terça-feira, 19 de março de 2019

"O que podemos aprender com as formigas"


Provérbios 6:6-8 

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado". 

Tanto Provérbios 6:6-8 quanto Provérbios 30:24-25 faz menção às formigas, mostrando-nos como podemos aprender com elas. 

O que Salomão quer nos dizer nesses versículos é que existem comportamento das formigas que merecem ser imitados, que nos levam a sermos sábios se agirmos da mesma forma, e, certamente, produzirão resultados positivos em nossa vida. 

5 coisas que podemos aprender com as formigas e que nos levará a viver uma vida melhor:

1. Aprender a trabalhar:
Certamente, o que aprendemos em primeiro lugar com as formigas é sermos trabalhadores. O trabalho é uma bênção do Altíssimo, por outro lado, a preguiça é uma maldição que tem de ser quebrada.
Provérbios 20:13 diz: “Não ames o sono para que não empobreças, abre os teus olhos, e te fartarás do teu próprio pão”.

Muitas pessoas estão amarradas pela sua própria inércia, tudo para elas é difícil, colocam empecilhos em tudo. Paulo em 2 Ts 3:10-12 faz menção a algumas pessoas da igreja de Tessalônica que não queriam trabalhar e isso gerou muitos problemas na vida daquela igreja. No verso 11, ele diz: “... Estamos informados de que entre vós há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes se intrometem na vida alheia”. 

O que Paulo está dizendo aqui é que quando estamos ociosos, encontramos tempo para nos intrometer na vida dos outros. Por outro lado, quando estamos trabalhando, a nossa vida é colocada em ordem e não temos tempo à perder se intrometendo na vida dos outros.

A Bíblia diz em Gênesis 2:15 que DEUS tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Veja que DEUS deu tarefas para o homem cumprir desde o começo; foi DEUS quem criou o trabalho. Logo, trabalhar é uma bênção de DEUS e com as formigas aprendemos isso. Essa é a razão pela qual Provérbios 6:6 nos adverte: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio” . 

2. Aprender a perseverar: 
Outro aspecto que caracteriza as formigas é a perseverança delas. Há uma admirável teimosia nas formigas, quando estão carregando alguma coisa e não conseguem, elas continuam tentando até atingir o seu objetivo.

Na maioria das vezes, o que elas estão levando pesam muito mais do que elas mesmas. Entretanto, são incansáveis, em todo o tempo estão trabalhando. Elas não olham para o tamanho do desafio, não se impressionam se a tarefa a ser cumprida é grande ou pequena, elas vão e fazem e enquanto não cumprem com a sua missão não param.

Com as formigas aprendemos também a sermos perseverantes, a vencermos obstáculos. Muitas pessoas desistem assim que não encontram uma boa recepção, ou quando encontram alguma cara-feia pela frente; na verdade, todos são obstáculos que precisam ser vencidos, e só chegaremos às nossas metas quando nos tornarmos perseverantes. Faça como as formigas, não desista dos seus alvos, persevere até que os seus sonhos sejam totalmente conquistados.

3. Aprender a ser organizado:
Em Provérbios 30:25, a Bíblia diz que as formigas são um povo sem força, porém no verso anterior ela diz que as formigas são mais sábias do que os sábios. A conquista das formigas está relacionada com a sua forma de trabalhar, ainda que individualmente sejam fracas.

Povo sem força, elas compensam a força com a sua organização. As formigas trabalham em colônias, não são independentes, o trabalho que elas realizam pertencem a um todo. Perdemos muito quando somos desorganizados, quando não sabemos direito porque estamos nos movendo e quando nos falta o senso de coletividade. A força de trabalho de um povo torna-se insuperável quando este povo trabalha organizadamente, e dessa forma todos são beneficiados.

4. Aprender a ser autodisciplinado:
Em quarto lugar, aprendemos também com as formigas a sermos disciplinados. Este aspecto também está ligado com a questão da organização, quando sabemos o que queremos e nos disciplinamos para alcançarmos os nossos objetivos.

É interessante a observação que a Bíblia faz quando diz que a formiga não tem chefe (30:25: “as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida”). Elas trabalham sem que ninguém fique empurrando; só quem é disciplinado é que cumpre com suas tarefas sem que haja cobrança.

A autodisciplina nos leva às conquistas, pois mesmo quando não há ninguém por perto para nos cobrar, nós fazemos o que tem de ser feito porque nos tornamos responsáveis.

Quando somos disciplinados, aprendemos a trabalhar todos os dias ao invés de tentarmos fazer tudo num único dia e depois passarmos tantos outros sem nada fazer. A oração e a leitura da Palavra do Altíssimo são dois bons exemplos daquilo que exige disciplina. Não podemos fazer todas as orações da nossa vida de uma única vez, nem mesmo lermos a Bíblia toda de uma só vez e acharmos que cumprimos com a nossa meta. É no viver de cada dia que nos disciplinamos e passo a passo conquistamos toda a terra.

5. Aprender a se prevenir:
Provérbios 30:25 diz que as formigas preparam a sua comida no verão. Esse é mais um aspecto da sabedoria inerente às formigas. Elas reconhecem o tempo e sabem poupar para poder enfrentar os dias difíceis.

Muitas vezes falta esse entendimento para muitas pessoas, elas vivem como se a vida fosse linear, sem altos e baixos, e não administram bem aquilo que conquistam.

O que a Bíblia diz aqui a respeito das formigas é que elas são prudentes, pois, no tempo da abundância, se preparam para enfrentar o tempo da escassez. Ser prudente e prevenido também faz parte da sabedoria da vida, e a Bíblia mostra que também podemos aprender isso com as formigas. 

Conclusão: Vai ter com a formiga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário