quarta-feira, 20 de março de 2019

"Reconciliação ou Inimizade?"


Trecho da aula sobre "A armadura de Deus" na EBD
Tema: "Calçados os pés na preparação do evangelho da paz"
TEXTO: Efésios 6:15
Como pode Deus amar uma pessoa e ainda sim a mandar para o fogo para ver ela lá queimando? Que amor é esse? Alguns pensam consigo.
Vamos lá, tentemos responder essas interrogações:
1. Deus amou o mundo (mundo no sentido de raça humana, ser humano) e deu prova disso. João 3:16 / Romanos 5:8
2. Deus ao mesmo tempo está irado com o mundo (mundo no sentido de raça humana, ser humano). João 3:36
3. Não é porque um pai ou uma mãe está profundamente irado com seu filho ou sua filha que tal pai ou tal mãe não ama seu filho ou sua filha; o Pai ama a humanidade mas está irado com a humanidade. Não é porque o filho é punido pelo Pai por causa de seus maus atos que o Pai não ama o filho.
4. Porque então a ira de Deus não recai em peso sobre a humanidade contra a qual Ele está irado a pesar de ama-la? Romanos 3:25 Deus é paciente.
5. Ele em sua presciência divina sabe que no tempo determinado determinadas pessoas irão corresponder positivamente ao chamado divino dEle e ao plano divino de salvação elaborado por Ele. 2 Pedro 3:9
6. O mundo (humanidade sem Cristo que não se submete aos ensinos dele e ao Senhorio dele) está em inimizade com Deus, longe de Deus, e a pesar de Deus amar essas pessoas a ira dEle está e permanece sobre os tais, de modo que mesmo amando a tais criaturas estas por rejeitarem abertamente a salvação em Cristo atrairão sobre si a condenação.
7. Deus se entristece com isso porque não era isso que ele queria apesar de irado, pois ainda sim ele amava e desejava salvar mediante o plano divino que Ele mesmo elaborou para salvar a humanidade.
8. Deus nem por isso é um Salvador fracassado ou ineficaz, mas um Salvador eficaz que optou por salvar desta forma aqueles que interagissem positivamente a ação divina dEle.
9. As pessoas irão para o tormento porque optaram por isso, elas optaram pela ira entre a ira e o amor de Deus; Deus as ama e mesmo irado desejava intimamente salvar estas pessoas que Ele ama, mas estas no estado de rebelião se recusaram se reconciliar com Deus. Com essa parte do mundo com a qual Deus está irado apesar de ama-la pois está em rebelião contra ele; não podemos ter amizade com quem está em rebelião contra Deus e não quer nada com Cristo compactuando com as mesmas obras (Tiago 4:4), por outro lado, devemos levar a eles a mensagem da Reconciliação à eles como cristo fazia com os pecadores, tornando assim os incircuncisos em circuncisos.
10. Deus ama, mas está irado apesar de paciente; mas até a paciência divina tem limites, sendo assim o mundo não pode abusar dela, pois apesar de amar, Deus está profundamente irado, ainda que pacientemente esteja refreando seu juízo divino.
A mensagem divina ao mundo é: Vos reconcilieis com Deus! 2 Coríntios 5:18,20
Conclusão:
De acordo com Paulo sem essa reconciliação com Deus (fruto do calçar os pés na preparação do evangelho da paz com Deus) não tem como o ser humano vencer a batalha espiritual que Paulo aborda mais claramente em Efésios 6.
A igreja precisa anunciar o evangelho da paz, paz essa que o evangelho anuncia mediante reconciliação entre a parte do mundo que está em rebelião contra Deus, e o Deus que apesar de amar essa parte do mundo também ainda sim está irado com ela, e esta reconciliação só se dá por meio do reconhecimento de Cristo como Senhor se submetendo a forma de ensino dele e como Salvador.
A igreja de Cristo recebeu um ministério específico, o da reconciliação, pois uma mensagem nela foi introduzida, a ela foi confiada, a saber, a mensagem da reconciliação do mundo com Deus, o evangelho genuíno; E a medida que tais pessoas (a princípio em rebelião contra Deus, praticando as obras das trevas sob a má influência de satanás) se reconciliam com Deus, satanás o adversário espiritual cai por terra e então a igreja sai vitoriosa nesta batalha espiritual, seja onde for, no lar, no casamento, na vizinhança, etc.
Estou falando de uma necessidade de uma RESTAURAÇÃO da COMUNHÃO entre pecador e Deus, que proporciona PAZ entre o homem e Deus, tendo em vista que houve por meio da morte de Cristo uma RECONCILIAÇÃO, pois o pecador foi (através de uma confiança concreta demonstrada pela obediência, pela submissão a Cristo) JUSTIFICADO ao ter a justiça de Cristo imputada em si quando este Jesus (que foi justo em toda sua vida) fez PROPICIAÇÃO pelos nossos pecados nos REDIMINDO da culpa e pagando nossa dívida humanamente falando impagável para nós quando voluntariamente ele deu a vida dele no Madeiro.
Sendo assim: Não há um ser humano na face da terra que não precise de Jesus, pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus!
E aí: Reconciliação ou Inimizade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário