terça-feira, 19 de março de 2019

"SOMBRA DOS 4 SERES VIVENTES NO CONTEXTO JUDAICO CRISTÃO"


"OS 4 SERES VIVENTES NO CONTEXTO BÍBLICO DE CAPA A CAPA"

Texto Chave: Ap 4:6-8 diz: "Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a LEÃO, o segundo, semelhante a NOVILHO, o terceiro tem o rosto como de HOMEM, e o quarto ser vivente é semelhante à ÁGUIA quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir."

DESTACO:
1. O Trono Divino Celeste.
2. Ao Redor do Trono João vê quatro seres viventes cheios de olhos.
O primeiro ser semelhante ao LEÃO. 
O segundo ser semelhante ao BOI. 
O terceiro ser semelhante ao HOMEM. 
O quarto ser semelhante a ÁGUIA.

Aonde encontramos a sombra desse objeto revelado à João, para ligarmos uma coisa a outra?

Números 2 encontramos a ordem ou organização ou repartição ou assentamento das tribos no acampamento ao redor da Arca que ficava no, interior do Santuário. 

Lado oriental (Leste) ficavam três tribos e a bandeira da tribo de Judá que tinha rosto de LEÃO.

Lado ocidental (Oeste) ficavam três tribos e a bandeira da tribo de Efraim que tinha o rosto de BOI.

Lado sul ficavam três tribos e a bandeira da tribo de Rúben que tinha o rosto de HOMEM.

Lado norte ficavam três tribos e a bandeira da tribo de Dã que tinha o rosto de ÁGUIA.

O primeiro ser vivente DE APOCALIPSE 4:6-8 cheio de olhos, semelhante ao LEÃO, tem como sombra o lado Oriental Lado (Leste) do acampamento onde ficavam três tribos e a bandeira da tribo de Judá que tinha rosto de LEÃO; o porque cheio de olhos? Números 2:9

O segundo ser vivente DE APOCALIPSE 4:6-8 cheio de olhos, semelhante ao BOI tem como sombra o lado ocidental (Oeste) do acampamento onde ficavam outras três tribos e a bandeira da tribo de Efraim que tinha o rosto de BOI; O porque cheio de olhos? Números 2:24

O terceiro ser vivente DE APOCALIPSE 4:6-8 cheios de olhos, semelhante ao HOMEM, tem como sombra o lado sul do acampamento onde ficavam outras três tribos e a bandeira da tribo de Rúben que tinha o rosto de HOMEM; O porque cheio de olhos? Números 2:16

O quarto ser vivente DE APOCALIPSE 4:6-8 cheio de olhos, semelhante a águia, tem como sombra o lado norte do acampamento onde ficavam outras três tribos e a bandeira da tribo de Dã que tinha o rosto de ÁGUIA; O porque cheio de olhos? Números 2:31

Assim como Trono divino Celestial é o assentamento da Glória onde o Eterno está assentado, assim também o propiciatório sobre a Arca da Aliança era o assentamento da glória (qavôd) porque era onde a presença (Shechinah = Xêrriná) do Eterno YHVH se manifestava no interior do Tabernáculo que prefigura o céu onde encontra-se o Trono do Eterno que faz da Terra o estrado para repouso de seus pés!

Os quatro seres viventes de Apocalipse 4:6-8 E os querubins de Ezequiel 1:5,10 (ou ao menos as quatro cabeças destes quatro seres da visão profética de Ezequiel e da visão de João) representam, NO ENTENDIMENTO TEOLÓGICO CRISTÃO, a plenitude da pessoa de Jesus. 

Porém, (no contexto judaico cristão, e não apenas cristão) estas quatro cabeças tem ligação ou conexão com as quatro tribos cabeças das tribos de Israel!

DE MODO QUE: O Tabernáculo terrestre representa o Trono divino celestial do Eterno, e as quatro tribos cabeças de Israel tem ligação, tem conexão com as quatro cabeças de cada um dos quatro querubins de Ezequiel 1:5,10, de cada um dos quatro seres viventes de Apocalipse 4:6-8.

SENDO ASSIM, aprendemos através que as 4 cabeças dos quatro querubins e as quatro tribos cabeças de Israel, estão conectadas; unimos a sombra ao seu real objeto!

DE MODO QUE: Estas quatro tribos cabeças de Israel, tem um propósito divino revelado através da visão de João em Apocalipse 4:6-8!

As quatro cabeças fazem conexão com as doze tribos de Israel, representadas por quatro de suas tribos, que no deserto cantavam, davam graças e honra ao que está assentado sobre o Trono!

Em resumo, o Trono de Deus tem essa configuração:
1. Santidade ao meio;
2. Quatro seres com faces diferentes.

O Tabernáculo terrestre representa o Trono de Deus na terra no meio do povo de Israel!

As quatro bandeiras das tribos norte, sul, leste, e oeste, foram claramente INSPIRADAS OU INFLUENCIADAS pelo Espírito de Deus, para que fosse representado o Trono de Deus aqui na terra no meio do seu povo, assim como o é no céu!

"Baruch Haba B'Shem Adonai."

Pr. Thiago G. Sanchez

Um comentário: