terça-feira, 19 de março de 2019

"A parábola da figueira estéril plantada na vinha"


Lc 13: 6-9 diz: "...Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou..."

vinha e figueira?

Fica a questão: O que uma figueira está fazendo plantada em uma vinha?

Vinha é um terreno onde crescem videiras e não figueiras!

Dt 22: 9 diz: Não semearás a tua vinha de duas espécies de semente, para que não fique sagrado todo o produto, tanto da semente que semeares como do fruto da vinha.

Contextualizando para um melhor entendimento.

Lc 13: 1,2,4 diz: Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam. Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém?

-Alguns vieram a Jesus e lhe relataram a tris­te história, que Josefo amplia, de alguns galileus impetuosos que foram mortos por Pilatos, o qual misturou o seu sangue com os sacrifíci­os que foram oferecidos. Jesus percebeu os sinais de um espírito de autocomplacência naque­les que falavam com ele, e que se comportavam com atitude farisaica. Se aqueles galileus foram ceifados por morte repentina, certamente o fato dos que se consideravam dignos do favor de Deus terem escapado, levava à conclusão que terem sido preservados da morte era um sinal de que Deus os aprovava de forma especial. Estavam cegos para com­preender que uma calamidade em particular não mede e nem prova a culpa específica dos que a sofrem.

Esses que estão agora diante do Senhor Jesus estavam no fundo no fundo se achando melhores do que aqueles que haviam perecido; eles, porém, não enxergavam que precisavam tomar uma atitude para não perecerem da mesma maneira. V 3,5 diz: Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

para mostrar o perigo que eles sem saber estavam correndo, o Senhor conta uma parábola para falar diretamente com eles no profundo.

V 6-9 diz: "...Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou..."

Essa figueira representava acredito que não todo o Israel em si, mas aqueles com quem o Senhor estava falando nesse contexto, que haviam sido plantados na vinha do Senhor que representa Israel; Deus estava esperando que eles produzissem fruto, porém, eles não não enxergando isso; estavam correndo o mesmo risco de perecer que aquela figueira.

Eles precisavam produzir o fruto esperado por Deus, que o Senhor Jesus já havia revelado à eles antes mesmo de contar a Parábola. Veja também: Romanos 3: 23 diz: Porque todos [JUDEUS E NÃO JUDEUS] pecaram, e destituídos estão da glória de Deus.

Não achemos que somos melhores do que eles, porque também somos como aquela figueira plantada na vinha, e que precisa produzir o mesmo fruto, para não perecermos também!

Porém, para isso precisamos abrir o coração e permitir que o Espírito Santo nos possibilite manifestar este fruto a Deus. João 16: 8

Não se esqueça: se não produzirmos este fruto, todos de igual modo pereceremos! Então deixemos o orgulho de lado, e nos humilhemos debaixo da potente mão de Deus!

O dono da vinha = Deus.
A vinha = Israel.
O vinhateiro = Cristo.
A figueira = inclui cada um de nós (tanto Judeu, quanto não Judeu individualmente ou particularmente que foi plantado na vinha, isto é, enxertado em Israel).

Que o vinhateiro trate de cada um de nós, que ele cuide de cada um de nós, por meio do Espírito, para que possamos produzir continuamente este fruto, para recebermos o perdão de Deus e como resultado ficarmos livres de perecer Naquele Grande Dia!

Deus não cortou a nação de Israel substituindo Israel pela Igreja como muitos acreditam. Romanos 9: 1-5 \ 11: 1-5,17-32

Que o vinhateiro trate de cada um de nós, que ele cuide de cada um de nós, por meio do Espírito, para que possamos produzir continuamente este fruto, para recebermos o perdão de Deus e como resultado ficarmos livres de perecer Naquele Grande Dia, pois não somos melhores do que ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário