terça-feira, 19 de março de 2019

"Todos precisam de Deus e de Cristo!"


Romanos 6:17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

A bíblia declara que o ser humano é servo do pecado, ninguém nasce servo do pecado, todos se tornam servos do pecado; não nascemos com livre arbítrio, nascemos com arbítrio e com uma forte e desenfreada inclinação ao mal herdada de Adão que humanamente falando é impossível de ser refreada por muito tempo pelo ser humano; de modo que todos dependem do auxilio divino sem exceção.

O "em pecado fui formado e em iniqüidade me concebeu minha mãe" é outra situação; Davi não está dizendo que ele já era pecador na barriga da mãe e nem que a semente do pecado estava adormecida nele, todo ser humano nasce santo, mas por si só é impossível se manter assim por muito tempo, como se pode ver em dois textos em Gênesis 6:5 e Gênesis 8:21 ("mocidade", ou, infância, início da vida; ou seja, muito rápido, num determinado momento, o ser humano sucumbe a inclinação ao mal que aflora de uma forma humanamente falando impossível de ser refreada pois falta força no ser humano em si mesmo para refrea-la por muito tempo)

Em se tratando de nós quando não servimos a Deus e a Cristo:

1. Precisamos tomar decisão justa, mas não há um justo se quer. Rm 3:10

2. precisamos entender e ver a nossa pecaminosidade, mas o diabo cega o entendimento do ser humano para que este não entenda a necessidade que o ser humano tem de Deus. Rm 3:11 \ 2 Co 4:4

3. precisamos ser bons, mas não há quem faça o bem. Rm 3:12

4. precisamos buscar a Deus, mas todos se extraviaram. Rm 3:12a

5. precisamos nos inclinar para o bem, mas nos inclinamos para o mal. Rm 3:13-18

O único que conseguiu fazer tudo isso foi aquele que Deus enviou ao mundo para que todo aquele que nele confiar e a ele obedecer não pereça mas tenha a vida eterna.

Essa triste realidade só pode mudar com a ajuda, com o auxilio, divino de Deus!

Nós precisamos de Deus porque é de Deus que parte a iniciativa inicial; se depende-se de nós a iniciativa inicial nós nunca a teríamos, pois não temos força suficiente em nós mesmo e de nós mesmo para tal coisa; porém, existe algo que todos precisam fazer: corresponder positivamente a ação inicial divina e continuar interagindo de forma positiva a ação divina contínua dia após dia.

Somente em Cristo temos o arbítrio novamente livre, pois mediante o internealizar do Espírito Santo de Deus por meio do qual recebemos força, nós podemos refrear nossa inclinação ao mal e então livremente escolher e fazer a coisa certa, a vontade de Deus, aquilo que o evangelho exige de nós, e assim entrar verdadeiramente pela porta estreita e pelo caminho apertado que conduz a salvação!
Você precisa de Deus para de fato conseguir alcançar sua salvação e para isso você precisa depositar sua confiança em Jesus e com esta confiança servir a Deus, obedecendo ao evangelho cumprindo aquilo que o evangelho exige de todo aquele que se diz servo de Deus e de Cristo.

Se antes você servia fielmente ao pecado que conduz a morte, a perdição, ao corresponder positivamente a ação divina através do Espírito em conjunto com anunciação do Evangelho você deve de igual modo (após tomar a decisão de servir a Deus e a Cristo) obedecer ao Evangelho que te conduz a vida, ao Reino, a Eternidade, a Salvação em Cristo e através de Cristo!  

É impossível obedecermos o evangelho e não produzirmos frutos em Cristo. João 15:1,2

Todos nós precisamos estar verdadeiramente em Cristo, unido com Cristo e em Cristo.

Em Cristo = em comunhão; 

Algo que só é possível mediante: o novo nascimento.

O novo nascimento neste caso é um processo transformador que ocorre de dentro para fora no ser humano.

É o resultado:

1.  de uma fé inicial e aperfeiçoada por Deus mediante uma interação entre Deus e o homem que inclusive (como já dito) precisa corresponder positivamente a ação divina em sua vida; João 1:12,13

2. da ação do poder de Deus através do Espírito Santo internealizado quando colocamos nossa confiança em Cristo como nosso Senhor e Salvador da parte de Deus o Pai; João 3:3,5,6 \ Tito 3:5,6

3. da ação da Palavra de Deus em nossas vidas. João 17:17 \ João 15:3 \ Efésios 5:25-27

E assim somos divinamente capacitados para uma vida de obediência plena ou perfeita (Ezequiel 36:25-27), produzindo assim boas obras naturalmente como novas criaturas (Ef 2:8-10 \ 2 Co 5:17 \ Gl 6:15), sabendo que é isso que Deus espera daqueles que estão em Cristo: que vivam como novas criaturas, obedecendo fazendo aquilo que o evangelho exige de nós, e assim vivermos como pessoas salvas de verdade para glória de Deus o Pai!

Você precisa de Deus e de Cristo!

Deus quer te salvar!

Mas você precisa corresponder positivamente hoje e dia após dia durante todo o tempo que você viver sobre a face dessa terra; e se falhar em algum momento imediatamente peça perdão a Deus e produza frutos dignos de arrependimento, ações que evidenciem que você está arrependido, e siga em frente caminhando pelo caminho apertado; entre pela porta estreita, não saia da porta estreita, trilhe pelo caminho apertado não se iluda com o caminho espaçoso de facilidades pois ele é ilusório.
Todos precisam de Deus e de Cristo!


Graça E Paz!

Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário