sexta-feira, 15 de novembro de 2019

"OS 5 PEDIDOS DE MOISÉS"


"OS 5 PEDIDOS DE MOISÉS"

Texto: Êxodo 33:13,15,16,18 Agora, portanto, se me vês com agrado, mostra-me o teu caminho, a fim de que eu te conheça ainda mais e continue sendo agraciado com tua misericórdia. Lembra-te de que esta nação é o teu povo!... Disse Moisés: “Se não vieres Tu conosco, não nos faças sair daqui”... Como se saberá que eu e o teu povo poderemos contar com o teu benefício, se não nos acompanhares? Quem mais poderia distinguir-me e a teu povo de todos os demais povos sobre a face da terra?... Moisés então suplicou a Yahweh: “Rogo-te que me reveles a tua Glória!”

VALE LEMBRAR TRÊS COISAS QUE MOISÉS OUVIU DE YHVH: Vrs 1-3
1. "Não irei (pessoalmente) no meio deles."
2. "Enviarei o meu Anjo (hb. Sig. Mensageiro; Certo Ser Divino)."
3. "O que Ele fizer, será O Eterno fazendo."

LOGO, este que o Eterno promete enviar em Seu lugar, em Seu nome, se trata de um representante legal do Eterno, que fala em nome do Eterno, age em nome do Eterno, opera em nome do Eterno, como se fosse o próprio Eterno falando, agindo, e operando, pessoalmente no meio do povo; ou seja, nesse sentido, de acordo com a regra do Emissário, aquele anjo é Emanuel (i.é., Deus conosco).

Deus, POR EXEMPLO, falava com o seu povo por meio dos Seus mensageiros (anjos) enviados, que de forma legal, o representavam, falavam, e agiam, em Seu nome, como se fosse o próprio pessoalmente.

ISSO SE CHAMA: Regra do Emissário!

Os anjos de Deus auxiliam o Eterno na administração do Seu Reino Eterno; os divinos anjos trabalham para o Eterno, assim como nós trabalhamos.

A reação do povo diante da notícia. V 4
Lhes é explicado o motivo de sua decisão. V 5
O povo demonstra pesar. V 6
A decisão de Moisés. V 7
O relacionamento entre YHVH e Moisés fora do arraial. Vrs 8-11
Moisés vai querer conhecer melhor aquele que (Em Nome do SENHOR) irá no meio deles. V 12

OS 5 PEDIDOS DE MOISÉS:

1)    Conhecer o Divino Caminho do Eterno (que se trata de um Ser Divino que representa e revela o Eterno, agindo e falando como se fosse o próprio Eterno presente agindo e falando pessoalmente), o que envolve estar frente a frente e inclui ver a face deste Ser Divino. V 13a “Agora, portanto, se me vês com agrado, mostra-me o teu caminho...”

Para entender a resposta tem que atentar para o contexto: Vrs 2,3,12,13a,19a,20,23b Daí leia e entenda: João 14:5-11 / Atos 19:9 / 22:4 / 24:14,22,24 / Hebreus 1:3 "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação das nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas altura;"

"resplendor" = brilho refletido;
"glória" = majestade;
"expressão exata" = imagem de alguém ou algo, semelhança marcada, reprodução precisa em todos os aspectos i.e., fac-simile (latim, que significa faz igual) e diz respeito a uma cópia ou reprodução exata de algo específico.

Por isso lemos em Gênesis 1:26,27 façamos o homem a nossa imagem devido a semelhança que existe entre nós...

Veja também, Colossenses 1:15 / 2 Coríntios 4:4,6 / 1 Timóteo 1:17 / João 1:18.

Você conhece a glória de Deus, conhecendo verdadeiramente a Jesus!

E quem é Jesus?

Resposta: É O Divino Caminho de Deus que Moisés pediu para conhecer de frente para poder contemplar a face dEste, e que revela quem o Pai, o Eterno, é!

Jesus é o Anjo (no sentido de Mensageiro e de Ser Divino) que foi dito que iria com o povo a frente do povo; Se trata  de uma Cristofania, uma manifestação do Cristo pré encarnado.


O Eterno iria com eles representado pelo O Anjo (Ser Divino que é o Divino Caminho enviado que representa e revela o Eterno)!

Moisés não pôde ver e conhecer o Caminho, o Anjo do SENHOR, de frente, olhando em sua divina face; PORÉM, lhe foi concedido a graça de poder contemplar as costas do Divino Caminho de Deus, ou seja,  ele pôde visualizar o futuro legado (as futuras obras) desse Divino Caminho de Deus que futuramente seria deixado (seriam realizadas) aqui na terra mediante o manifestar da Sua bondade que o levou até a Cruz!

Ou seja, Moisés recebeu a graça de poder ver (ele teve uma visão acerca de) o futuro legado do Caminho que seria deixado aqui na terra. Moisés não pôde conhecer o Caminho que ele pediu para conhecer no verso 13a (e que se trata de um Ser) de frente, vendo a face deste, mas o conheceu pelas costas!

2)    Que o Eterno continue a considerar Israel como seu povo. Êx 33:13b “...Lembra-te de que esta nação é o teu povo!”

Resposta:V 17

3)    Que o Eterno não os deixe de modo algum sozinho na jornada que estavam fazendo. V 15,16a “Disse Moisés: Se não vieres Tu conosco, não nos faças sair daqui”.

Moisés disse que se não for assim, ou seja, se for para eles subirem sozinhos sem O Eterno pessoalmente ou legalmente representado pelo Divino Caminho, que então O Eterno os fizesse permanecer onde estavam!

Resposta no contexto anterior e posterior: V 14,19a

4)    Que todo o povo e não só Moisés ache graça aos olhos do Eterno. V 16 “Como se saberá que eu e o teu povo poderemos contar com o teu benefício, se não nos acompanhares?...”

Resposta: V 19b

5)    Que lhe seja mostrado a glória (kabôd) daquele com quem ele fala. V 18 “Moisés então suplicou a Yahweh: “Rogo-te que me reveles a tua Glória!”

Resposta: V 21-23a

Como a análise de todo o capítulo 33 com a devida atenção necessária nos mostra e a iluminação do Espírito nos faz entender e compreender:

O quinto pedido de Moisés que foi para ver a glória daquele com quem ele fala em êxodo 33:18, na verdade na verdade, foi sim atendido; conforme se foi constatado em: Êxodo 33:21,22,23a, Aonde lemos: “E concluiu o SENHOR: “Eis aqui um bom lugar junto a mim; põe-te sobre a rocha. Quando passar a minha Glória, Eu te colocarei em uma fenda da rocha e te cobrirei com a palma da mão até que Eu tenha passado. Depois tirarei a palma da mão e me verás pelas costas...”

O que à Moisés na verdade foi negado no verso 20 (onde lhe é respondido: “Não poderás ver a minha face, porque o ser humano não pode ver-me e permanecer vivo!”) e retificado no final do verso 23b (“...Minha face, todavia, não se poderá ver!”), está ligado de certa forma ao primeiro pedido feito por Moisés (no V 13a “Agora, portanto, se me vês com agrado, mostra-me o teu caminho...”), que era pra saber ou conhecer O Caminho de Deus no sentido de estar frente a frente podendo assim ver até a face dEste Caminho Divino de Deus.

Um trecho diz que Moisés conversava face a face com YHVH. Êx 33:11 diz: Então Yahweh, o SENHOR, falava com Moisés face a face, como quem conversa com seu amigo. Depois Moisés retornava ao acampamento; contudo, o jovem Iehoshúa bin Nun, Josué, filho de Num, que servia a Moisés como seu auxiliar, não se ausentava de dentro da Tenda.

Outro trecho diz que Moisés não via YHVH face a face. Êx 33:20,23b diz: “Não poderás ver a minha face, porque o ser humano não pode ver-me e permanecer vivo!” ...Minha face, todavia, não se poderá ver!”

Ou seja, Moisés conversava com o Divino face a face, mas sem ver a face do divino, que com ele falava! (Veja também Nm 12:8 diz: Com ele converso face a face, claramente, e não por enigmas ou parábolas; e a ele foi revelada a forma do SENHOR. Por que ousastes falar contra meu servo Moisés?)

Os sábios do povo de Israel dizem: Quando Deus disse a Arão e Miriã que Ele havia se revelado a Moisés muito mais claramente do que a eles, isso se referia a um nível abaixo do que Moisés aspirava em Êx 33:18, quando pediu para ver a glória de Deus.

Eles prosseguem: ele [Moisés] pedia idéias ainda maiores sobre o funcionamento de Deus e uma melhor compreensão sobre este.

Os sábios de Israel prosseguem: Moisés pediu que Deus mostrasse a ele sua verdadeira face em uma visão, algo que os sábios de Israel costumam se referir como, “uma imagem visual clara e inequívoca.” Deus lhe respondeu que o que Ele faria era passar diante dele vários fenômenos, cada um dos quais representava algumas das maneiras pelas quais Ele demonstrava Seu desejo sincero de beneficiar suas criaturas; era impossível fazer mais [do que isso] sem encerrar a vida de Moisés, pois não era dado aos mortais obter uma visão ainda mais profunda de como era verdadeiramente o Deus Eterno, o Criador do universo.

É deixado bem claro que não está dentro do poder do homem vivo, que é um ser composto de corpo e alma, alcançar a pura verdade deste assunto que Moisés deseja conhecer tão profundamente acerca do Divino Caminho de Deus frente a frente em toda a essência divina dEste!

Haviam tipos de manifestações divinas por meio das quais o Eterno falava com Moisés. Êx 33:9

Moisés queria conhecer a glória do Caminho de Deus, e essa glória lhe será mostrada pelas costas do Divino Caminho de Deus (que Moisés desejava conhecer de frente Tete a Tete em Sua total essência Divina o que é impossível. Tem que haver uma redução, e ainda sim veja o que acontece: Atos 9:3,4,8 / Apocalipse 1:10-17), significando que nesse nível superior de experiência Moisés pôde ver ou vislumbrar ou contemplar ainda que por um momento o futuro legado (as obras) que o divino Messias pré encarnado, ao encarnar no tempo determinado deixaria (realizaria) sobre a terra, demonstrando assim sua bondade, ao ponto de como homem, morrer em uma cruz, como se fosse um criminoso!

O Messias pré-encarnado e encarnado, é indiscutivelmente o Maior e inigualavelmente mais Sublime ENVIADO DA PARTE DO ETERNO (João 5:23,24,30,36,37,38 diz: a fim de que todos honrem o Filho exatamente como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida... Por mim mesmo, nada posso fazer; conforme ouço, assim julgo; e o meu julgamento é justo, porque não busco agradar a meu próprio desejo, mas satisfazer a vontade do Pai que me enviou... Todavia Eu tenho um testemunho maior do que o de João; a própria obra que o Pai me deu para consumar, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, Ele mesmo testemunhou sobre mim. Jamais ouvistes a sua voz, nem contemplastes a sua face. Igualmente não tendes a sua Palavra habitando em vós, porque não credes naquele a quem Ele enviou.).

Ou seja, Moisés recebeu a graça de poder ver (ele teve uma visão acerca de) o futuro legado do Caminho que seria deixado aqui na terra.

Sobre o quinto e último pedido:

Êxodo 33:18 "Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória."

QUE FIQUE BEM CLARO:

O que de fato negado foi à Moisés, NÃO FOI o ver a Glória em si. Êxodo 33:18,21,22

O verso 18 NÃO TEM conexão com o verso 19; O verso 18 TEM SIM conexão com os versos 21 e 22.

Ou seja, O Anjo prometido (O Ser Divino) é na verdade O Divino Caminho que Moisés pediu para conhecer de frente e olhar em assim em sua face, e que se trata do Cristo pré encarnado que Moisés cujo as costas lhe foi permitido ver, e através da qual foi revelado para Moisés a futura bondade manifesta do Divino Caminho encarnado, ou seja, o legado  que o Messias encarnado deixaria no tempo determinado sobre a face da terra após sua encarnação!

Moisés viu a face do Divino Caminho de Deus, de frente? De certa forma sim! Mateus 17:1-3 Aqui Moisés viu de frente e conversou com o divino que se fez carne, tete a tete vendo a face do Divino Caminho encarnado e que agora estava temporária e momentaneamente transfigurado!

João viu, ao ser arrebatado em espírito, o Filho de Deus de frente, como ele não havia visto no monte da transfiguração juntamente com Pedro e Tiago, com um nível de glória ainda maior, prova é que quando ele vê dessa vez, veja o que aconteceu, e que não a havia acontecido no monte da transfiguração. Apocalipse 1:9-17

O QUE REALMENTE FOI NEGADO À MOISÉS EM ÊXODO 33:19?!

Ver o Divino Caminho de Deus de frente, conhecendo-o, o que implicava em automaticamente ver a face deste Ser Divinamente Glorioso! Agora imagine se João visse a totalidade dessa glória do Divino Caminho de Deus?!

CONCLUSÃO: 

João 5:39,40 diz: Vós examinais criteriosamente as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testemunham acerca de mim. Todavia, vós não quereis vir a mim para terdes a vida.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário