quarta-feira, 20 de março de 2019

"Eis-Me Aqui = Hineni"


Hineni é uma palavra hebraica que por sua vez significa: “eis-me aqui”.
Porém no sentido mais amplo da expressão, que não só quer dizer que “eu estou presente”, mas que além de presente “eu estou às ordens”, “à disposição”, “pode contar comigo, para o que for”, plenamente, inteiramente, e, também, independentemente de gostar ou concordar.
Por isto "Eis-Me Aqui", ainda que não pareça, é uma expressão muito forte, que não pode ser usada de qualquer maneira, porque traz consigo implicações bastante sérias consigo!
Isto é: se você é uma pessoa séria, de caráter firme, e disse “eis-me aqui”, não pode mais voltar atrás!
É como um compromisso assumido!
Vejamos alguns textos:
1) Gen. 22.1 – Deus colocou Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Hineni ! Eis-me aqui! v.2 – Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem tu amas, e vai-te a terra de Moriá, eferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.
E agora? Uma situação complicadíssima! Mas hineni não tem volta!
v.3 – Levantou-se, pois Abraão… E foi!
Abraão simplesmente se levanta e vai, porque ele sabia que havia dito hineni para o YAHVEH Jireh.
Porém, ainda vão haver mais dois “hineni” nessa história: v.7 – O filho disse: Meu pai! (ele percebeu que tinha alguma coisa estranha, faltava alguma coisa, ele estava inseguro!) Abraão respondeu: hineni, eis-me aqui, meu filho, conte comigo e com o Deus a quem eu sirvo porque Ele proverá!
Abraão estava seguro e através da expressão hineni ele passa segurança para o seu filho.
Hineni é também um testemunho de que confiamos totalmente no nosso Deus.
V.11 – Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão, Abraão! Ele respondeu: hineni, eis-me aqui! Estou pronto para obedecer! Não faça nada com Isaque, porque agora sei que temes a Deus!
Hineni é também uma forma de demonstrar o temor de Deus, no sentido de obediência incondicional, sem nenhum “se”!
2) 1 Sam. 3.4 – O Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Hineni, eis-me aqui! V.5 – Correu a Eli e disse: hineni, pois me chamaste. Mas Eli disse: não te chamei, torna a deitar-te. Samuel se foi e se deitou.
Isto se repetiu por três vezes. Deus estava chamando Samuel para uma obra gloriosa, mas na sua infantilidade ele se apresentava ao sacerdote, com a resposta certa, hineni, mas Eli não estava discernindo o que estava acontecendo.
Samuel vai dizer hineni para a pessoa errada!
3) Isaías 6 – Trata-se do chamado profético de Isaías. Foi tão terrível a experiência que Isaías achou que não sobreviveria (v.5), mas Isaías foi tocado e purificado (v.7), e então ele ouve uma voz divina: “a quem enviarei, e quem há de ir por nós”? (v.8) Isaías responde: hineni, eis-me aqui; e acrescentou: envia-me a mim.
Aqui hineni é consequência de uma terrível e muito séria experiência com Deus, que não se esgota em si mesma, mas produz um chamado, uma resposta adequada, um envio divino, para uma missão árdua (v.9): Vai e dize…

Nenhum comentário:

Postar um comentário