Temática: CRISTOLOGIA “A SUPERIORIDADE DO
FILHO DE DEUS COM RELAÇÃO AOS ANJOS E AOS REIS DA TERRA”
Entendendo HEBREUS 1:1-13 em sua profundidade e principalmente
RESPEITANDO seu contexto:
SEPAREI EM NOVE PARTES:
1)
Hebreus
1:1 Deus nos fala pelo Filho
E
esse Filho é o Filho citado no. Salmo 2:13
2)
Hebreus
1:2 Esse Filho é herdeiro de tudo.
Esse
mesmo filho herdou por herança. Salmo 2:8
3)
Hebreus
1:3 Ele possui glória e majestade.
Está
mencionado em. Salmo 45:3
4)
Hebreus
1:4,5 Ele é mais excelente após ser confirmado sua messianidade e realeza ao
ser ressuscitado e assunto ao céu acima dos anjos.
Conforme
pode se ver em. Salmo 2:7 \ 2 Samuel 7:14 \ Lucas 2:33 Bíblia de Jerusalém \
Atos 13:33
5)
Hebreus
1:6 Ele foi estabelecido como primogênito.
De
acordo com. Salmo 89:26,27
6)
Hebreus
1:6 Ele é reverenciado pelos anjos principalmente após ressuscitar para reinar
em o Nome do ETERNO.
De
acordo com. Salmo 97:1-7 \ Filipenses 2:9-11
7)
Hebreus
1:8,9 Ele é Filho de Deus no sentido de ter se tornado o Ungido, o Messias; o
rei é um ungido, ou seja, o rei é um Messias, alguém que foi Ungido por Deus
com Seu Espírito.
Conforme
consta em. Salmo 45:8,9 \ Salmo 2:6
8)
Hebreus
1:10-12 O Filho de Deus é pré-existente porque na criação antes mesmo que os
anjos, os céus, a terra, e tudo o que neles há, fossem criados, ele estava com
Deus; Deus não estava sozinho no princípio da criação, pois antes do princípio
e em um ponto na eternidade Deus gerou a partir da Sua Divina Palavra o mais
Sublime Ser Divino à Sua perfeita Semelhança moral para fazer deste a Sua Ferramenta
divina por meio da qual Deus criou todas as coisas; sendo assim, o Filho que
originalmente é DIVINO, teve um princípio de existência como Ser Divino
distinto de Deus o Pai e isso se deu em algum ponto na eternidade, obviamente
antes do momento chamado de princípio, porque no princípio, ele já havia sido
GERADO (E NÃO CRIADO!) por Deus o Pai; sim, eu sei, isso contraria o que foi
estabelecido no concílio de Nicea em cerca de 325d.C; MAS QUEM DISSE QUE O QUE
FOI ESTABELECIDO NOS CONCÍLIOS CATÓLICOS, COMO DOGMA, A PARTIR DO CONCÍLIO DE
NICEA, É INFALÍVEL OU INERRANTE HEIN ??? O SEU PROFESSOR DE TEOLOGIA
PROTESTANTE DISSE ISSO É??! Homens são errantes, homens são falíveis E
passíveis ao erro por mais que estudem, eles não são Deus-es!
Conforme
consta em. Salmo 102:24-27 \ Provérbios 8:22-30 \ João 1:1-3 Obs. No texto
grego sinaítico (considerado o melhor ou um dos melhores e o mais antigo e mais
completo manuscrito), consta (ao se traduzir como está no próprio códice) no v
1 de João 1:1: “no princípio era o verbo, o verbo estava com Deus E DEUS ERA O
VERBO” ou seja, no princípio DEUS ERA O VERBO gerado, criando todas as coisas
com Seu poder divino; ou seja, a ação do Filho de trazer a existência tudo o
que veio a ser criado no princípio, era na verdade Deus o Pai por intermédio do
Seu Filho criando tais coisas; sendo assim, o Filho foi GERADO (E NÃO CRIADO;
SENDO ASSIM, ELE NÃO É UMA MERA CRIATURA; ELE É DISTINTO E MAIS SUBLIME QUE OS
ANJOS, POIS OS ANJOS FORAM CRIADOS, JÁ O FILHO PRÉ-EXISTENTE FOI GERADO
INTIMAMENTE EM DEUS E POR DEUS; sendo assim, é óbvio que antes que Abraão
existisse, ele já existia; ele foi gerado na eternidade antes do momento
identificado como princípio, já Abraão não né!) antes do princípio, e entra em
cena no princípio da criação como a Ferramenta divina usada por Deus com quem
estava após ter sido gerado num ponto na eternidade, e por meio desta
ferramenta divina gerada, conforme consta no verso 3 Deus cria todas as coisas
que foram criadas através do Filho, Sua Ferramenta divina, o Ser Mais Sublime
que foi pela vontade de Deus trazido a existência. \ Gênesis 1:1 \ 1 João 1:1-3
"Justino [o
Mártir] ensinou que antes da criação do mundo Deus estava sozinho e não existia
nenhum Filho. . . . Quando Deus desejou criar o mundo, . . . gerou outro ser
divino para criar o mundo para ele. Esse ser divino foi chamado . . . Filho,
porque nasceu; foi chamado Logos, porque foi tomado da Razão ou Mente de Deus.
. . .”
Fonte Bibliográfica do
texto acima entre “ “ aspas:
A Short History of the Early Church, de Harry R. Boer,
1976, página 110.
9)
Hebreus
1:13 Esse Filho pré-existente, (pré-existente porque antes de vir ao mundo ele
já existia, pois foi gerado por Deus antes de toda a criação que veio a ser
trazida a existência no momento identificado como princípio) estava sim
presente no princípio da criação com Deus, e está atualmente em uma posição de
honra, uma posição elevada, a direita de Deus.
Conforme
mencionado em. Salmo 110:1-7
Thiago G. Sanchez
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