terça-feira, 19 de março de 2019

"Entendendo corretamente o significado da expressão Novo Céu e Nova Terra NO CONTEXTO ORIGINAL"


Textos: Isaías 65 \ Isaías 66 \ 2 Pedro 3:7,13 \ Apocalipse 21:1
Não podemos costurar todos os textos como se estivessem falando todos de uma mesma coisa, porque na verdade esses 4 textos falam de dois acontecimentos distintos:
Is 65, Is 66, E 2 Pe, falam de um mesmo assunto, de um mesmo acontecimento.
ENQUANTO QUE,
Ap 22 fala de outro assunto, de um outro acontecimento distinto.
O acontecimento de Ap 22 ocorrerá na verdade APÓS o acontecimento de Is 65, Is 66, 2 Pe.
Como assim?
Vamos lá:
A terra é boa, A terra é bênção, o processo em que a terra passará através do fogo é comparado ao processo do tesouro (exemplo: ouro, prata) que é passado pelo fogo para que todas as impurezas sejam eliminadas ficando só o puro tesouro, o puro ouro, a pura prata, e não para que o tesouro seja destruído no sentido de ser aniquilado, eliminado, e deixar de existir.
O que será aniquilado, eliminado, o que deixará de existir, são as impurezas, e no céu, são os lixos que lá existem, os satélites, tudo isso ao meu ver será eliminado quando a terra passar pelo fogo e acredito que isso ocorrerá plenamente no dia do juízo final, aonde todos serão conduzidos para um outro local aonde ali será realizado o juízo final, nesse momento o céu e a terra passará por esse processo e em seguida os salvos descerá habitando na Nova Jerusalém, que descerá sobre a terra nova, renovada, restaurada ao seu estado original de antes da queda humana.
Sobre a expressão "novo céu e nova terra", esta expressão é encontrada em Is 65 e Is 66, e de acordo com a leitura do texto inteiro de ambos os capítulos, se pode ver que se refere ao período do Milênio e não a eternidade após o juízo final, pois na eternidade após o juízo final não haverá morte; sendo assim, no Milênio o céu e a terra sofrerá uma mudança pelo fato de que aqueles que destroem a terra, no período da grande tribulação e antes do reino messiânico, serão destruídos, no milênio satanás e seus anjos serão presos, sendo assim, consequentemente, durante os 1000 o céu e a terra passará por uma melhoria, em se tratando de, poluição que afeta a camada de ozônio, de desmatamento, poluição, etc, e também pelo que Jesus chama de regeneração, aonde se poderá ter uma noção de como era antes do ser humano pecar.
Logo a expressão "novo céu e nova terra" em Is 65 e 66 que se refere ao período do Reino Messiânico que nós conhecemos como Milênio ou Reino Milenar, não é no sentido de destruir ou aniquilar o céu e a terra, do contrário, teríamos duas terra novas distintas e dois céus novos distintos, um no Milênio e outro após o juízo final para a eternidade.
Quando Pedro fala de novo céu e nova terra ele pode estar muito bem se referindo ao mundo vindouro (expressão judaica) para se referir ao Reino Messiânico profetizado em Isaías, que era o que os discípulos aguardavam e que Jesus mesmo se referia ao falar Reino de Deus ou Reino dos Céus; logo o fogo que Pedro se refere poderia ter o sentido figurado de purificação, renovação, restauração, a qual de certa forma a terra e o céu passaria como consequência do Reino de Deus implantado na terra.
Mas aí vem a revelação de Apocalipse sobre novo céu e nova terra que não tem ligação alguma com Isaías 65 e 66, MUITO MENOS COM 2 PEDRO 3:7,13.
Do mesmo modo que a expressão "novo céu e nova terra" em Isaías a qual Pedro se refere em sua segunda carta, não se refere a uma destruição no sentido exterminar ou eliminar a terra em si e o céu em si, do mesmo modo, em Apocalipse a expressão novo céu e nova terra para a eternidade após o juízo final não se refere a uma destruição no sentido exterminar ou eliminar a terra em si e o céu em si, antes se refere a uma obra já presenciada no Milênio e que será realizada mais plenamente no juízo final para que na eternidade os salvos vivam nessa terra plenamente renovada, restaurada, purificada, e debaixo desse céu plenamente renovado, restaurado, purificado, com a nova Jerusalém, essa sim será outra, pois descerá do céu já habitada pelos salvos após o juízo final no qual tão somente estaremos presentes. Ap 21:1,2
O *passar do céu e da terra*, mencionado em Ap 21:1,2 é passar o que? ou é passar pelo que? Esse céu e essa terra passará no tempo do juízo final, por algo, ou seja, tornará a passar pelo processo que passou durante o milênio (processo esse profetizado em Is 65, Is 66 e mencionado por Pedro em sua segunda carta capítulo 3 e que ocorrerá no milênio), mas no milênio não ocorrerá plenamente; porém, no tempo do juízo final será algo que ocorrerá plenamente, de modo que é chamado de novo céu e nova terra. Não é passar no sentido de deixar de existir tal céu e tal terra que hoje existe; tornará a existir sim, mas não no estado atual em que se encontra, e até o futuro que se encontrará durante o Reino Messiânico.
Mas daí alguém vai e diz: O novo céu e a nova terra do Milênio fala de restauração e O novo céu e a nova terra para a eternidade após o juízo final fala de destruição; Só que em ambos os casos NOVO CÉU E NOVA TERRA fala de restauração; a primeira será maravilhosa mas não será plenamente, plenamente somente no juízo final para a eternidade.
Mas daí alguém vai e diz: O novo céu e a nova terra do Milênio fala de restauração e O novo céu e a nova terra para a eternidade após o juízo final fala de destruição; Só que em ambos os casos NOVO CÉU E NOVA TERRA fala de restauração; a primeira será maravilhosa mas não será plenamente, plenamente somente no juízo final para a eternidade, aonde tudo será plenamente como o era no seu estado original, e o paraíso (Gan-Eden sobre o qual está a nova jerusalém, na qual está a árvore da vida) será na terra e não no céu, e a paraíso o ser humano terá acesso na eternidade.
Mas daí alguém vai e diz: O novo céu e a nova terra do Milênio fala de restauração e O novo céu e a nova terra para a eternidade após o juízo final fala de destruição; Só que em ambos os casos NOVO CÉU E NOVA TERRA fala de restauração; a primeira será maravilhosa mas não será plenamente, plenamente somente no juízo final para a eternidade, aonde tudo será plenamente como o era no seu estado original, e o paraíso (Gan-Eden sobre o qual está a nova jerusalém, na qual está a árvore da vida) será na terra e não no céu, e a paraíso o ser humano terá acesso na eternidade.

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