁBOLA.
DE ACORDO COM ISAÍAS 5: 7 A VINHA É USADA EM REFERENCIA A ISRAEL. DEUS CHAMA ISRAEL DE MINHA VINHA!

PORÉM, A QUEM ESTA PARÁBOLA FOI ENDEREÇADA?

JÁ VIMOS QUE: O HOMEM ARRENDA A VINHA A TRABALHADORES QUE SE REVELAM MAUS, AI ELE PUNE ESSES TRABALHADORES MAUS, RETIRA A AUTORIDADE QUE ELES TINHAM SOBRE O TERRENO, E PASSA PARA OUTROS. ESSA PARÁBOLA, PORÉM, TEM SIDO INTERPRETADA DE UMA FORMA COMO QUE DEUS ESTIVESSE TIRANDO DE ISRAEL A ADOÇÃO E DANDO PARA A IGREJA; JUSTIFICANDO O ENSINO DA REJEIÇÃO DE ISRAEL POR PARTE DE DEUS. COM BASE NESTA PARÁBOLA.

MAS SERÁ QUE É ISSO MESMO QUE O SENHOR JESUS ESTÁ DIZENDO NESTA PARÁBOLA?!

O SENHOR JESUS FALA PARA O POVO DE ISRAEL, EM ESPECIAL PARA A LIDERANÇA POLITICO-RELIGIOSA EM ISRAEL, QUE HAVIA IDO LÁ PARA ARGUI-LO, ISTO É, OS ESCRIBAS, SACERDOTES E OS PRINCIPAIS ANCIÃOS, QUE SE SENTIAM CONFRONTADOS COM OS FEITOS E AS PALAVRAS DO SENHOR JESUS.

ESCRIBAS E SACERDOTES ERAM OS SADUCEUS, UM GRUPO QUE TINHA UMA IDEOLOGIA FORTE, ELES SURGIRAM NO DOMÍNIO RASMONEU, LOGO DEPOIS DOS MACABEUS, E ELES FORAM CARACTERIZADOS POR ADQUIRIREM DOS RASMONEUS O DIREITO DE SACERDÓCIO; ELES NÃO ERAM SACERDOTES, POR SANGUE, POR DIREITO LEGÍTIMO, ELES HAVIAM COMPRADO O CARGO DE SACERDÓCIO; POR ISSO QUE O SENHOR JESUS TINHA TANTA RESISTÊNCIA AO TEMPLO, PORQUE A LIDERANÇA TEMPLÁRIA DOS DIAS DO SENHOR JESUS, ESTAVA NAS MÃOS DESSES SADUCEUS, QUE CONTROLAVAM O TEMPLO; INCLUSIVE ELES POUCO ANTES DO SENHOR JESUS, SE ENRIQUECERAM AS CUSTAS DO TEMPLO; ELES FORJARAM SEREM SACERDOTES, O QUE NÃO ERAM, PORQUE NÃO ERAM DESCENDENTES DE ARÃO; ELES USURPARAM DO PODER PARA SE ENRIQUECER;

ELES NÃO CRIAM NA RESSURREIÇÃO, NÃO CRIAM EM VIDA APÓS A MORTE, NÃO CRIAM EM PUNIÇÃO; ERAM PESSOAS QUE EXERCIAM SACERDÓCIO SEM SEREM SACERDOTES!

O SENHOR JESUS TEVE GRANDE CONFRONTO COM ESSE GRUPO (ESCRIBAS E SACERDOTES QUE REPRESENTAVAM A AUTORIDADE DO POVO DE ISRAEL POLÍTICO-RELIGIOSA), E FOI À ELES QUE ELE DIRECIONOU DIRETAMENTE ESTA PARÁBOLA.

NA PARÁBOLA DOS LAVRADORES MAUS, O SENHOR JESUS NÃO ESTAVA FALANDO SOBRE A NAÇÃO DE ISRAEL, MAS SIM SOBRE A LIDERANÇA DE ISRAEL NA ÉPOCA; OS MAUS LAVRADORES NÃO ERA A NAÇÃO DE ISRAEL; O SENHOR JESUS NÃO FALA CONTRA O POVO E SIM CONTRA A LIDERANÇA DE ISRAEL NA ÉPOCA QUE ESTAVA NAS MÃOS DOS SADUCEUS QUE CONTROLAVAM O TEMPLO, O SINÉDRIO, FOI CONTRA ELES QUE O SENHOR JESUS FALOU.

OS MAUS LAVRADORES REPRESENTAM O PARTIDO RESPONSÁVEL PELA VINHA (ISRAEL) NA ÉPOCA DO SADUCEUS. ELES SE TORNARAM CORRUPTOS, ENRIQUECERAM ILICITAMENTE, NEGOCIAVAM O CARGO DE SUMO SACERDOTE E UTILIZAVAM MAL A SUA AUTORIDADE.

O JUÍZO DE DEUS CAIRIA SOBRE ELES.

DEUS ESTAVA PRESTES A REMOVER A LIDERANÇA CORRUPTA DESSES FARISEUS PARA ESTABELECER A LIDERANÇA DO SEU PRÓPRIO FILHO AMADO.

A LIDERANÇA SADUÇÁICA, JAMAIS RETORNOU PARA ISRAEL DEPOIS DA DESTRUIÇÃO DO TEMPLO NA DÉCADA DE 70. A PARTIR DA DÉCADA DE 70 O JUDAÍSMO PASSOU A SER FARISAICO 100%.

A LIDERANÇA DOS FALSOS SACERDOTES SADUCEUS FOI TIRADA DELES E PARA PUNI-LOS E DEU A LIDERANÇA PARA QUEM TINHA MAIS ZELO COM A COISA: O SENHOR JESUS. ELE NÃO SÓ TEM ESSA AUTORIDADE SOBRE ISRAEL COMO REI, COMO TAMBÉM ELE ATESTA E DELEGA AUTORIDADE A QUEM. MATEUS 23: 2 AOS FARISEUS.

O SENHOR JESUS DÁ LEGALIDADE AO ENSINO FARISAICO; NÃO É ATOA QUE ELE ENVIA UM FARISEU PARA LEVAR A MENSAGEM PARA FORA DE ISRAEL, E ESSE FARISEU QUE FOI ENVIADO PARA FORA DE ISRAEL PARA PREGAR AS BOAS NOVAS DA TORAH ERA PAULO, QUE FOI FARISEU EM TODA A SUA VIDA. ATOS 23: 6

ESSA AUTORIDADE DE CRISTO FOI DELEGADA AOS SEUS APÓSTOLOS QUE TAMBÉM TEM AUTORIDADE SOBRE ISRAEL. POR ISSO O SENHOR JESUS DISSE A PEDRO. MATEUS 16: 18,19 “...IGREJA OU COMUNIDADE...” POR EXEMPLO, ATRAVÉS DE CRISTO NÓS FOMOS INCLUÍDOS NA COMUNIDADE DE ISRAEL, NOS TORNAMOS CO-HERDEIROS, E QUANTO A ISSO, TEMOS QUE GUARDAR TODA A TORAH, OU PARTE DA TORAH, OU NADA DA TORAH? ELES ENTÃO RECEBERAM AUTORIDADE PARA LEGISLAR, E MANDARAM CARTAS PARA O MUNDO TODO ENSINANDO. ATOS 15: 22—31

A PARÁBOLA DOS LAVRADORES MAUS EM MOMENTO ALGUM ENSINA QUE DEUS IRIA SUBSTITUIR ISRAEL POR OUTRA NAÇÃO OU PELA IGREJA, COMO MUITOS LÍDERES CRISTÃOS ENSINAM ERRONEAMENTE.

2 COMENTÁRIOS TRADICIONAIS CRISTÃOS SOBRE A PARÁBOLA DOS LAVRADORES, QUE AFIRMAM QUE O SENHOR JESUS – A GLÓRIA DE ISRAEL, ESTÁ DIZENDO QUE DEUS REJEITOU ISRAEL:

1= MÉTEL HENRI DIZ: ESTA PARÁBOLA SERVIU PARA MOSTRAR QUE A NAÇÃO JUDAICA, POR PERSEGUIR OS PROFETAS, E FINALMENTE O PRÓPRIO CRISTO, HAVIA PROVOCADO A DEUS PARA TIRAR-LHES TODOS OS PRIVILÉGIOS DE SUA IGREJA, E ABANDONÁ-LOS À RUÍNA. PORÉM, ROMANOS 9: 4,5 DIZ O CONTRÁRIO.

2= ROBERT JAMIESON, O FOUSET E DEVID BROWN DISSERAM: O REINO DE DEUS DEVE SER TOMADO DELES E DADO A UMA NAÇÃO QUE DÊ OS SEUS FRUTOS; A SABER, A GRANDE COMUNIDADE EVANGÉLICA DE FIÉIS, PRINCIPALMENTE AOS GENTIOS.

O SENHOR JESUS, PORÉM, NÃO ESTÁ TIRANDO NADA DE ISRAEL! ELE ESTAVA TÃO SOMENTE MOSTRANDO QUE O JUÍZO DO DEUS HAVIA CHEGADO SOBRE OS SADUCEUS. E DE FATO A LIDERANÇA RELIGIOSA FOI TIRADA DELES PARA SEMPRE, ATÉ HOJE. COM A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO ELES SUMIRAM.

PAULO FOI MUITO CLARO EM: ROMANOS 11: 1,2 SE O SENHOR JESUS EM LUCAS 20 ENSINOU QUE ISRAEL FOI REJEITADO POR DEUS, ENTÃO PAULO ESTÁ AGORA FALANDO BESTEIRA!

QUEM ESTÁ ERRADO: O SENHOR JESUS OU PAULO! NENHUM DOS DOIS, MAS SIM QUEM ENSINA O QUE CRISTO NÃO ENSINOU!

QUEM QUER QUE INTERPRETE ESTA PARÁBOLA DE FORMA DIFERENTE, ESTARÁ INDO CONTRA A RESPOSTA DADA PELO APÓSTOLO PAULO E PELO PROFETAS DE ISRAEL.

OS QUE OS TEÓLOGOS E MUITOS PASTORES NÃO ENTENDERAM, OS PRÓPRIOS SADUCEUS ENTENDERAM O SENTIDO OCULTO DA PARÁBOLA; QUE VER ISSO.LUCAS 20: 19

OS SADUCEUS ENTENDERAM, PORÉM, O MUNDO CRISTÃO NÃO CONSEGUE ENTENDER, OU, NÃO QUER ENTENDER!

DEUS NÃO REJEITOU ISRAEL. JEREMIAS 31: 35—37 SÓ NOS DIAS QUE DEIXAR DE EXISTIR O SOL A LUA E AS ESTRELAS; SE ESSAS LEIS FALHAREM, AI SIM ATÉ PODERÁ SER REJEITADA POR DEUS; PORÉM, ISSO NUNCA ACONTECERÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário