Textos:
Isaías 65 \ Isaías 66 \ 2 Pedro 3:7,13 \ Apocalipse 21:1
Não
podemos costurar todos os textos como se estivessem falando todos de uma mesma
coisa, porque na verdade esses 4 textos falam de dois acontecimentos distintos:
Is 65, Is
66, E 2 Pe, falam de um mesmo assunto, de um mesmo acontecimento.
ENQUANTO
QUE,
Ap 22
fala de outro assunto, de um outro acontecimento distinto.
O
acontecimento de Ap 22 ocorrerá na verdade APÓS o acontecimento de Is 65, Is
66, 2 Pe.
Como
assim?
Vamos lá:
A terra é
boa, A terra é bênção, o processo em que a terra passará através do fogo é
comparado ao processo do tesouro (exemplo: ouro, prata) que é passado pelo fogo
para que todas as impurezas sejam eliminadas ficando só o puro tesouro, o puro
ouro, a pura prata, e não para que o tesouro seja destruído no sentido de ser
aniquilado, eliminado, e deixar de existir.
O que
será aniquilado, eliminado, o que deixará de existir, são as impurezas, e no
céu, são os lixos que lá existem, os satélites, tudo isso ao meu ver será
eliminado quando a terra passar pelo fogo e acredito que isso ocorrerá
plenamente no dia do juízo final, aonde todos serão conduzidos para um outro
local aonde ali será realizado o juízo final, nesse momento o céu e a terra
passará por esse processo e em seguida os salvos descerá habitando na Nova
Jerusalém, que descerá sobre a terra nova, renovada, restaurada ao seu estado
original de antes da queda humana.
Sobre a
expressão "novo céu e nova terra", esta expressão é encontrada em Is
65 e Is 66, e de acordo com a leitura do texto inteiro de ambos os capítulos,
se pode ver que se refere ao período do Milênio e não a eternidade após o juízo
final, pois na eternidade após o juízo final não haverá morte; sendo assim, no
Milênio o céu e a terra sofrerá uma mudança pelo fato de que aqueles que
destroem a terra, no período da grande tribulação e antes do reino messiânico,
serão destruídos, no milênio satanás e seus anjos serão presos, sendo assim,
consequentemente, durante os 1000 o céu e a terra passará por uma melhoria, em
se tratando de, poluição que afeta a camada de ozônio, de desmatamento, poluição,
etc, e também pelo que Jesus chama de regeneração, aonde se poderá ter uma
noção de como era antes do ser humano pecar.
Logo a
expressão "novo céu e nova terra" em Is 65 e 66 que se refere ao
período do Reino Messiânico que nós conhecemos como Milênio ou Reino Milenar,
não é no sentido de destruir ou aniquilar o céu e a terra, do contrário,
teríamos duas terra novas distintas e dois céus novos distintos, um no Milênio
e outro após o juízo final para a eternidade.
Quando
Pedro fala de novo céu e nova terra ele pode estar muito bem se referindo ao
mundo vindouro (expressão judaica) para se referir ao Reino Messiânico profetizado
em Isaías, que era o que os discípulos aguardavam e que Jesus mesmo se referia
ao falar Reino de Deus ou Reino dos Céus; logo o fogo que Pedro se refere
poderia ter o sentido figurado de purificação, renovação, restauração, a qual
de certa forma a terra e o céu passaria como consequência do Reino de Deus
implantado na terra.
Mas aí
vem a revelação de Apocalipse sobre novo céu e nova terra que não tem ligação
alguma com Isaías 65 e 66, MUITO MENOS COM 2 PEDRO 3:7,13.
Do mesmo
modo que a expressão "novo céu e nova terra" em Isaías a qual Pedro
se refere em sua segunda carta, não se refere a uma destruição no sentido
exterminar ou eliminar a terra em si e o céu em si, do mesmo modo, em
Apocalipse a expressão novo céu e nova terra para a eternidade após o juízo
final não se refere a uma destruição no sentido exterminar ou eliminar a terra
em si e o céu em si, antes se refere a uma obra já presenciada no Milênio e que
será realizada mais plenamente no juízo final para que na eternidade os salvos
vivam nessa terra plenamente renovada, restaurada, purificada, e debaixo desse
céu plenamente renovado, restaurado, purificado, com a nova Jerusalém, essa sim
será outra, pois descerá do céu já habitada pelos salvos após o juízo final no
qual tão somente estaremos presentes. Ap 21:1,2
O *passar
do céu e da terra*, mencionado em Ap 21:1,2 é passar o que? ou é passar pelo
que? Esse céu e essa terra passará no tempo do juízo final, por algo, ou seja,
tornará a passar pelo processo que passou durante o milênio (processo esse
profetizado em Is 65, Is 66 e mencionado por Pedro em sua segunda carta
capítulo 3 e que ocorrerá no milênio), mas no milênio não ocorrerá plenamente;
porém, no tempo do juízo final será algo que ocorrerá plenamente, de modo que é
chamado de novo céu e nova terra. Não é passar no sentido de deixar de existir
tal céu e tal terra que hoje existe; tornará a existir sim, mas não no estado
atual em que se encontra, e até o futuro que se encontrará durante o Reino
Messiânico.
Mas daí
alguém vai e diz: O novo céu e a nova terra do Milênio fala de restauração e O
novo céu e a nova terra para a eternidade após o juízo final fala de
destruição; Só que em ambos os casos NOVO CÉU E NOVA TERRA fala de restauração;
a primeira será maravilhosa mas não será plenamente, plenamente somente no
juízo final para a eternidade.
Mas daí
alguém vai e diz: O novo céu e a nova terra do Milênio fala de restauração e O
novo céu e a nova terra para a eternidade após o juízo final fala de
destruição; Só que em ambos os casos NOVO CÉU E NOVA TERRA fala de restauração;
a primeira será maravilhosa mas não será plenamente, plenamente somente no
juízo final para a eternidade, aonde tudo será plenamente como o era no seu
estado original, e o paraíso (Gan-Eden sobre o qual está a nova jerusalém, na
qual está a árvore da vida) será na terra e não no céu, e a paraíso o ser
humano terá acesso na eternidade.
Mas daí alguém vai e diz: O novo céu e a nova terra
do Milênio fala de restauração e O novo céu e a nova terra para a eternidade
após o juízo final fala de destruição; Só que em ambos os casos NOVO CÉU E NOVA
TERRA fala de restauração; a primeira será maravilhosa mas não será plenamente,
plenamente somente no juízo final para a eternidade, aonde tudo será plenamente
como o era no seu estado original, e o paraíso (Gan-Eden sobre o qual está a
nova jerusalém, na qual está a árvore da vida) será na terra e não no céu, e a
paraíso o ser humano terá acesso na eternidade.
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