quarta-feira, 20 de março de 2019

"Plenitude dos gentios é o prenúncio para a manifestação do Messias"


Texto inicial: Romanos 11:25
Quero chamar sua atenção para um detalhe pois a mensagem vai girar em torno desse detalhe sobre o qual falaremos para que passamos entender o que isso significa: "...plenitude dos gentios..."
A plenitude dos gentios tem que entrar!
Mas, a que se refere essa plenitude dos gentios, e, entrar aonde?
Vamos entender isso através desta mensagem-estudo.
Contexto: Vrs 7,8
Quando a plenitude dos gentios entrasse Deus iria remover o espírito de entorpecimento que ele mesmo pôs sobre parte de Israel, e isso ocorrerá no tempo da vinda do Messias se será antecedida por um derramamento do Espírito em Jerusalém.
Vamos ver isso na Escritura:
Isaías 6:9-13
Isaías 29:10
Jesus sabia que parte de Israel estava debaixo desse juízo divino.
Lucas 19:41-44
Mateus 23:37-39
Por isso Jesus disse:
João 5:40
João 6:44
Eles não quiseram porque foram impedidos por Deus por amor a nós para que nós juntamente com eles fossemos salvos!
Por isso aconteceu o que é mencionado em:
João 1:11,12
Era propósito de Deus!
Atos dos Apóstolos 4:26-28
Deus ainda está no controle!
Atos dos Apóstolos 2:22-24
Jesus havia dito algo e pode ser que Paulo tenha essa declaração em mente quando ele fala sobre plenitude dos gentios; vejamos:
Lucas 21:20-24
Jesus fala sobre o tempo dos gentios, tempo onde Jerusalém seria pisada ou dominada pelas nações, pelos gentios.

Jerusalém já era pisada pelos gentios não era daquele dia!

Nabucodonosor, rei de Babilônia, conquistou Jerusalém em 586 a.C., destruiu o templo e exilou seu povo.
Quando essa primeira invasão ocorreu em Jerusalém, Deus já havia posto sobre parte de Israel o espírito de entorpecimento, pois com a invasão da Babilônia iniciou-se o tempo dos gentios, o tempo das nações, o tempo que Jerusalém seria pisada ou dominada por diversas nações até um tempo determinado!
Alexandre Magno conquistou Jerusalém em 332 a.C. Após sua morte, a cidade foi governada pelos ptolomeus do Egito e mais tarde pelos selêucidas da Síria.
Pompeu impôs a lei romana a Jerusalém.
Em 70 d.C. as legiões comandadas por Tito conquistaram a cidade e destruíram o templo.
Os romanos novamente triunfaram. Os judeus foram proibidos de entrar em Jerusalém; o nome da cidade foi mudado para Aelia Capitolina e os romanos a reconstruíram, dando-lhe as feições de uma cidade romana.
Os exércitos muçulmanos invadiram o país em 634 d.C. e quatro anos mais tarde o califa Omar conquistou Jerusalém.
Os cruzados conquistaram Jerusalém em 1099 d.C., massacraram seus habitantes judeus e muçulmanos e fizeram da cidade a capital do Reino Cruzado. Sob o domínio dos cruzados, sinagogas foram destruídas, velhas igrejas foram reconstruídas e muitas mesquitas transformadas em templos cristãos. Os cruzados dominaram Jerusalém até 1187 d.C., quando a cidade foi conquistada por Saladino, o curdo.
Os mamelucos, que eram a aristocracia feudal militar do Egito, governaram Jerusalém a partir de 1250 d.C.
Os turcos otomanos, cujo domínio se prolongou por quatro séculos, conquistaram a cidade em 1517 d.C. Suleiman, o Magnífico, reconstruiu as muralhas de Jerusalém (1537), construiu o Reservatório do Sultão e instalou fontes públicas por toda a cidade.
O exército britânico, comandado pelo general Allenby, conquistou Jerusalém em 1917.

Pergunta:
Por amor a quem este espírito de entorpecimento foi posto sobre parte de Israel?
Se trata de um juízo divino que Deus trouxe sobre parte de Israel por amor as nações, por amor aos gentios; foi tanto por causa da incredulidade e dureza deles como também por amor a nós não judeus, que Deus pôs sobre parte de Israel um espírito de profundo sono ou de entorpecimento, para que não entendessem e cressem em Jesus como o Messias Senhor e Salvador do mundo, para que o evangelho nos alcançasse a fim de que nele crescemos e assim fossemos salvos!
Esse tempo dos gentios começou com a invasão da Babilônia.
O fim desse tempo se dará quando a última nação subjugar Jerusalém.
Paulo morreu antes de 70d.C.
Então depois da morte de Paulo Jerusalém foi pisada por muitos povos, por muitas nações.
Mas quando a última nação pisar em Jerusalém, então a vinda do Senhor ocorrerá e o espirito de entorpecimento será removido da parte sobre a qual Deus pôs tal espírito de entorpecimento, e aí todo o Israel será salvo!
Em 14 de maio de 1948 nasce o estado de Israel.
Jerusalém foi reunificada em junho de 1967, em resultado de uma guerra na qual a Jordânia tentou apoderar-se da parte ocidental da cidade.
Alguns consideram 1967 (A tomada de Jerusalém) pelos judeus como sendo um possível cumprimento do tempo da plenitude dos gentios.
Mas podemos crer que ainda não é, mas muito em breve pode ser, e isso pode se cumprir esse ano, ano que vem, etc; mas essa última vez irá chegar com certeza!
A última vez que Jerusalém será subjugada pelos gentios será para o cumprimento da plenitude dos gentios, para o derramamento do Espírito sobre Jerusalém e a vinda do Messias para salvar Israel e reinar sobre a Terra.
Confira:
Zacarias 12:1-10
Zacarias 14:1-11
Mateus 24:19-22,29-35
O tempo se aproxima!
O que fazer:
Tem que se preparar!
Como:
1. Tem que ter aliança com Deus e com Cristo para fazer parte da igreja organismo vivo e corpo místico de Cristo; para isso, tem que inicialmente crer com o coração e fazer confissão com a boca.

2. Tem que estar lamparina acesa, bom é ter azeite além.

3. Tem que (em seguida) fazer aquilo que o Evangelho exige de nós.
Ou seja, confiar com o coração, fazer confissão com a boca, e obedecer com ações concretas, o que resultará em uma vida em Santidade, em uma vida santa, que é a consequência de uma vida de obediência ao Evangelho com uma firme confiança em Deus o Pai e em Jesus o Cristo!
Deus já tem removido esse espírito de entorpecimento de sobre muitos judeus mas isso ocorrerá plenamente quando Jesus o Messias se manifestar, e ao que tudo indica isto está muito próximo, a pesar de não sabermos o dia exato que ocorrerá, pois isso compete ao Pai determinar e cabe a nós estarmos prontos.
Além do mais, tenha certeza de mais uma coisa:
Atos dos Apóstolos 17:30,31
_________________________________
Baruch Haba B'Shen Adonay!
Bendito o que vem em nome do SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário