quarta-feira, 20 de março de 2019

"O alto preço para ser um verdadeiro discípulo de Jesus!"


Texto: Lucas 14:
Vrs 25,26 *"Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo."*
Jesus não quer superficialidade, ele quer profundidade.
Jesus quer que o coloquemos em primeiro lugar e a frente de tudo, e se formos colocados contra a parede para escolher entre algo ou alguém e ele, ele (Jesus) não aceita ser colocado em segundo plano; devemos amá-lo mais que tudo.
V 27 *"Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo."*
Ainda existe uma cruz; não existe discípulo sem cruz; cruz representa dificuldade, luta, perseguição, tribulação, afronta, humilhação, etc. Servir a Cristo não significa ter a partir d'então uma vida isenta de sofrimento, de luta! Isso é utopia! Isso é delírio!
Vrs 28-30 *"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar."*
Servir a Cristo, ser discípulo de Jesus, custa caro, tem um alto custo, tem um alto preço, porque Jesus tem que ser prioridade sempre, tem uma cruz, a porta e estreita o caminho é apertado, e tem que renunciar ou colocar tudo em segundo plano; por isso que antes de dar início primeiro tem que sentar e calcular as despesas, para depois não parar no meio do caminho e virar motivo de zombaria e chacota!
Vrs 31,32 *"Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz."*
A ilustração aqui é de um rei avaliando se pode entrar em batalha com outro rei, mais poderoso. O rei sai ao encontro do outro apenas depois de analisar o peso e as consequências de sua decisão. Jesus levou as pessoas a pensarem no que significava segui-lo, visto que não deveriam avaliar superficialmente a questão, deveriam antes de mais nada analisar o peso e as consequências de sua decisão.
V 33 *"Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo."*
O evangelho de Jesus é renúncia; Não é renunciar algumas coisas, é renunciar tudo; Jesus é radical.
Jesus não está se referindo ao mínimo que se pode dar a Ele, mas sim ao máximo que Ele merece e requer de qualquer que deseja segui-lo e servi-lo. Alguém não será realmente um discípulo de Jesus Cristo se não estiver integralmente comprometido com o Senhor.
A frase: "Não pode ser meu discípulo", ecoa até os dias de hoje!
Jesus não quer que tomemos a decisão de servi-lo por emoção; não é fácil; não é mar de rosas; não é fantasia; não é utopia; é desafiador; custará toda a nossa vida; e ele quer que tomemos tal decisão de segui-lo e servi-lo, de forma racional, inteligente, totalmente cientes do que tal decisão nos custará a partir d'então durante todo o tempo de vida que ainda nos resta sobre a terra.
O certo a se fazer, deveria ser, antes de qualquer pessoa iniciar sua vida cristã, primeiro calcular o alto culto do compromisso com Jesus!
Quando a pessoa não faz isso geralmente ocorre que no meio do caminho a pessoa começa a dar inúmeras desculpas e então para.
Mateus 8:18-22 *"Vendo Jesus uma multidão ao redor de si, deu ordem de partir para o outro lado do mar. E, aproximando-se um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos."*
Quando um escriba se prontifica em seguir a Jesus permanentemente, Jesus que Já havia se mostrado um Mestre rigoroso e radical através de seus ensinos, deixa claro que servir e seguir a Jesus não é uma aventura e sim um desafio, quando Jesus diz isso, um que já havia se tornado discípulo dá uma justificativa para voltar a trás.
Lucas 9: 57-62 "Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E a outro disse: Segue-me. Ao que este respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus."
Jesus é mais rigoroso que Elias!
Esses três homens chamavam Jesus de “Senhor”, porém não fizeram o que ele pediu que fizessem (Jesus porém ensinou o que em: Lc 6:46; e, Mt 7:21-27?!).
O primeiro homem não pôde negar a si mesmo quando sou­be da possibilidade de haver dificul­dades.
O segundo estava preocupa­do com o funeral errado: ele deveria tomar sua cruz, morrer para si mes­mo e obedecer à vontade de Deus.
O terceiro homem voltou os olhos para a direção errada e não pôde se­guir Cristo.
Lucas 9:23 apresenta as condições para se tornar um verdadeiro discípulo, e es­ses três homens não as satisfizeram.
Eles enfatizavam o “eu” em primeiro lugar!
Assim não dá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário