sábado, 16 de março de 2019

“ENTENDENDO CORRETAMENTE A EXPRESSÃO DEBAIXO DA GRAÇA E NÃO DEBAIXO DA LEI”


Tema: “ENTENDENDO CORRETAMENTE A EXPRESSÃO DEBAIXO DA GRAÇA E NÃO DEBAIXO DA LEI”

Texto: Romanos 6:4 Paulo declara: “Porquanto o pecado não poderá exercer domínio sobre vós, pois não estais debaixo da Lei, mas debaixo da Graça!”

Vamos Então A Explicação:

Não fazemos parte de uma aliança IMPERFEITA E POR ISSO TEMPORÁRIA OU MOMENTÂNEA porque o pecado ainda exercia domínio sobre o povo de Deus.

I)                   Os motivos pelos quais o pecado ainda exercia domínio sobre o povo de Deus na aliança sinaítica, são os seguintes:

1. a Torah estava no exterior gravada em pedras,
2. o coração do povo era de pedra,
3. o povo tinha uma forte inclinação irrefreável humanamente falando que o povo por si só não conseguia refrear por muito tempo,
4. o povo não tinha o poder e\ou a força interior necessário para que o pecado não mais exerça domínio ou controle (a não ser que a pessoa queira ou permita),
5. o Espírito do Deus Santo não havia sido internalizado dentro do povo do ETERNO.

Por esse motivo, este ministério (a antiga aliança sinaítica) acabou se tornando um ministério de morte, ou em outras palavras, é por isso que a Letra mata, porque na antiga aliança faltava o reparo interno no povo de Deus realizado pelo poder divino através do Espírito do ETERNO internalizado no povo de do ETERNO, o que capacita o povo para uma vida de obediência ao ETERNO, e possibilita ao mesmo uma vida de SANTIFICAÇÃO na presença do ETERNO, que é o que o ETERNO espera de um povo SALVO por Ele e que no tempo presente está servindo-o sobre a face da terra.

O Eterno deu sua Torah no Sinai, para melhor qualidade de vida e longevidade de vida terrena do povo separado por Ele para ser o povo dEle; salvação nunca foi pela obediência a Torah; esse negócio de que antes de Cristo a salvação era pela lei é conversa fiada; os que pensavam que podiam obter a salvação dessa forma errada se tornavam (por causa dessa motivação ou intenção interior errada) legalista; isso sim é ser legalista, porque é rejeitar a salvação pela graça e por meio da confiança no ETERNO e no meio que o ETERNO proveu para obtenção da salvação, e querer por esforço próprio merecer ou obter a própria salvação; haviam pessoas que entravam por esse erro de querer merecer e obter a salvação por mérito próprio, por seus próprios esforços em guardar a Torah, e isso nos dias de Jesus, nos dias de Paulo; mas ressalto que originalmente o ETERNO não deu sua torah para salvação e sim para melhor qualidade de vida do Seu povo salvo para que o povo dele no máximo no máximo se mante-se salvo porque a característica do salvo é a obediência com a motivação e intenção interior correta, só assim tal obediência será uma obediência sadia aos olhos do ETERNO; a salvação sempre foi pela graça e por meio da confiança no ETERNO; O ETERNO desde antes da Cruz de Cristo sempre esperou que seu povo SALVO vivesse uma vida de obediência aos Seus santos, justos, perfeitos, e bons mandamentos divinos em sua base que é o amor sincero e genuíno, e isso é claro, com a intenção e motivação interna correta.

E a motivação e intenção interna correta é: Eu obedeço a Torah em sua base que é o amor não para ser salvo porque o Eterno já me salvou pela graça e por meio da fé através do Seu Messias Jesus, Sendo assim, eu obedeço PORQUE fui salvo e não PARA ser salvo; o que Jesus fez é suficientemente suficiente para salvar o ser humano que nele confiar\crer; Eu obedeço a Torah em sua base que é o amor para me conservar salvo, para tanto a manutenção da minha fé que não pode enferrujar, como também para me manter salvo, a fim de não jogar no lixo o que pela graça e por meio da fé eu através de Cristo alcancei da parte de Deus, a saber, a aceitação divina do ETERNO para com a minha pessoa, a minha justificação, e a minha salvação.

O verdadeiro salvo, quem é salvo de verdade, tem compromisso sincero e genuíno com a Torah do Eterno em sua base que é o amor para com Deus e para com o próximo. A característica do salvo é a obediência da fé produzindo boas obras que exaltam e glorificam o nome do ETERNO.

Por esse motivo essa aliança (a aliança sinaítica) era uma aliança imperfeita e momentânea; mas não confunda, não estou aqui dizendo que a Torah não é perfeita, e sim que a Aliança Sinaítica em si esta sim não era perfeita e por isso tinha prazo para dar lugar a outra aliança que seria eterna por ser perfeita.

II)                Mas na Cruz no Calvário, iniciou-se ou estabeleceu-se uma nova aliança, uma aliança perfeita, e a torah agora é um ministério de vida, e isso por alguns motivos, ou alguns reparos:

1. a Torah não mais esta no exterior gravada em pedras.
2. o coração do povo não mais continua sendo de pedra.
3. o povo ainda tem uma forte inclinação interna ao mal, só que esta não é mais irrefreável humanamente falando como era anteriormente pelo fato de o povo por si só não conseguir refrear por muito tempo, agora é possível refrear porque o pecado não mais tem domínio sobre o povo do ETERNO.
4. o povo agora tem o poder e\ou a força interior necessário que antes não tinha, para que o pecado não mais exerça domínio ou controle (a não ser que a pessoa queira ou permita) sobre si e suas ações.
5. o Espírito do Deus Santo é sido internalizado dentro do povo do ETERNO; que agora peca se quiser ou se não vigiar devidamente.

É debaixo dessa nova aliança que estamos; e estar debaixo da graça não significa que a igreja não deva obedecer a Torah do Eterno.

Estar debaixo da graça e não debaixo da lei, significa que agora o pecado não mais exerce domínio sobre o povo de Deus, como exercia até a aliança sinaítica em decorrência dos primeiros cinco motivos listados mais a cima.

Estar debaixo da graça e não debaixo da lei, significa que agora o pecado não mais exerce domínio sobre o povo de Deus, como exercia até a aliança sinaítica, e não exerce mais por causa dos últimos cinco motivos listados pouco acima, que se trata de reparos ou das alterações que o ETERNO realizou para que a nova aliança não fosse como a anterior, imperfeita, e para que a Torah não mais fosse um ministério de morte e sim um ministério de vida; porque agora o Espírito de Deus entra em cena no interior do povo de Deus, e a letra que matava por causa da incapacidade do homem pecador de cumpri-la para vida, agora graças ao Espírito de Deus internalizado no povo de Deus é possível ao povo uma vida de perfeita obediência, e a torah se torna agora um ministério de vida.

O homem pecador ou mero religioso que crê no Eterno mas não crê no seu Messias, está fora da nova aliança, sendo assim, ainda que tenha a torah, ele é incapaz de exercer uma perfeita obediência ao Eterno, e por isso morre, o pecado tem domínio sobre sua vida e ações.

O homem que crê no Eterno e no seu Cristo, passa a estar dentro da nova aliança, e graças a presença do Espírito do Eterno em seu interior ele que estava morto espiritualmente para Deus e dominado pelo pecado, agora se encontra vivificado para Deus, liberto do domínio do pecado sobre si, e morto para a penalidade do pecado, pois agora lhe é possível uma vida de perfeita obediência, e caso ocorra algum acidente no percurso da caminha na presença de Deus, caso pequemos em algum momento seja consciente por falta de vigilância, nós temos o sangue de Cristo que nos purifica e nos santifica.

O que Paulo está dizendo no texto acima é que:

Os que pensavam que podiam obter a salvação da forma errada apenas através da observância da Torah, se tornavam (por causa dessa motivação ou intenção interior errada) legalista; Paulo está dizendo que eles (ele e tais irmãos dentre judeus e dentre gentios em Roma) não estavam debaixo de um legalismo morto, porque eles não guardavam a Torah com a pretensão de auto merecer por mérito próprio a própria justificação e salvação; Paulo sabia que haviam aqueles que cometiam esse erro sim, e isso é ser legalista, obedecer a Torah com a intenção interior errada (e não a simples guarda ou obediência da Torah de Deus em si), isso é rejeitar o caminho mais fácil e possível para a justificação e salvação (que sempre se deu pela graça e por meio da confiança no ETERNO), e querer ir pelo caminho impossível, optando pelo meio impossível ao homem pecador de obter e merecer sua própria justificação e salvação por mero esforço humano; haviam pessoas que entravam por esse erro de querer merecer e obter a salvação por mérito próprio, por seus próprios esforços em guardar a Torah e não através da graça e pela confiança no ETERNO e no Seu Cristo nos dias de Paulo, mas Paulo ele neste mesmo verso deixa claro que ao contrário daqueles legalistas que guardavam a Torah com a motivação interna errada, ele e os dentre os judeus e dentre os gentios em Roma guardam sim a Torah mas com a intenção ou motivação interna correta, confiando a justificação e salvação não a esta guarda da Torah em si, mas confiando sim a justificação e salvação à graça de Deus, à Deus, a Cristo e ao sacrifício de Cristo na Cruz.

Os que obedeciam a torah de forma legalista para merecer justificação e salvação, estavam debaixo da lei, ou seja, debaixo de um legalismo morto que é impossível de proporcionar ao que entra por esse caminho, tanto justificação quanto salvação.

SIMPLIFICANDO ROMANOS 6:4:

“Os que obedeciam a torah como Paulo e os dentre os judeus e os dentre os gentios em Roma não obedeciam para merecer a própria justificação e salvação, mas obedeciam com outra motivação e intenção interna, a saber, obedeciam porque haviam sido justificados pela graça e por meio da fé e porque entendiam que dos tais o ETERNO exige e espera obediência para simplesmente não anular tal justificação por meio de uma vida de desobediência aos mandamentos do ETERNO em sua base que é o amor e que devem reger a vida do povo de Deus para uma melhor qualidade de vida sobre a terra, bem como obedeciam porque haviam sido salvos pela graça e por meio da fé e porque entendiam que dos tais o ETERNO exige e espera obediência para simplesmente não anular tal salvação por meio de uma vida de desobediência aos mandamentos do ETERNO em sua base que é o amor e que devem reger a vida do povo de Deus para uma melhor qualidade de vida sobre a terra.”

O ETERNO não deu sua torah para salvação e sim para melhor qualidade de vida do Seu povo salvo para que o povo dele no máximo no máximo se mantesse salvo porque a característica do salvo é a obediência com a motivação e intenção interior correta, só assim tal obediência será uma obediência sadia aos olhos do ETERNO; a salvação sempre foi pela graça e por meio da confiança no ETERNO; O ETERNO desde antes da Cruz de Cristo sempre esperou que seu povo SALVO vivesse uma vida de obediência aos Seus santos, justos, perfeitos, e bons mandamentos divinos em sua base que é o amor sincero e genuíno, e isso é claro, com a intenção e motivação interna correta.

NÃO EXISTE GRAÇA SEM TORAH, PORQUE SIMPLESMENTE NÃO EXISTE NOVA ALIANÇA SEM TORAH, E PARA CONCORDAR COM ISSO É SÓ LER:

Jeremias 31:33-34

EXPLICAÇÃO: Aqui é a maior Autoridade das Escrituras e nas Escrituras falando, a saber, o próprio Eterno que nem Jesus Cristo homem na terra contrariou, será que Paulo que nem maior que Jesus Cristo homem é, seria maluco ou doido ou louco de contrariar o ETERNO e o próprio Jesus que afirmou que não veio abolir mas cumprir, e cumprir porque ele é o cabeça da igreja inclusive, e isso para servir de exemplo, pois se ele sendo Senhor e Mestre obedeceu porque seus servos e discípulos não obedeceriam; Jesus não obedeceu para nos isentar da obediência, Jesus o Messias obedeceu para nos dar o exemplo a fim de que sigamos as suas pisadas sobre a terra!

Romanos 2:12-29

EXPLICAÇÃO: Aqui fala dos dentre os gentios na nova aliança que circuncidados no coração, tem a torah de Deus em seu interior, e apesar de não possuírem um rolo da torah como os judeus possuíam, ainda sim, obedeciam a Torah naturalmente porque o ETERNO lhes introduziu na mente e no coração seus santos, justos, bons, espirituais, e perfeitos, mandamentos divinos contidos em sua lei, contidos em sua Torah, e tal obediência certificava de que tais dentre os gentios e membros da nova aliança eram sim circuncidados internamente no coração e filhos de Abraão pela fé a semelhança de Isaque o filho da promessa, o filho da livre, o filho de Sara, e de certa forma e em certo sentido os dentre os gentios membros da nova aliança estão simbolicamente circuncidados também em Cristo, porque pela fé estamos unidos a cristo e somos seu corpo, então os dentre os gentios integrantes da nova aliança, estavam em Jesus quando ele não só morreu, quando ele não só foi introduzido no sepulcro, quando ele não só ressuscitou, quando ele não só subiu aos céus para junto do ETERNO, mas também quando ele foi ao oitavo dia circuncidado no piupiu, ou seja, a circuncisão física de Jesus simbolicamente, em certo sentido, está sobre os dentre os gentios integrantes da nova aliança, que são ou fazem parte do corpo de Cristo na terra.


Graça E Paz!

Thiago G. Sanchez

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