terça-feira, 19 de março de 2019

"A Pedra angular"



Salmos 118,22 diz: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular."Vamos falar um pouco de arquitetura e construção.

Quando vamos construir uma casa o que fazemos? 1) Achamos o terreno. 2) Limpamos. 3) Preparamos os alicerces para depois começarmos a construir ou levantar as paredes.

Não é assim?

Pois bem...

Ao levantarmos as paredes, no canto, na união entre uma e outra parede normalmente colocamos, o que? Resposta: Pilastras de concreto.

Não é mesmo?

Essas pilastras por sua vez precisam ser fortes, resistentes, pois elas proveem a sustentação da casa.

Ou seja, elas tem como função dar sustentabilidade, não deixando assim a casa cair! Estas pilastras são angulares pois situam-se num ângulo apropriado para dar sustentação, normalmente na junção entre duas paredes.

As pilastras sustentam as paredes e o telhado, mantendo desse jeito a casa de pé.Hoje em dia usa-se pilastras para dar sustentação a um edifício.

Na arquitetura antiga, quando as construções eram feitas com pedras, uma pedra muito forte era utilizada como "pedra angular".

Esta pedra era cuidadosamente selecionada na pedreira e talhada no tamanho e formato corretos para ser a "pedra angular" ou a "pedra de esquina" ou a "pedra fundamental" – a pedra que iria receber o maior peso do edifício e sustentá-lo.

O ponto de partida era a "Pedra Angular", a primeira pedra colocada na esquina, ou seja, no ângulo de duas paredes, entre uma e outra.

Esta pedra era uma pedra fundamental, essencial, indispensável, extremamente importante.Ela tinha que ter o tamanho ideal para poder suportar a estrutura das duas paredes.

Cristo é a Pedra fundamental, ou seja, a Pedra angular, a Pedra de esquina.

Tenha agora em mente um gigantesco edifício espiritual; este edifício espiritual é a igreja de Cristo, este edifício é na verdade um corpo místico, um organismo vivo; Cristo é identificado como a pedra de esquina deste edifício espiritual; Cristo é o cabeça deste organismo vivo, deste corpo místico, identificado como Igreja de Cristo que não se refere a um prédio de tijolos (pedras mortas) e sim aos que dentro dele ou fora dele se reúnem para se conectar com o Criador e ter comunhão entre si, buscando a edificação, o crescimento sadio, do corpo de Cristo que é a Igreja organismo vivo, e o crescimento ou a expansão do Reino de Deus que não é comida e nem bebida, mas alegria, paz e justiça, na terra!

Os que recebem o verbo que se fez carne, crendo nele como o Cristo de Deus e Salvador da parte de Deus, passam a ser (como registrado em 1 Pedro 2:5) verdadeiras pedras vivas vivas, que por sua vez estão apoiadas, sustentadas, e suportadas pela pedra angular, que é Cristo.Se cumprindo o que fora dito: Até destas pedras [mortas] Deus pode suscitar filhos à Abraão; e estes filhos de Abraão por intermédio da fé\confiança prática, são agora pedras vivas que fazem parte de uma igreja organismo vivo!

Você viu a imagem ilustrativa de como seria a pedra Angular na imagem bem acima.

Porém, o que se espera destes filhos de Abraão mediante a fé\confiança prática neste contexto específico que estamos falando aqui? gloria Deus e aleluia? Não!

Ao mesmo tempo que os que creem são chamados de pedras vivas que formam um enorme edifício espiritual, eles também foram cada um comparados a uma casa e o fator determinante que irá mante-los de pé em todo o tempo, dando a eles a firmeza e sustentabilidade necessárias, é a obediência, a prática, dos ensinamentos de Jesus.

Confiança prática requer obediência!

Leia esse texto aqui: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, <<<criados em Cristo Jesus PARA *boas obras*>>>, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

Isso (ou seja, a prática dos ensinamentos e do exemplo deixado por Jesus) é o que vai nos dar sustentabilidade, firmeza, maturidade, de modo que seremos semelhantes a uma casa edificada sobre a rocha que neste caso se refere especificamente a obediência, ao ato de mostrar confiança na prática obedecendo.

Confira agora: Mateus 7: 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Ou seja, de nós se espera confiança prática e o resultado deste ato praticado não é outro se não este acima e este abaixo.

Salmo 125: 1 Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.

Então o que se espera das pedras vivas: Confiança prática, ou seja, obediência fruto da confiança em Cristo e em Deus!

Os apóstolos eram tidos como verdadeiras colunas da igreja. Gálatas 2: 9 diz: "Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos"

Cristo por sua vez é a coluna principal. Pedro até era considerado uma coluna da Igreja, MAS não a pedra fundamental!

A única pedra de fundamento da Igreja organismo vivo, era Cristo, pois Paulo declarou que ninguém mais pode colocar outro fundamento além dEle (1 Coríntios 3: 11).

Os apóstolos eram "colunas" da Igreja organismo vivo (Gálatas 2: 9), e coluna é algo muito diferente de pedra de fundamento.

A pedra fundamental, por sua vez, era a base na qual um edifício estava edificado, e não existia mais de uma.

As colunas, no entanto, são muitas vezes várias, e não uma só.

Foi por isso que Paulo disse que Cristo é o único fundamento, mas mostrou várias colunas."Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito." (Efésios 2:20-22)

Ou seja: existe um único superior e fundamento da Igreja organismo vivo (e esse superior é o Cristo da profissão de fé de Pedro em Mateus 16:16-19 que é o fundamento sobre o qual a igreja foi edificada por Cristo que é o que encabeça esse organismo vivo; ele é o alicerce de sustentabilidade desta igreja organismo vivo que anda e fala); e existem vários outros que estão em posição de igualdade como colunas, sem uma se sobressair às demais ou sustentá-las como fundamento.

Jesus acrescentou: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos (Salmo 118:22)? (Mateus 21:42)

Mas Jesus, fixando o olhar neles, disse-lhes: Que quer dizer então o que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular (Salmo 118:22 ;Lucas 20:17). Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. (Atos dos Apóstolos 4:11)

Para vós, portanto, que tendes crido, cabe a honra. Mas, para os incrédulos, a pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular, uma pedra de tropeço, uma pedra de escândalo (Salmo 118:22; Isaías 8:14; 1 Pedro 2:7)

A nossa vida, por sua vez, deve estar também fundamentada no conhecer e praticar a Palavra de Deus transmitida pelo Cristo da profissão de fé de Pedro; isso será como uma base sólida de sustentabilidade para a nossa vida espiritual cristã em meio as adversidades da vida!Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. (1 Coríntios 3:9-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário