COMENTANDO VERSO A VERSO
Filipenses 2:5-11 diz: “TENDE
EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE TAMBÉM EM CRISTO JESUS, O QUAL, TENDO
PLENAMENTE A NATUREZA DE DEUS, NÃO REIVINDICOU O SER IGUAL A DEUS, MAS, PELO
CONTRÁRIO, ESVAZIOU-SE A SI MESMO, ASSUMINDO PLENAMENTE A FORMA DE SERVO E
TORNANDO-SE SEMELHANTE AOS SERES HUMANOS. ASSIM, NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE
A SI MESMO, ENTREGANDO-SE À OBEDIÊNCIA ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ. POR ISSO,
DEUS TAMBÉM O EXALTOU SOBREMANEIRA À MAIS ELEVADA POSIÇÃO E LHE DEU O NOME QUE
ESTÁ ACIMA DE QUALQUER OUTRO NOME; PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO
JOELHO, DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA, E TODA A LÍNGUA
CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI.”
Verso 5 diz: “TENDE EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE
HOUVE TAMBÉM EM CRISTO JESUS,”
Comentando:
Houve um sentimento em Cristo Jesus e esse sentimento foi manifesto por meio de
um posicionamento que este veio a manifestar em dado ponto.
Verso 6 diz: “O QUAL, TENDO PLENAMENTE A NATUREZA DE DEUS, NÃO REIVINDICOU O
SER IGUAL A DEUS,”
Comentando:
Cristo Jesus ele tem sua origem na eternidade, ele tem plenamente a natureza de
Deus significando que ele é divino porque a luz de Pv 8 e de Jo 1 ele foi
gerado por Deus o Ser Supremo num ponto na eternidade antes do tempo conhecido
identificado como princípio em Gn 1:1 e Jo 1:1; Sendo assim, o Cristo
pré-encarnado, identificado como Sabedoria divina e como Palavra de Deus, é
divino e não se deve negar sua divindade; ele não foi criado como os anjos mas
foi gerado por Deus e em Deus a partir de Sua divina Palavra, para ser a
ferramenta divina que cumpriria os desígnios de Deus o Ser Supremo e que traria
todas as coisas a existência pelo poder divino que se origina em Deus o Pai o
Ser Supremo.
Verso 7 diz: “MAS, PELO CONTRÁRIO, ESVAZIOU-SE A SI MESMO, ASSUMINDO
PLENAMENTE A FORMA DE SERVO E TORNANDO-SE SEMELHANTE AOS SERES HUMANOS.”
Comentando:
Cristo Jesus, antes de assumir total forma humana ao vir ao mundo na condição
de segundo ou último Adão, lhe foi revelado por Deus o Pai o Ser Supremo, o
plano divino de salvação elaborado por Deus o Pai na eternidade, que envolvia
dor, sofrimento, morte, e o Filho Unigênito de Deus tendo conhecimento desse
plano divino não exitou em obedecer a Deus o Pai e abraçar a missão divina, ele
imediatamente se colocou primeiramente no céu na condição de subordinado àquele
que o havia gerado num ponto da eternidade antes do princípio, pois no
princípio ele já estava com Deus na condição de ser divino e distinto; isso
mostra a existência de uma hierarquia entre Deus o Pai e Seu Filho no céu.
Verso 8
diz: “ASSIM, NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI
MESMO, ENTREGANDO-SE À OBEDIÊNCIA ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ.”
Comentando:
Essa subordinação do Filho Unigênito iniciada no céu, foi manifesta e
confirmada também na terra pelo Filho de Deus durante seu ministério terreno que
incluía passar pela cruz dando sua vida.
Verso 9 diz: “POR ISSO, DEUS TAMBÉM O EXALTOU SOBREMANEIRA À MAIS ELEVADA
POSIÇÃO E LHE DEU O NOME QUE ESTÁ ACIMA DE QUALQUER OUTRO NOME;”
Comentando:
Essa subordinação iniciada no céu e confirmada na terra, proporcionou ao Filho
Unigênito, ao Filho de Deus, a exaltação.
Verso 10 diz: “PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO, DOS QUE ESTÃO NOS
CÉUS, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA,”
Comentário:
O Filho, foi feito por Deus o Pai o Ser Supremo, digno, merecedor, de honra.
Verso 11 diz: “E TODA A LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA A
GLÓRIA DE DEUS PAI.”
Comentário
Conclusivo: O Filho deve e tem que ser honrado por todos pois se trata de uma
vontade de Deus o Pai, o Ser Supremo, e isso será para glória de Deus o Pai, o
Ser Supremo que, ao contrário do Filho Unigênito, é sem princípio e sem fim de
dias; Não O Filho Unigênito não foi
criado como as testemunhas de Jeová ensinam; Não O Filho Unigênito não foi
criado como se diz que arianismo ensinava; Não O Filho Unigênito não é uma
forma do Pai se manifestar como o sabelianismo unicista ensina; O Filho foi
gerado em Deus e por Deus, sendo total e plenamente divino junto de Deus, ele
teve o seu ponto de início como Ser Divino distinto de Deus o Pai e isso se deu
quando foi gerado antes do princípio mencionado em Gn 1:1 e Jo 1:1 pois neste
princípio ele já estava com Deus o Ser Supremo e já era um Ser divino distinto
daquele que o Gerou a partir de Sua Divina Palavra, como sendo a sua expressa
imagem moral, o Ser Mais Sublime que os céus, por meio do qual o Eterno criou
todas as coisas; o subordinacionismo não é uma heresia como os trinitarianos tentam fazer parecer que é!
Que tenhamos esse sentimento de humildade que nos leve a ser subordinados, submissos, tendo como espelho o Filho Unigênito do Pai no céu, o Filho de Deus na terra!
Graça E
Paz!
Thiago G.
Sanchez
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