sexta-feira, 8 de março de 2019

"OBEDECER A TORAH NÃO SIGNIFICA TER SE TORNADO UM PROSÉLITO DO JUDAÍSMO"


Temática: "OBEDECER A TORAH NÃO SIGNIFICA TER SE TORNADO UM PROSÉLITO DO JUDAÍSMO"

Texto: Colossenses 2:16,17 diz: "Portanto, não deixe que ninguém julgue você em relação a comer e beber, ou em relação a uma festa judaica ou a Rosh-Hodesh ou Shabat. Estas são sombras das coisas que estão chegando, mas o corpo é do Messias."

Do mesmo modo que é possível ao indivíduo praticar o evangelho e os ensinos apostólicos sem se torna necessariamente um integrante da religião cristianismo, do mesmo modo que quem obedece ao Evangelho faz isso não necessariamente porque foi cristianizado no sentido de ter sido introduzido ou convertido a religião cristianismo;

De igual modo, é possível ao indivíduo praticar a Torah de DEUS falada por Deus, transmitida através de anjos, entregue para Moisés, e praticar em sua base que é amor, e em sua profundidade e abrangência como Jesus também ensinou, e não só ensinou como mandou fosse ensinado mundo a fora a começar por Israel mesmo, sem se tornar necessariamente um integrante da religião judaísmo pelo simples fato de obedecer a Torah de Deus da forma como é ensinado no Evangelho, ou seja, na base que é o amor, e como os apóstolos ensinaram, a saber, com total confiança em Deus, na graça de Deus, em Cristo, e em sua morte expiatória na cruz, no que se refere a obtenção da aceitação divina, salvação divina, justificação divina. Mt 5:17-48 Como discípulos de Cristo! Jo 9:27,28 diz: "O homem lhes respondeu: Eu já o disse, mas vós não credes. Por que desejais ouvir tudo uma vez mais? Acaso também quereis tornar-vos discípulo dele? Por isso, o insultaram e disseram: Tu, sim, és um discípulo dele; mas nós somos discípulos de Moisés."

Simplificando:

Espero ter ficado claro que:

Obedecer o evangelho é obedecer a Torah em sua base.

Obedecer o ensino apostólico é obedecer a Torah colocando a confiança na pessoa certa e na obra certa para obtenção de justificação, aceitação e salvação.

Obedecer o evangelho não me torna necessariamente, por si só, um integrante da religião cristianismo.

Quando ensino pessoas a obedecer o evangelho não estou necessariamente introduzindo pessoas na religião cristianismo.

De igual modo:

Obedecer a Torah de Deus de forma sadia, em sua base, e com a motivação interior correta, não torna necessariamente, por si só, um integrante da religião judaísmo.

Quando se ensina pessoas a obedecer a Torah de Deus, a Lei de Deus, que é espiritual, santa, justa, boa, perfeita, não se está necessariamente introduzindo pessoas na religião judaísmo.

Foi por isso que Tiago líder da igreja em Jerusalém não proibiu que os dentre os gentios frequentassem as sinagogas aos sábados para estudarem a torah, a fim de aprenderem a cada semana os santos mandamentos de Deus, estabelecendo de início algumas instruções básicas não para que parassem nelas mas como ponto de partida.

A própria igreja de Cristo em seu início celebrava as festas de Deus.

Paulo não era contra os dentre os gentios que compunham a igreja de Cristo obedecerem a Torah da forma correta e com a intenção ou motivação correta; até porque Paulo não poderia ir contra o próprio Deus! Jr 31:31-34 e de fato não o foi! Rm 2:14-16

E é por isso que no milênio a Torah será ensinada e as festas de Deus serão celebradas pelas nações. Is 2:3 \ Mq 4:1-3,7 \ Zc 14:16-19 \ Is 60 até 66 \ Por exemplo, pode ir direto a Is 66 que faz referência às leis sobre comida (no verso 17), sobre os levitas (no verso 21), e sobre as luas novas e sábados (no verso 23).

Se formos para o livro de Ezequiel ficaremos ainda mais convencidos, pelo Deus que não se contradiz a si mesmo naquilo que promete e anuncia sobre o que ocorrerá no futuro.

Os últimos 9 capítulos de Ezequiel são talvez os mais desafiadores. Um novo Templo é construído, descrito nos mínimos detalhes (capítulos 40 e 41), que é então cheio com a glória de Deus (capítulo 43), com um novo sacerdócio e sistema de sacrifícios (capítulo 44), incluindo todas as celebrações das festas (45), conduzidas pelo Rei Messiânico (46), numa renovação da natureza e da agricultura (47), e reassentamento na terra de acordo com as tribos de Israel (48).

O fim do livro de Joel descreve uma restauração de Sião tanto espiritual como economicamente após os eventos do fim dos tempos. Miquéias fala de um antigo reino sendo restabelecido (Miquéias 4.8). Zacarias 14 também descreve uma restauração das festas e da adoração no Templo após a Segunda Vinda do Messias. A partir dessas numerosas passagens das Escrituras, parece que haverá uma renovação e um cumprimento da Torá durante o Reino Milenar, que será coerente com as prioridades e ênfases da Nova Aliança, conforme ensinada por Jesus Yeshua e pelos Apóstolos.

O reino de Deus tem ordem. A Bíblia inteira, incluindo a Torá, define essa ordem divina. (“Torá” significa não apenas “lei”, mas “instrução”.) O objetivo final do Evangelho do Reino, que será cumprido no Milênio, é estabelecer a ordem de Deus na terra para Israel e as nações.

O que não significa converter as nações ao judaísmo!

O que não significa que Deus fará proselitismo judaico!

Graça e Paz da parte do Eterno e da do Senhor e Salvador Jesus o Messias.

Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário