terça-feira, 19 de março de 2019

"Efraim = Muito frutífero ou duplamente frutífero COM CRONOLOGIA."


Texto: Gn 41:50-54 diz: "E nasceram a José dois filhos (antes que viesse o ano de fome), que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José o nome do primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho e de toda a casa de meu pai. E o nome do segundo chamou Efraim, porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição..."

INTRODUÇÃO:

UM POUCO DE CRONOLOGIA - [Obs. d.A. SIG: depois de Adão.]

Idade de José quando os dois filhos nasceram: No máximo 37 anos.

Idade de Jacó quando os dois filhos de José nasceram: No máximo 128 anos.

José nasceu exatamente no ano 2.259d.A., quando Jacó (que nasceu exatamente no ano 2.168d.A.) tinha exatos 91 anos de idade.

Jacó tinha 108 anos quando José aos 17 anos foi vendido por três vezes.

José serviu na casa de Potifar primeiro como escravo e depois como mordomo ou despenseiro; José trabalhou para Potifar durante 11, do ano 2276d.A., até o ano 2287d.A., ou seja, dos 17 anos até os seus 28 anos de idade.

José ficou preso por dois anos, 2288-2289d.A., ou seja, dos 29 aos 30 anos de idade.

Com 30 anos ele se casa com Asenate que de acordo com a tradição judaica era filha de criação, filha adotiva, criada por Potífera, mas que na verdade era filha de Diná, e Diná era filha de Jacó.

No ano 2296d.A., estando José com 37 anos de idade, terminam os 7 anos de fartura.

É dentro destes 7 anos, ou seja, dos anos 2289-2296d.A., período dos anos de fartura, que vão nascer os dois filhos de José: Manassés e Efraim.

No ano 2298d.A., o segundo ano de vacas magras, estando José com 39 anos, este se dá a conhecer aos irmãos.

Quando José tinha 39 anos, estando Jacó com 130 anos, José recebe seu pai com toda a descendência de Abraão que deixou Canaã para viver no Egito com José.

No ano 2315d.A., quando José tinha 56 anos de idade, Jacó aos seus 147 anos falece, e José sepulta-o.

Jacó foi para o Egito no ano 2298d.A., estando Jacó com 130 anos, José estava com 39 anos, e os filhos de José um (a saber o mais velho) estava com no máximo oito anos e no mínimo três (nasceu entre os anos 2290-2295d.A. quando José tinha entre 31 e 36 anos), e o outro (a saber o mais novo) estava com no máximo sete anos de idade e no mínimo dois nasceu entre os anos 2291-2296d.A.

Jacó viveu no Egito por dezessete anos, 2298-2315d.A.

Quando Jacó morreu os filhos de José tinham entre 19 a 25 anos de idade.

José faleceu 54 anos depois, ou seja, no ano 2369d.A., aos seus 110 anos de idade.

Quando José morre, seus filhos tinham no mínimo 73 anos e no máximo 79 anos de idade.

A NÍVEL DE CURIOSIDADE –

Deus em todo o tempo esteve com José:

1) Quando foi jogado na cova. 

2) Quando foi vendido, por 20 moedas primeiro pelos irmãos para os midianitas, depois pelo mesmo valor pelos midianitas aos ismaelitas, e por fim pelos ismaelitas a Potifar no Egito.

3) Quando era escravo de Potifar. 

4) Quando foi lançado na masmorra onde ficou por dois anos. 

5) Quando o copeiro se recordou de José na prisão. 

6) Quando José interpretou o sonho de faraó. 

7) Quando José deu a sábia instrução que deu à faraó. 

8) Quando a promessa se cumpriu, uma, duas, três vezes.

Entre a promessa e o cumprimento da promessa existe algo chamado tempo determinado e sabido de antemão por Deus.

José foi de fato um homem de Deus; mas José era falho e vou mostrar isso chamando a sua atenção para o fato de que José no momento em que seus dois filhos nasceram, ele pensava que entendia o propósito de Deus em sua vida e para a sua vida no Egito; mas a verdade é que ele não entendia; isso fica claro no entendimento de José que o leva a dar os nomes que deu aos seus dois filhos:

Manassés = Deus me fez esquecer inclusive da casa de meu pai!

Mas na verdade, não foi pra isso que Deus o conduziu ao Egito por meio das situações que José viveu na pele! Tanto é que logo em seguida Deus faz quem aparecer diante de José? Sinal de que não era para José esquecer coisa nenhuma; sendo assim, Deus o fez esquecer coisa nenhuma!

Temos essa mesma mania; não entendemos o propósito de Deus, e acabamos atribuindo algo a Deus que achamos que ele fez, que na verdade ele não fez, e se quer aconteceu de fato o que achamos e dizemos que ele fez!

Efraim = duplamente ou muito frutífero; Deus me fez crescer, frutificar!

Ele pensava que era porque em tudo fora bem sucedido que Deus o havia feito crescer; mas não, sabe quando foi que Deus realmente o fez crescer na terra da sua aflição?

Resposta: Quando Deus levou os irmãos de José e os colocou diante dele, como que dizendo para José: "Perdoe-os e cuide deles!"

Foi ao fazer isso, que José realmente cresceu de verdade na terra da sua aflição!

Foi assim que Deus realmente o fez crescer!

É assim que Deus nos faz crescer; nós que nos consideramos salvos, precisamos frutificar, precisamos ser frutíferos neste mundo que é a terra da nossa aflição, precisamos frutificar em boas obras, e perdoar e ajudar sendo solidário e misericordioso, faz parte destas boas obras!

Colossenses 1:10 "Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, FRUTIFICANDO em toda a boa obra, e CRESCENDO no conhecimento de Deus;"

Falando de CONHECIMENTO de Deus:

I João 4:7,8 "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."

Efésios 2:8-10 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA AS boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."

Obras não salvam, mas testificam da salvação!

Boas obras são o fruto ou o resultado da obediência aos santos mandamentos de Deus em sua base que é o amor, e tal obediência deve também ser manifesta ou exercida ou praticada com a confiança total e inteiramente depositada em Deus, em sua eterna graça divina, em Cristo, e em sua obra redentora!

CONCLUSÃO:

Efraim = Que Deus nos faça crescer e frutificar em boas obras que glorifiquem a Deus, que evidenciem nosso real crescimento, e que principalmente testifique de nossa real salvação em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário