quarta-feira, 27 de novembro de 2019

"MONOTEÍSMO BÍBLICO"


"MONOTEÍSMO BÍBLICO"

(PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO DE DEUS)

Texto Chave: Deuteronômio 6:4 diz: "Shemá Yisrael Ado-nai Elohênu Ado-nai Echad - Ouve Israel, ADO-NAI nosso Deus ADO-NAI é Um"

JESUS CITA O SHEMÁ:
Marcos 12:28-34 diz: "Um dos mestres da lei achegou-se e os ouviu argumentando. Ao constatar como Jesus lhes houvera respondido esplêndidamente, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” Esclareceu Jesus: “O mais importante de todos os mandamentos é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus é o único Senhor. Amarás, portanto, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força’. E o segundo é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não existe qualquer outro mandamento maior do que estes”. Então o escriba exaltou Jesus: “Muito bem, Mestre! Estás absolutamente certo ao afirmares que Deus é único e que não existe outro que se compare a Ele. E que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento, e com todas as forças, bem como amar ao próximo como a si mesmo é muito mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas juntos”. Jesus, por sua vez, vendo que o homem havia respondido com sabedoria, revelou-lhe: “Não estás distante do Reino de Deus!”. E, a partir disto, não havia mais alguém que ousasse lhe questionar coisa alguma."

O APÓSTOLO TIAGO TAMBÉM MENCIONA A FÉ MONOTEÍSTA BÍBLICA:
Tiago 2:19 diz: "Crês, tu, na existência de um só Deus? Fazes bem! Até mesmo os demônios crêem e tremem!"

O QUE PODEMOS FALAR BASICAMENTE SOBRE DEUS NO SENTIDO DE SER SUPREMO É:
1. Deus (o Ser Supremo) é infinito em poder.
2. Deus (o Ser Supremo) é infinito em glória.
3. Deus (o Ser Supremo) é infinito em santidade.
4. Deus (o Ser Supremo) é infinito em dimensão de Sua realidade existencial.

Sendo assim, Deus (o Ser Supremo) é realmente e indiscutivelmente Terrível como bem está escrito. Deuteronômio 7:21 / Deuteronômio 10:17

Deus - o Ser Supremo, que é Espírito, não é uma pessoa ou um ser pessoal literalmente; Ele assim é revelado através das Escrituras por causa do nosso entendimento que é limitado, para facilitar ou ajudar nossa compreensão que é finita, limitada.

SENDO ASSIM:
Deus, em se tratando do Ser Supremo, é Echad, ou seja, é 1, é único, é absoluto, é exclusivo.

POR EXEMPLO:
O Eterno ensinou essa verdade divina.
Jesus confirmou essa verdade divina.
Tiago mencionou essa verdade divina.

As nações antigas eram politeístas, acreditavam em muitas supostas divindades que na verdade era fruto da imaginação das nações pagãs cegadas e influenciadas pelo o Deus (ho Theos) deste Século, a saber, Satanás.

Falando agora sobre Deus o Ser Supremo que como já foi dito é terrível e foi explicado o porque.

Imagine comigo, vou usar um exemplo, para ajudar na compreensão do quão terrível é Deus o Ser Supremo.

VAMOS USAR COMO EXEMPLO A ENERGIA PRODUZIDA PELA HIDROELÉTRICA:

A energia elétrica sai da usina ou é transmitida pela usina, com 750.000 Volts,  ela então é enviada para as subestações através de torres de transmissão até chega nas subestações reduzida a 138.000 Volts.

Nas subestações a energia novamente é diminuída no transformador de potência em 1.000 vezes e enviada em direção as casas, prédios, escolas, lojas, etc.

Antes de chegar nas casas, prédios, escolas, lojas, etc, a energia passa pelo transformador de rede que podemos ver nos postes de luz localizados nas ruas do nosso bairro, onde ela é reduzida a 13.800 volts.

Do transformador de potência a energia vai para os fios que ficam nos postes das ruas, nessa fase a energia é transmitida a 110 ou 220 volts, até que chega no poste da casa chamado de poste padrão de entrada de energia para ter uma das duas tensões ou ambas na casa por exemplo.

Um equipamento fabricado para receber 110 volts se receber 220 volts ele não irá suportar e o resultado será a danificação do equipamento.

Agora imagine se a energia que sai da usina hidroelétrica com 750.000 volts chegasse na nossa casa com essa potência toda; o que você acha que ocorreria?

Mas o que Deus tem a ver com isso? Talvez você esteja pensando consigo mesmo!

O poder de destruição provocado pela infinita presença de Deus, é infinitamente mais catastrófico que o poder de destruição da energia quando esta sai das hidroelétricas caso chegasse em nossas casas sem antes passar por um processo de redução para só então entrar em nossas residências.

É simplesmente impossível Deus (em se tratando do Ser Supremo Echad) entrar em contato com nosso mundo, com o nosso céu e terra, bem como conosco, na infinitude das quatro coisas básicas que Deus o Ser Supremo o é, sem causar a completa destruição de tudo, simplesmente porque nada disso (incluindo nós mesmos) suportaria, nenhum de nós permaneceria vivo!

DE MODO QUE AQUILO QUE ALGUNS SUPÕEM QUE SEJA A TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE É NA VERDADE DUAS COISAS:
1. Uma referência ao próprio Deus (em Se tratando do Ser Supremo) que é ESPÍRITO bem como é SANTO. João 4:24 / Atos 5:3,4,9
2. Uma referência a forma compacta e segura por meio da qual o Eterno Deus Ser Supremo Echad que é Espírito e Santíssimo entra em contato com toda sua criação neste céu e terra, sem a destruir com o infinito fulgor de Sua Glória; E apesar de ser uma manifestação divina reduzida e compacta, ela ainda sim é suficiente para preencher toda terra e céu; É por meio dessa manifestação divina de forma compacta de Deus O Ser Supremo ETERNO (que é 1), que tudo o que pode ser comunicado dEle à nós, é por Ele comunicado de forma segura, sem nos destruir tendo em vista que nossa estrutura não suportaria; por exemplo, é por meio dessa manifestação divina de Deus O Ser Supremo Echad (que é Espírito e Santo) reduzida e compacta dEle, que nós somos convencidos do pecado, da justiça e do juízo, somos ajudados em nossas orações, somos fortalecidos, somos consolados, somos animados, recebemos dons espirituais, somos transformados, somos capacitados com poder, é produzido em nós o que Paulo chama de fruto do Espírito, nos é comunicado o que Deus (que é Espírito e Santo) está sentindo, etc.

Deus, em se tratando do Ser Supremo Echad 1, e, o Espírito Santo (Ruach HáKodesh), não são dois Espíritos distintos, onde cada um habita em um trono divino distinto; na verdade, são duas referências para se referir a um único Ser, e, a forma como Este Ser Terrível se manifesta em nosso céu e terra de forma segura e compacta para nossa própria segurança e preservação sem provocar nossa destruição.

De modo que o Espírito Santo é Deus, simplesmente por se tratar do próprio Deus no sentido de Ser Supremo, que é 1 literalmente, bem como é Espírito, como Jesus mesmo disse para a Samaritana, e é Santo, Santíssimo, como as Escrituras ensinam!

Ou seja, o termo Espírito Santo é uma das muitas nomenclaturas que encontram-se nas Escrituras para se referir a Deus o Pai, só que no caso desse termo também se refere a forma compacta como O Eterno Deus o Pai se manifesta sem causar a destruição com o infinito fulgor de Sua Glória!

Daí entramos em outro Ser Divino, que é conhecido como o Verbo ou a Palavra, o Filho de Deus.

O QUE AS ESCRITURAS ENSINAM SOBRE ELE:

Ele é Divino e sua divindade não pode ser negada. João 1:1 / Isaías 48:16

Jesus é Deus por ser divino mas ele não é Deus no sentido pleno que Deus o Pai Ser Supremo Echad 1 o é. João 8:58

Ele teve um princípio de existência como Ser divino num ponto na Eternidade (Provérbios 8:24,25), antes do princípio no qual ele já existia como Ser Divino distinto do Eterno Ser Supremo Echad 1 (João 1:1 / Gênesis 1:1), que o gerou em si como Seu Divino Unigênito (João 1:14,18 / João 3:16,18 / 1 João 4:9), a partir de Sua divina Palavra e por isso ele se Palavra de Deus (Apocalipse 19:13 / João 1:1,14), para que este Filho Unigênito (que é a expressa imagem moral do Eterno [Hebreus 1:3; essa é a semelhança entre o Pai e o Filho, citada em: Gênesis 1:26 / Gênesis 5:1] que é o Ser mais Sublime que os céus [Hebreus 7:26] e que toda a criação), fosse a ferramenta divina (Provérbios 8:30) por meio da qual tudo pela vontade do Eterno seria trazido a existência (João 1:3 / Colossenses 1:16) pelo poder que se origina no Eterno, como um verdadeiro arquiteto [Provérbios 8:30] de Deus O  Ser Supremo Echad 1 que é O Pai - Espírito e Santo.

DE MODO QUE:

O Espírito Santo não é um ser distinto de Deus O Pai O Ser Supremo Echad 1.

O divino Filho sim é um Ser Divino distinto de Deus o Pai Ser Supremo Echad 1.

Esse divino Filho gerado num ponto na Eternidade, antes do princípio, desde o momento em que foi gerado num ponto na Eternidade até agora e por toda a eternidade futura foi, é, e será submisso ou subordinado a Deus o Ser Supremo Echad 1, que se trata de Deus o Pai. Filipenses 2:5-11

TRADUZINDO DIRETO DO TEXTO GREGO, NÓS TEMOS:
“Tenha a mesma mente, o mesmo entendimento que Cristo, que existindo em forma de Deus, não apreendeu, não usurpou, não se apoderou, para si, o liderar sua existência da mesma forma que Deus; em vez disso, esvaziou-se, anulou-se, privou-se, a si mesmo, assumiu a forma de servo, aceitando a semelhança externa de um ser humano, e assim foi feito; na condição de homem humilhou a si próprio, fazendo-se submisso até para morrer morte de cruz. Por isso o DEUS EXALTOU-O a uma POSIÇÃO DE HONRA, e mostrou favor DANDO À ELE O NOME ACIMA DE TODO NOME, de modo que ou para que em o nome de Jesus todo tipo de joelho dobre-se ou curve-se, dos que estão no céu, e na terra, e no subterrâneo ou debaixo da terra, e todo tipo de língua ou linguagem, reconheça ou concorde plenamente que Jesus o Cristo é SENHOR para glória, louvor, honra, de Deus Pai.” Filipenses 2:5-11

TEXTO GREGO NOVO TESTAMENTO TSCHENDORF'S:
"τοῦτο φρονεῖτε ἐν ὑμῖν ὃ καὶ ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ, ὃς ἐν μορφῇ θεοῦ ὑπάρχων οὐχ ἁρπαγμὸν ἡγήσατο τὸ εἶναι ἴσα θεῷ, ἀλλὰ ἑαυτὸν ἐκένωσεν μορφὴν δούλου λαβών, ἐν ὁμοιώματι ἀνθρώπων γενόμενος· καὶ σχήματι εὑρεθεὶς ὡς ἄνθρωπος ἐταπείνωσεν ἑαυτὸν γενόμενος ὑπήκοος μέχρι θανάτου, θανάτου δὲ σταυροῦ. διὸ καὶ ὁ θεὸς αὐτὸν ὑπερύψωσεν καὶ ἐχαρίσατο αὐτῷ τὸ ὄνομα τὸ ὑπὲρ πᾶν ὄνομα, ἵνα ἐν τῷ ὀνόματι Ἰησοῦ πᾶν γόνυ κάμψῃ ἐπουρανίων καὶ ἐπιγείων καὶ καταχθονίων, καὶ πᾶσα γλῶσσα ἐξομολογήσηται ὅτι κύριος Ἰησοῦς Χριστὸς εἰς δόξαν θεοῦ πατρός."

TRADUZINDO:
τοῦτο (este)
φρονεῖτε (ter entendimento)
ἐν (em, com)
ὑμῖν (você)
ὃ (que)
καὶ (também)
ἐν (em)
Χριστῷ (Cristo)
 Ἰησοῦ (Jesus)
ὃς (que, o qual)
ἐν (em)
μορφῇ (forma, aparência externa)
θεοῦ (Deus)
ὑπάρχων (começou por baixo)
οὐχ (não)
ἁρπαγμὸν (pegou ou tomou pela força)
ἡγήσατο (conduzir ou governar)
τὸ (este)
εἶναι (ser, existir)
ἴσα (igual em qualidade)
θεῷ (Deus)
ἀλλὰ (mas)
ἑαυτὸν (ele mesmo, a si mesmo)
ἐκένωσεν (esvaziou, anulou)
μορφὴν (aparência externa)
δούλου (servo, condição servil, render-se a vontade de outro)
λαβών (pegar, receber)
ἐν (em)
ὁμοιώματι (semelhança eterna)
ἀνθρώπων (ser humano)
γενόμενος (veio a existência)
καὶ (realmente)
σχήματι (forma, aparência)
εὑρεθεὶς (achar)
ὡς (como)
ἄνθρωπος (ser humano)
ἐταπείνωσεν (tornar baixo, rebaixar)
ἑαυτὸν (ele mesmo, a si mesmo, a si próprio)
γενόμενος (tornar-se, ser feito)
ὑπήκοος (obediente)
μέχρι (até)
θανάτου (a morte do corpo)
θανάτου (a morte do corpo)
δὲ (mas)
σταυροῦ. (cruz)
διὸ (portanto, por esse motivo)
καὶ (realmente)
ὁ (o)
θεὸς (Deus)
αὐτὸν (ele próprio)
ὑπερύψωσεν (exaltou até a máxima altura)
καὶ (e)
ἐχαρίσατο (FAZER UM FAVOR, DAR GRACIOSAMENTE)
αὐτῷ (ele próprio)
τὸ (o)
ὄνομα (nome)
τὸ (o)
ὑπὲρ (acima)
πᾶν (todo)
ὄνομα (nome)
ἵνα (a fim de que, para que)
ἐν (em)
τῷ (este)
ὀνόματι (nome)
Ἰησοῦ (Jesus)
πᾶν (cada e todo)
γόνυ (joelho)
κάμψῃ (dobrar-se, ajoelhar-se em reverência)
ἐπουρανίων (que existe no céu)
καὶ (e)
ἐπιγείων (que existe sobre a terra)
καὶ (e)
καταχθονίων (subterrâneo)
καὶ (e)
πᾶσα (toda individualmente e coletivamente)
γλῶσσα (língua)
ἐξομολογήσηται (confessar, professar)
ὅτι (que)
κύριος (SENHOR)
Ἰησοῦς (Jesus)
Χριστὸς (Cristo)
εἰς (para)
δόξαν (glória)
θεοῦ (Deus)
πατρός (Pai)

Ele veio porque o Pai o enviou para cumprir um plano divino de Salvação elaborado pelo Eterno e o Filho prontamente veio como Filho obediente e como homem se mostrou ainda mais obediente a morte de cruz não alterando um detalhe se quer das coisas que com ele deveriam ocorrer!

O texto de Filipenses fala desse posicionamento humilde de se submeter ou se subordinar no céu, vindo ao mundo como homem e como homem continuando a se subordinar ao que o enviou ao mundo, a saber, O Deus que ele diz ser o Deus dele, a saber, O Pai.

Então na verdade não são três Seres divinos e sim Dois.

E desses dois um é sem princípio como Ser Divino, enquanto que, o outro que também é Divino teve um princípio de existência como Ser Divino distinto, é subordinado, submisso ao que o gerou num primeiramente num ponto na eternidade e posteriormente ao vir ao mundo em corpo humano por uma ação sobrenatural de Deus o Pai que é Espírito e Santo o Ser Supremo Echad.

O Filho não foi criado como os anjos.

O Filho foi gerado em Deus e por Deus a partir de Sua divina Palavra.

O FILHO FOI GERADO PELOS SEGUINTES MOTIVOS:
1. Ser a ferramenta divina por meio da qual toda a criação seria trazida a existência pela vontade do Eterno e pelo poder que se origina no Eterno Deus o Pai Ser Supremo Echad 1.
2. Cumprir um plano divino de salvação elaborado pelo Eterno desde a fundação do mundo e que incluía morrer, dar a própria vida.

O Filho é divino e não se deve negar sua divindade.

O Filho foi gerado e não criado.

O divino Filho é o Ser mais Sublime, maior que anjo, arcanjo, querubim, serafim, maior que todos os seres espirituais que foi criados através dEle, bem como Ele é maior que Abraão, Isaque, Jacó, Elias, todos os profetas.

ELE PORÉM, QUE É DEUS NO SENTIDO DE SER DIVINO (DE MODO QUE, NÃO SE DEVE NEGAR A DIVINDADE DELE), É MENOR QUE O ETERNO, EM SE TRATANDO DE:

1. Existência.

A sabedoria divina gerada num ponto na Eternidade é uma personificação do Cristo pré encarnado gerado num ponto na Eternidade antes do princípio para ser a ferramenta divina, o arquiteto do Eterno Ser Supremo Deus o Pai Echad; o Filho é pai da eternidade no mesmo sentido que o diabo é o pai da mentira, ou seja, o diabo é o autor da mentira e Jesus e o autor da eternidade ou da vida eterna da salvação pois cumpriu o plano divino de salvação elaborado por Deus (o Ser Supremo Pai Echad 1) na Eternidade.

2. Onisciência. Ap 1:1

Tudo o que Jesus humano sabia era mediante a revelação do Espírito que lhe habitava e que não lhe foi dado por medida. João 3:34 / Isaías 11:1-5

3. Onipresença.

Ele está em todos os lugares não literalmente e sim representado pelo Espírito do Eterno enviado, e que trata-se da forma compacta como o próprio Eterno Deus o Pai (que é Espírito e Santo) entra do lado de cá em contato conosco sem nos destruir, por isso, o termo grego outro da mesma espécie, pois Cristo é divino, e o Pai também é, pois o Filho foi gerado no Pai e saiu do Pai.  Mateus 18:20 / Mateus 28:20 / João 15:26

4. Onipotência.

O poder do Filho se origina no Pai, quando lemos que Jesus tem todo o poder, Jesus deixa claro que ele tem por que alguém deu para ele (Mateus 28:18); de modo que, Jesus não tem o mencionado todo poder no céu e na terra de si mesmo, ele tem porque lhe foi dado, logo se não lhe fosse dado ele não teria; o Pai é o El Shaday (Deus todo poderoso) citado em Gn 17:1 / Gn 28:3 / Gn 35:11, o Filho é o El Gibbowr (Deus forte) citado em Is 9:6 / 10:21.

O Filho recebe proskuneo (que não é adoração em si como é traduzido em nossas bíblias; proskuneo é demonstração de reverência, de respeito, prestação de homenagem) por ser ele o Messias real da linhagem de Davi, e porque o Eterno (ao exaltá-lo soberanamente para a mais alta posição junto de si a sua direita) determinou que todos se sujeitem (exceto o próprio Deus o Pai) e direcionem proskuneo ao Divino Filho que recebeu O nome sobre todo o nome e que trata-se do nome do Pai YHWH, de modo que o Filho então se chama pelo Nome do Eterno, tudo isso é para a glória de alguém específico: Deus o Pai Ser Supremo Echad 1 que é O Eterno, Espírito e Santo.

A palavra grega para adoração é latreia e latreou, que aparecem muito poucas vezes nos textos gregos do novo testamento, e sempre ligado única e exclusivamente a Deus o Pai Ser Supremo Echad 1 que é Espírito e Santíssimo.

Tudo isso, só se entende mediante iluminação divina do Espírito Santo, e do abrir da mente e coração que também é obra divina em nós; coisas estas que certamente faltaram aos bispos gentios convocados nos concílios (posterior ao concílio judaico da igreja em Jerusalém na época dos apóstolos de Cristo) para tratar principalmente acerca do Pai, do Filho e do que ou de quem seria o Espírito Santo de Deus.

O primeiro concílio de Niceia em 325d.C., estabeleceu que Jesus é Deus em todos os sentidos que o Pai o é; coisa que através de uma análise cuidadosa somada a iluminação do Espírito se percebe que não é bem assim!

Primeiro Concílio de Constantinopla ou o concílio niceno constantinopolitano em 381d.C., estabelece que o Espírito Santo é um outro Ser Divino distinto que é Deus em todos os sentidos que O Pai é e que eles ensinam que o Filho também é ou seria.

Um trecho do concílio niceno constantinopolitano diz o seguinte: "Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos..."

De fato ele foi literalmente gerado num ponto na eternidade antes do princípio, antes de todos os séculos.

Não é como no caso de Apocalipse que ao dizer que Jesus é o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, não diz no sentido literal, já que Jesus literalmente morreu a cerca de dois mil anos atrás; mas significa que a morte dele já era sabida desde sempre e dado como já cumprido vindo a se cumprir a seu tempo no tempo determinado por Deus o Pai Ser Supremo Soberano Echad 1! Apocalipse 13:8

Assim como também com relação aos nomes no livro da vida desde a fundação do mundo dados como já escritos! Apocalipse 17:8

Vou compartilhar abaixo 29 links do meu (pr. Thiago G. Sanchez) blogger, nos quais abordo acerca de assuntos ligados ao tema Monoteísmo Bíblico, que através da iluminação do Espírito e do abrir da mente e coração certamente entenderá, sendo abra o coração e mergulhe na profundidade; medite em um por dia, lendo o texto e conferindo as referências na Bíblia como faziam os Bereanos:

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

8)

9)

10)

11)

12)

13)

14)

15)

16)

17)

18)

19)

20)

21)

22)

23)

24)

25)

26)

27)

28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário