terça-feira, 19 de março de 2019

"Verdadeiro, Verdadeiro Deus, e vida eterna - exegese bíblica"


Texto: 1 João 5: 20
Versão almeida revista e atualizada diz:
"Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna".
VEJAMOS PORÉM UMA VERSÃO QUE MEDIANTE A ANÁLISE CONJUNTA DE OUTROS TEXTOS, PARECE SER A MAIS COERENTE ELIMINANDO ASSIM CONTRADIÇÕES:
Versão Israelita diz:
"E sabemos que o filho de ELohim veio, e que nos capacitou para conhecermos aquEle que é verdadeiro. E nos estamos naquele que é verdadeiro, por meio de seu filho Yeshua o ungido. Este é o verdadeiro ELohim e a vida eterna".
OBSERVAÇÃO: Não precisamos negar ou nos opor a divindade, isto é, a crença de que Jesus é divino, para reconhecermos que João neste verso se refere na verdade ao Pai Celestial quando ele tem em mente: 'verdadeiro', e, 'verdadeiro ELohim/Theos'.
E isso é sustentado no Novo Testamento.
Vale destacar que Deus o Pai se acha inserido no contexto do referente texto, logo ele também está em foco no assunto e não somente o Filho.
Portanto, antes e depois do 20° versículo é mencionado Deus o Pai.
Estando em foco Deus o Pai na questão: 'verdadeiro', e, 'verdadeiro Deus', no 20° versículo, o significado desta passagem, fica assim:
«Este Deus [o Pai], que se manifestou e revelou no Filho anunciado pelo evangelho através dos apóstolos (em contraste com a divindade deísta que os gnósticos anunciam/anunciavam), é que é o verdadeiro Deus, e somente por meio do Seu Filho é que de Deus o Pai nós podemos nos aproximar; e através do relacionamento com o Filho de Deus, temos da parte de Deus o Pai e por meio do Seu divino Filho Enviado, a vida eterna, e esta vida é o sentido correto de vida em abundância».
Essa é a idéia que está em foco no 20° versículo.
Não se está negando o fato de que o Filho de Deus é divino; não se está negando a divindade do Filho de Deus. Mas que existe uma diferenciação hierárquica entre ambos isso sim há e não se deve negar isso, para não cairmos em idolatria por falta de conhecimento ou entendimento.
Nessa realidade de comunhão com a única Divindade Suprema, a saber, o Pai, por meio do divino Filho que foi feito homem a quem cremos ser o enviado de Deus, é que chegamos a possuir a vida eterna!
E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho (I João 5:11).
Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida (I João 5:12).
... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10:10).
João 17:3 consta: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti o ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".
1 Tessalonicenses 1:9,10 "porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a DEUS, para servirdes ao DEUS vivo e VERDADEIRO, e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura".
JESUS DECLAROU QUE O PAI É O ÚNICO VERDADEIRO DEUS, A SABER, A ÚNICA DIVINDADE SUPREMA; E PAULO BEM COMO JOÃO, NÃO CONTRARIARAM O DITO DE CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário