sábado, 23 de novembro de 2019

“A REALIDADE DA HIERARQUIA E DO SUBORDINACIONISMO”


“A REALIDADE DA HIERARQUIA E DO SUBORDINACIONISMO”

Homens e anjos (com relação a Deus e a Cristo) são tão somente servos, foram criados para servir a Deus!

Atos 10:25,26 Aconteceu que, quando Pedro ia caminhando para dentro da casa, Cornélio saiu ao seu encontro e, prostrando-se a seus pés, o reverenciou. Pedro, no entanto, imediatamente o fez aprumar-se ponderando-lhe: “Levanta-te, pois sou tão humano como tu és”.

Apocalipse 19:10 E eu lancei-me a seus pés para proskuneu; mas ele disse-me: Olha não faças tal: sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus: adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espirito de profecia.

Apocalipse 22:9 E disse-me: Olha não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Proskuneu a Deus.

1. Entre os homens em si, existe hierarquia.
(Existe um subordinacionismo entre os homens hierarquicamente falando.)

2. Entre os anjos em si, existe hierarquia.
(Existe um subordinacionismo entre os anjos hierarquicamente falando.)

3. Entre o Pai e o Filho em si, existe hierarquia.
(Existe um subordinacionismo da parte apenas do Filho hierarquicamente falando.)

4. Entre O Pai e os anjos em si, existe hierarquia.
(Existe um subordinacionismo da parte apenas dos anjos para com o Pai hierarquicamente falando.)

5. Entre o Divino Filho e os anjos em si, existe hierarquia.
(Existe um subordinacionismo da parte apenas dos anjos para com o Divino Filho.)

6. Entre Cristo na condição de divino elevado a Senhor e os homens em si, existe hierarquia.
(Existe um subordinacionismo da parte apenas dos homens para com o Divino Filho.)

7. Mas DEFINITIVAMENTE não existe hierarquia entre homens e anjos em si.
(SIMPLESMENTE porque HOMENS e ANJOS foram tão somente criados para SERVIR ao Criador Ser Supremo Echad 1.)

São superiores por serem divino, MAS Hierarquicamente falando os anjos não estão acima de nós!

Originalmente hierarquicamente falando O Filho de Deus é maior do que os anjos!

Feito um pouco menor que os anjos por causa de sua morte mas em seguida exaltado acima deles hierarquicamente falando.

Por isso lemos: 

Salmo 8:5,6 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste...

Essas palavras foram ditas acerca do homem que exerce domínio sobre toda a terra, conforme descrito nos Vrs 7,8. Mas também há uma referência messiânica ao domínio universal do divino Logos feito homem, que veio a chamar-se Cristo, em Sua encarnação.

Hebreus 2:7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos:

Hebreus 2:9 Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.

Esse pouco menor não tem nada a ver com uma inferioridade hierárquica por parte dos homens e do Cristo encarnado para com os anjos!

Agora leia: 

Filipenses 2:9-11 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Efésios 1:19,20 Esse mesmo poder que agiu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e entronizando-o à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de toda potestade e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que possa ser pronunciado, não somente nesta era, mas da mesma forma na que há de vir. Também sujeitou tudo o que existe debaixo de seus pés e o designou cabeça sobre absolutamente tudo o que há, e o concedeu à Igreja, …

Jesus é Deus sim, ou seja, Jesus é divino sim e não nego sua divindade; mas não é o Eterno, o Eterno é Deus no sentido ainda maior, por se tratar do Ser Supremo Echad; ambos (O Pai e o Filho) recebem Proskuneu; mas SÓ O ETERNO (DEUS E PAI SER SUPREMO ECHAD 1) recebe e receberá por toda a eternidade LATREIA OU LATREOU!

A palavra proskuneu significa reverência, respeito.

Proskuneu é a intenção no ato de se prostrar ou de se curvar ante alguém!

Proskuneu é para demonstrar respeito reverência e homenagear alguém hierarquicamente falando superior entre os homens, e pode incluir Jesus que é Deus no sentido de ser ele divino, e também ao próprio Eterno que além de proskuneu recebe latreia ou latreou.

Jesus era o Messias e como Messias enviado de Deus ele podia de forma legal receber essa demonstração de respeito e reverência

O Filho de Deus está autorizado porque cumpriu uma missão e essa honra não é para a glória do Filho e sim do Pai que o exaltou sobremaneira acima dos homens e anjos.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário