quarta-feira, 20 de março de 2019

"A causa de todo desprezo que David sofreu por parte dos da sua família."

Salmo 51: 5

David era fruto de um relacionamento extra conjugal; Davi era filho de Jessé com outra mulher.

Não tinha nada a princípio a não ser uma arpa, uma funda.

Ficava no deserto cuidando das ovelhas do pai Jessé.

Não faziam questão da presença de Davi nas refeições e menos ainda quando chegava uma visita importante.

Vivia isolado.

Deus, porém, o escolheu e deu tudo que David jamais imaginou ou sonhou que teria um dia: uma coroa real, um cetro real, um trono real, um palácio, um reino, família, filhos, riquezas, fama, respeito, servos, conforto. 2 Samuel 7: 8,9

Designado por Deus para a missão de ungir o futuro Rei de Israel, o profeta se dirige a Belém de Judá. Ao ver a família de Jessé reunida, em seu coração, elege Eliabe, que em hebraico significa “Pai poderoso”. Sua aparência era tão imponente quanto o significado de seu nome, ele impressionou Samuel: “Certamente está perante o Senhor o seu ungido” I Sm 16:6. O que Deus responde a Samuel se traduz na essência do Reino celestial: “Não olhes para a aparência, mas para o coração, a este tenho rejeitado” I Sm 16:7, 8. O coração é a realidade do ser. Nós somos o espelho que traduz essa realidade. Eliabe tinha uma moldura esplêndida, mas suas ações e gestos eram reprováveis.

Enquanto os irmãos de Davi desfilavam para Samuel, os olhos de Deus estavam sobre David e Deus diz para o profeta: “Samuel, não escolhi a nenhum desses, mas há mais um moço, ele não está aqui, manda chamá-lo agora!” I Sm 16:11. Quando Davi se apresenta Deus diz para Samuel: “Levanta-te Samuel, unge-o, porque é este mesmo” I Sm 16:12. Deus é aquele que escolhe o Menor da casa, o mais desprezado! " Eu te tirei do curral, de detrás das malhadas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo por toda parte, por onde foste" 1 Cr 17:7,8.

Salmo 78: 70-72

E David reconhecia, mesmo com o passar do tempo, que tudo isso havia sido dado para ele por Deus; por isso Davi por ser grato a Deus por tudo o que havia recebido, voluntariamente, com alegria, de boa vontade, por amor, com generosidade e liberalidade contribuía até no momento em que se via em aperto, em opressão, em aflição. 1 Crônicas 29: 1-9 \ 1 Crônicas 22: 14 \ 1 Crônicas 29: 10-18

Davi era um contribuinte diferenciado, pois no momento difícil ele apresentou voluntariamente por gratidão a Deus, sua maior contribuição.

Seja você um voluntário como David, se você é grato a Deus como David o era, e abençoe alegremente a obra do SENHOR.

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário