quarta-feira, 20 de março de 2019

"A PARÁBOLA DO GRANDE BANQUETE"


Texto: Lc 14:15-27 frisar o verso 15
Jesus ensinava grande parte de sua mensagem sobre o Reino de Deus através de Parábolas.
As parábolas representam uma ferramenta importante para exortar, ensinar, admoestar, condenar e elogiar, tudo feito de maneira inteligente, muitas vezes de forma indireta (alegorias reais e irreais).
Esta parábola de lucas 14:16-27 possui muitos aspectos apresentados em diversos níveis de entendimento. 
Vemos três aparentes justificativas, três aparentes desculpas, aparentemente fundamentada na Torah; estas três desculpas na verdade se referem a uma mesma ou idêntica forma de reagir diante do convite ou chamado divino!
Lucas 14:18-20 Contudo, um por um, começaram a declinar com desculpas. O primeiro alegou: ‘Acabei de adquirir uma grande propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, queiras desculpar-me!’. Outro conviva explicou-se: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e preciso ir experimentá-las. Rogo-te que me tenhas por perdoado!’. E outro ainda argumentou: ‘Acabo de me casar, e por esse motivo, não posso ir’.
Imediatamente somos direcionados a um texto na Torah que era de conhecimento de Jesus e que ele utiliza como pano de fundo para tal parábola:
Deuteronômio 20:5-8 diz: "Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou? Vá, e torne-se à sua casa para que porventura não morra na peleja e algum outro a consagre. E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro a desfrute. E qual é o homem que está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro homem a receba. E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração."
Só que tem um porém, Deuteronômio 20 fala de indivíduos que eram Isentos de guerrear!
Enquanto que a parábola por sua vez não se trata de um chamado ou convite para uma guerra e sim para uma refeição especial, para uma ceia especial.
As pessoas que foram convidadas ou convocadas para a guerra, e pediam para serem escusadas, tinham realmente o direito da escusa pela Torá, porém, relacionado tão somente à guerra.
De modo que o mesmo não se aplica ao chamado ou convite para a ceia especial da parábola contada por Jesus!
Este texto da Torá vem à mente juntamente com a declaração inicial que antecede o desenrolar da parábola que Jesus contou: 
Um ouvinte de Jesus declara: “Bem Aventurado o homem que participa do Banquete no Reino de Deus”. 
Daí Jesus vai explicar por meio da parábola que se segue:
QUEM É QUE IRÁ USUFRUIR DESTE BANQUETE NO REINO DOS CÉUS, Ou, QUAL É A CONDIÇÃO PARA SE PARTICIPAR DESTE BANQUETE NO REINO DE DEUS.
Mas a final, esse banquete diz respeito à que?
Esse banquete diz respeito ao Banquete na presença de Abraão, Isaque e Jacó (os patriarcas do povo de Israel), que ocorrerá no Reino de Deus ou dos céus, que faz referência a era messiânica que Cristo inaugurará sobre a terra a partir de Jerusalém conforme as profecias, será uma era de paz, de justiça e de prosperidade; mas para isso Cristo deve retornar dos altos céus.
VEJA ALGUMAS DECLARAÇÕES QUE OS EVANGELISTAS REGISTRARAM E QUE FORAM FEITAS PELO SENHOR JESUS ACERCA DESTE BANQUETE:
Lucas 12:37 Felizes aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; com toda a certeza vos asseguro que Ele se vestirá para os servir, fará que se reclinem ao redor da mesa, e pessoalmente irá ao encontro deles para servi-los.
Lucas 13:29 Pessoas virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e ocuparão seus lugares à grande mesa no Reino de Deus.
Lucas 22:30 para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino; e vos assentareis em tronos para governar as doze tribos de Israel. Jesus prediz a traição de Pedro
Mateus 8:11 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus.
De modo que:
O ponto PRINCIPAL da Parábola diz respeito a HONRAR O CONVITE. 
Ter “recebido o convite” não garante lugar no Banquete. 
Temos que (após ouvirmos o convite divino) corresponder de forma positiva a ação divina em nossas vidas; ação divina essa de Deus por meio do Espírito Santo em conjunto com a Palavra, que nos desperta, nos convence, nos conduz a Cristo, para que então exerçamos fé\confiança nele após ouvirmos o seu chamado, e a partir d'então honrarmos o chamado que à nós foi feito; e como é que honramos este chamado? Por meio da obediência contínua e permanente, a fim de que verdadeiramente façamos partes dos escolhidos!
Resumo de toda a Torah: só faça ao outro o que queres que seja feito a ti; não faça ao outro o que não queres que nunca seja feito a ti.
DESEJAR participar E agradar ao Mestre e também Senhor, é o elemento principal que garantirá seu LUGAR. (João 14:15 \ Filipenses 2:12). 
Pela graça fomos chamados, E MUITOS SÃO CHAMADOS; mas por nosso testemunho e obediência somos escolhidos, E POUCOS SÃO ESCOLHIDOS!
SÃO POUCOS QUE REALMENTE AO SEREM CHAMADOS HONRAM O CONVITE DIVINO POR MEIO DO TESTEMUNHO E OBEDIÊNCIA VIVENDO VERDADEIRAMENTE COMO PESSOAS JUSTIFICADAS POR MEIO DE CRISTO ATRAVÉS DA FÉ E OBEDIÊNCIA. Mt 7:21-27

São estes (os que crêem e obedecem) que terão o privilégio de entrar no Reino de Deus para comer pão a mesa na presença de Cristo e na companhia dos grandes patriarcas!
“Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” Lucas 6:46
"Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." João 15:14
Você só pode corresponder de duas forma: positiva ou negativa!
Deus é presciente então a forma como você corresponder já é de antemão sabida por Ele de modo que ele não ficará surpreso, pois a reação que você esboçar aqui será uma confirmação do que Ele já encherga do lado de lá onde habita em sua infinita presença.
BEM AVENTURADO QUEM PARTICIPAR; PORÉM, MAIS BEM AVENTURADO É QUEM HONRAR O CHAMADO DIVINO!
Lembre-se: Honramos por meio da confiança e obediência ao chamado divino e a Palavra de Deus, por amor a Deus e a Cristo!
CONCLUSÃO:
Para as questões físicas pode até haver desculpas e justificativas aceitáveis, mas para as questões espirituais não há desculpas e justificativas aceitáveis.
Mais bem aventurado serás se entenderes isso e pores em prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário