terça-feira, 19 de março de 2019

ASSUNTO: “FRACOS E\OU FORTES”


ROMANOS 15

Romanos 15:1,2 Nós, que somos fortes, temos o dever de suportar as fraquezas dos fracos, em vez de agradar a nós mesmos. Portanto, cada um de nós deve agradar ao próximo, visando o que é bom para o aperfeiçoamento dele.

Forte aqui não é aquele que entende que tudo pode porque tudo é permitido na nova aliança!

Fraco aqui não é aquele que entende que nem tudo pode porque nem tudo é permitido na nova aliança!

Para entendermos que tipo de fortes é estes que Paulo está se referindo nesse ponto, precisamos recorrer ao CONTEXTO que neste caso é o capítulo 14.

A questão em Romanos 14 é:

    1.    Comer carne tendo em mente obviamente as carnes autorizadas por Deus em suas ordenanças para quem se diz povo de Deus entendendo que Deus permite o consume de carne sim desde que sejam dos animais que Ele classifica como apropriados para servir de alimento, ou, Abster-se de comer carne incluindo as que Deus classifica como apropriadas e permitidas para consumo daqueles que se dizem povo de Deus.

. Carnívoro Vs Vegetarianismo.

A questão em Romanos 14 inclui também:

      2.    Observar celebrações festivas que não são pagãs e nem são mandamentos divinos, Ou, Não observar estas celebrações festivas que não são pagãs e nem são mandamentos divinos.

. Exemplo: não existe um mandamento divino para se celebrar ou realizar festividade para comemorar aniversário do que completa mais um ano de vida ou menos um ano de vida (entenda como quiser); Não existe uma ordenança de Cristo para comemorarmos seu nascimento e aniversário, mas há o momento estabelecido por ele para comemorarmos e nos lembrarmos de sua morte.

. Sendo assim: nosso aniversário, e, natal, nós celebramos se quisermos, se não quisermos não somos obrigados, pois não se trata de uma determinação divina à ser observada; então podemos considerar um dia comum como qualquer outro dia comum que Deus não classifica como sendo especial para determinados fins.

. E também o Beber vinho Vs Não beber vinho.

Fraco e Forte em Romanos 14 e Romanos 15:1 trata-se única e exclusivamente de dois tipos de pessoas:

     1.    As que tem conhecimento e entendimento, de modo que sabem separar o que é de Deus e o que não é de Deus.

      2.    As que não tem conhecimento e entendimento, de modo que não sabem separar o que é de Deus do que não é de Deus.

Forte aqui, não é aquele que passa por cima dos mandamentos divinos concernentes aos animais que foram por Deus estabelecidos como apropriados para consumo, e come carne até dos animais que Deus classificou como não sendo apropriados para consumo. Isso não é ser forte, Isso é ser desobediente, transgressor!

O Forte apesar de forte (esclarecidos na palavra, sabendo o que é e o que não é mandamento divino, o que é e o que não é de Deus) precisa exercer misericórdia e amor para com os fracos ou enfermos na fé (os não esclarecidos na palavra, que não sabem o que é e o que não é mandamento divino, o que é e o que não é de Deus), tais esclarecidos na Palavra de Deus podem (em demonstração clara de inchaço intelectual) por causa do conhecimento, ofender tais fracos ou enfermos na fé que ainda não tem conhecimento dos mandamentos de Deus, e que podem vir a participar de tal alimento e bebida duvidando se realmente tal coisa é ou não errado, e aí essa dúvida vai caracterizar o ato do crente duvidoso como sendo pecado!

1 CORINTIOS 8

Em se tratando de 1 Coríntios 8 onde encontramos novamente a expressão fracos, o contexto de fraco ali é outro, se trata de outro tipo de fraco.

O que esse tipo de forte de 1 Coríntio precisa entender é que: O conhecimento incha, mas O amor edifica.

Forte aqui TAMBÉM não é aquele que entende que tudo pode porque tudo é permitido na nova aliança!

Fraco aqui TAMBÉM não é aquele que entende que nem tudo pode porque nem tudo é permitido na nova aliança!

A questão em 1 Corintios 8 é:

Apesar desses fortes que se refere a pessoas firmes no evangelho, terem certo conhecimento, eles não tinham entendimento, e essa falta de entendimento os levou a um grave erro, e Paulo vai expor:

      1.    Os fortes demonstraram falta de entendimento a pesar de terem conhecimento.

 2.    Os fortes demonstraram inchaço espiritual ou intelectual, a saber, orgulho, ao permitir que seu conhecimento sem entendimento os levasse a passar por cima da base dos mandamentos divinos que é o amor ao próximo recém convertido dos ídolos e que estava ainda se firmando na nova fé e em um novo relacionamento espiritual

Os forte no caso de Corinto, são os que única e exclusivamente já estão solidificados na fé, firmes em Deus e em Cristo, firmes no Evangelho, firmes no caminho do Senhor, e que não vê problema algum em frequentar um culto pagão, bem como não vê nada de errado em comer alimentos  que antes de serem servidos foram oferecidos aos ídolos; tais fortes que por entenderem erroneamente que não tem nada a ver, que não tem nada de mais, não estão nem aí inclusive se os irmãos (que recém saíram desse meio vão ao verem os tais participando daquilo do qual haviam saído para servir a Deus e a Cristo) vão ser levados a voltar para tais práticas, para tais envolvimentos, para tais participações, das quais haviam saído ou se desconectado faz algum tempo, para agora se conectar com Deus e com Cristo.

Os fracos no caso de Corinto são os que ainda não estão solidificados na fé, firmes em Deus e em Cristo, firmes no Evangelho, firmes no caminho do Senhor, e que podem vir (por causa alguns que se consideram conhecedores e que se encontram inchados de orgulho derivado do conhecimento que possuem, que não está de todo errado mas que também não está de todo correto, e isso por causa da falta de entendimento!) a voltar a se envolver com as coisas que um dia abriram mão para servir a Deus e a Cristo, o que não pode acontecer em hipótese alguma.

APESAR DE os ídolos não serem nada realmente, E NESSE CASO esse conhecimento está certo, este entendimento está correto; NO ENTANTO o entendimento de que se o ídolo não existe e é impotente então o culto pagão e tais sacrifícios são vazios de propósito e de sentido, ESTÁ ERRADO, porque tanto o culto quanto a refeição oferecida aos ídolos estão conectadas ao mundo espiritual, TENDO EM VISTA QUE por detrás destes ídolos e desta mesa cujos alimentos foram oferecidos dedicados aos ídolos, existem seres espirituais, detentores de certo poder, existem demônios, existem potestades das trevas, e É COM ESTES seres no mundo espiritual, que os que participam de tais cultos aos ídolos e que comem de tais alimentos oferecidos e dedicados aos ídolos, que os que participam de tais coisas tem comunhão espiritual no momento do culto e no momento em que come daquela mesa; é isso que os firmes na fé não entendiam e que Paulo os leva a entender, mesmo eles permanecendo firme na congregação e comendo da mesa do Senhor, eles não poderiam comer da mesa dos demônios, daquilo que sabe que foi sacrificado, oferecido aos ídolos, e ainda estão por causa dessa falta de entendimento praticamente jogando de volta para estas práticas os que haviam se desconectado desse culto e dessa mesa, desse tipo de refeição!

Paulo em 1 Coríntios 10:14-43 fala sobre a questão de ir ao açougue ou mercado comprar carne, ou ir na casa de alguém que simplesmente não serve a Deus; nem todo mundo que não serve a Deus é macumbeiro, espírita, umbandista, candomblecista, quimbandista, nem todo mundo sacrifica o animal oferecendo a uma entidade e depois desossa para servir como alimento em sua mesa; tem pessoas antigas na fé que parecem não entender isso ainda, e existem novos convertidos que ainda não entendem isso, sendo assim, precisamos ter sabedoria e paciência com estes:

1.    Uma coisa é você ir no açougue e comprar carne de animal que Deus aprova o consumo.

Caso o cristão entendido e firme na fé, vá ao mercado, ao açougue, para ali comprar carne, na companhia de alguém novo convertido que não tem entendimento, ou com alguém que não é novo convertido mas que também não tem entendimento ainda, alguém esse que não come carne, ou porque julga ser pecado, ou porque diz que ouviu de terceiros que aquela carne pertence a um animal que havia sido usado anteriormente em um rito pagão aos ídolos, mesmo não havendo provas; neste caso, uma atitude louvável por amor ao novo convertido que não tem entendimento, ou ao que mesmo não sendo novo convertido e firme no evangelho, ainda não tem entendimento, será deixar para comprar carne na ausência dele ou dela, e se for o caso não comer carne perto desse irmão ou levá-lo em um ambiente onde haverá ali carne, a fim de você comer, e ele vendo você comer acabar comendo também mas com a consciência de que ele está fazendo algo errado, pois de certa forma você vai estar induzindo essa pessoa ao pecado pois você tentou ela a comer algo que no entendimento dela é errado, e ela comeu por fraqueza e não por entender que o ato de comer aquela carne em si não é errado ou pecado para Deus tendo em vista que nenhum mandamento divino está sendo transgredido; esse ato dele ou dela de comer com por fraqueza levado pelo momento e com dúvida no coração não crendo que de fato aquilo que não é realmente errado, será pecado por causa da dúvida existente no coração dele no momento em que come aquilo que Deus não proibiu, e\ou que não se sabe se foi anteriormente oferecido ao ídolos, alimento esse que neste caso o que se deve fazer é só agradecer a Deus pelo alimento apropriado para consumo e comer, neste caso, tudo que (mesmo sendo permitido e não proibido por Deus) não é por fé, é pecado; não basta não ser errado, você precisa crer que não é errado, pois se tiver dúvida o que por si só não é pecado, acaba se tornando pecado por causa da dúvida no ato de participar do que por Deus é permitido e não proibido em nenhum de seus mandamentos divinos.

2.    Outra coisa é você ir no templo e participar de um culto pagão, no espiritismo, na umbanda, no candomblé, na quimbanda, na macumba, e comer algo que é servido naquela mesa para se comer, algo esse que você está vendo ou sabe que se trata de algo oferecido aos ídolos.

Daniel se privou da comida que se servia na Babilônia que era uma nação pagã e adoradora de ídolos, pelos seguintes motivos: ou porque aquelas carnes eram de animais que Deus não aprova para servir de consumo ao povo dEle, ou, porque se tratava de alimentos oferecidos aos ídolos cultuados e adorados naquele lugar, ou as duas coisas.

Daniel nem por isso deve ser tachado de fraco, pois na verdade ele foi forte tendo em vista que não se desviou de sua fé, e foi fiel porque não transgrediu os mandamentos de Deus no tocante a alimentação daqueles que fazem parte do povo de Deus.

Comer, por exemplo, doce de Cosme e Damião, que você sabe por A + B que se trata de algo oferecido e dedicado aos ídolos, ou seja, aos demônios, as entidades, é errado; comer disso não te torna forte, te torna um transgressor, te torna alguém que deseja ter ligação ou comunhão com tais demônios e potestades; Se eu sei que isso é errado e ao ver você indo por esse caminho, te alerto a não comer dessa mesa, eu não estou sendo fraco; eu estou sendo alguém que Deus está usando para evitar que você tenha comunhão com os demônios por detrás dos ídolos. Do contrário temos que chamar Paulo de fraco!

Por exemplo, se eu falar que você deve se privar de chouriço eu não estou sendo fraco e se você comer você não estará sendo forte, na verdade você estará sendo um transgressor porque a vida do animal está no sangue, e não se deve consumir o sangue do animal seja da forma que for, sangue é sangue; é bom, mas é errado; o pecado também é bom, mas é errado! Atos 15:29

Deus criou todos os animais sim, e a carne daqueles animais que em específico Ele classificou como apropriados para consumo, esta carne deve ser recebida com ações de graças a Deus pelo povo de Deus!

Não existe Nova Aliança S\ Torah, de acordo com Deus que é a Maior Autoridade das Escrituras e nas Escrituras. Jeremias 31:31-34

O processo da nova aliança não é anulação ou remoção da Torah em si, mas a introdução dela nos que fazem parte do povo de Deus primeiro dos judeus e depois dos dentre os gentios, ambos que pela fé adentram na nova aliança pela fé em Jesus o Messias. Romanos 2:14-16

Jesus que é Jesus, aqui na terra não contrariou a questão do destino da Torah na nova aliança.

Paulo não contrariou a questão do destino da Torah na nova aliança.

A carta aos hebreus ou judeus messiânicos (carta essa que acredito ter sido escrita por Paulo) não contrariou o destino da Torah na nova aliança.

O FIM DA TORAH SÃO DOIS:

      1)    Nos ensinar a amar a Deus e ao próximo e como amar a Deus e ao próximo.

     2)    Nos conduzir a Cristo por meio de quem graciosamente e por meio de uma confiança que resulta em fidelidade somos justificados, salvos, e assim nos conservamos dia após dia.

O amor é a base da Torah, O amor tem que ser o alicerce de todas as nossas ações para com Deus e para com o nosso próximo e\ou irmão; se tirarmos a base que é o amor sincero, tudo desmorona!

FRACO NÃO É AQUELE ENTENDE QUE NÃO PODE TUDO.

FORTE NÃO É AQUELE QUE ENTENDE QUE PODE TUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário