quarta-feira, 20 de março de 2019

"A profundidade da Ceia do Senhor: Ter comunhão e dar a vida"


Texto: 1 Coríntios 10:16,17 "Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo? Acaso o pão que partimos não é nossa participação no Corpo de Cristo? Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão."
Uma curiosidade: O Mestre Jesus, celebrou esta Ceia no período da noite anterior do dia 14 do mês de Nissã (no calendário judaico do povo de Israel), onde o Cordeiro Pascal era sacrificado as três da tarde do dia 14 de Nissã (exatamente o horário que o cordeiro de Deus deu sua vida na cruz no Calvário).
O que faz confusão na cabeça de muitas pessoas é o fato de não entenderem ou saberem que: O dia em Israel começava as 18:00 no por do sol; começava com Noite, que por sua vez era dividida em 4 vigílias de madrugada que terminava as 06:00 da manhã.
O dia completo começava as 18:00 (6 da tarde) e terminava na próxima 18:00 (6 da tarde), e não as 00:00 terminando também nas próximas 00:00.
Falando sobre a Ceia do Senhor...
Na Ceia do Senhor, há menção de dois importantes elementos:
1. O PÃO -
"Isto (o pão do meio) é o meu corpo que é partido por vós (Lc 22:19)".
OU SEJA: Esse pão recebe alguns significados, a saber, 1. O dar a vida de Cristo.
Quando comermos o pão temos que ter isso em mente: O dar a vida!
Outro significado trazido por Paulo: O pão que aponta para o corpo de Cristo literalmente, também se aplica a Igreja de Cristo, ou seja, o Corpo espiritual de Cristo na terra, e nossa comunhão neste corpo e com este corpo! Nos arremete para o famoso Salmo 133, ter comunhão com quem tem comunhão com Deus e com os irmãos em sinceridade.
Mas não há só o pão na Ceia, há um outro elemento.
2. O CÁLICE -
"Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado em vosso benefício (Lc 22:20)".
O cálice, identificado como o cálice da bênção por Paulo, que abençoamos, é a comunhão do sangue de Cristo, com o sangue, com a vida de Cristo, sangue esse que Jesus deu por nós, vida essa que Jesus deu por nós!
A profundidade dessa parte da Ceia do Senhor: "Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se praticais o que Eu vos mando" (Jo 15:13,14).
"Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém possuir recursos materiais e, observando seu irmão passando necessidade, não se compadecer dele, como é possível permanecer nele o amor de Deus?" 1 Jo 3:16,17.
Dar a vida é dar o sangue; quando ajudamos nossos irmãos em suas necessidades com alegria e de boa vontade então estamos dando a nossa vida, o nosso sangue, já que trabalhar faz parte da vida, trabalhamos para obter o nosso sustento, quando repartimos o sustento com os necessitados estamos dando nossa vida, nosso sangue!
SENDO ASSIM:
Que Deus nos ajude a praticamos essa mensagem profunda presente na Ceia do Senhor todos os dias: Ter comunhão e dar a vida!
Quando temos comunhão com os verdadeiros irmãos nós temos comunhão com Cristo automaticamente.
Quando fazemos algo pelos verdadeiros irmãos, isto é, quando damos a vida pelos verdadeiros irmãos, nós estamos fazendo tal coisa à Cristo automaticamente.
"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:34-40).
Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou... e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão (Mateus 10:40-42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário