quarta-feira, 20 de novembro de 2019

"DÍZIMOS E CONTRIBUIÇÕES MONETÁRIA"



"DÍZIMOS E CONTRIBUIÇÕES MONETÁRIA"

O Maasser (dízimo) era em alimento porque não existia dinheiro naquela época?

Existia sim uma forma de dinheiro já naquela época, que não era comestível, exemplo, peças de prata, de ouro, etc.

VAMOS LÁ:

Os servos eram comprados por dinheiro (Gênesis 17:12); (Êxodo 12:44); 

Abraão comprou o seu túmulo em dinheiro (Gênesis 33:19);

Os irmãos de José levaram dinheiro para o Egito (Gênesis 42:25); 

Os egípcios estavam morrendo porque acabou o dinheiro deles (Gênesis 47:15); 

José comprou gado com dinheiro (Gênesis 47:16); 

Transações de gado eram feitas com dinheiro  (Êxodo 21:35);

Dotes de casamento eram dados em dinheiro (Êxodo 22:17);

Em Êxodo fala-se sobre empréstimo de dinheiro (Êxodo 22:25); 

Em Hesebon seria usado dinheiro para comprar comida e água (Deuteronômio 2:28);

Os príncipes dos filisteus levaram dinheiro para Dalila (Juízes 16:18); 

Nabote comprou uma vinha com dinheiro (I Reis 21:2);

Os pedreiros que concertavam as fendas das casas cobravam os seus serviços em dinheiro (II Reis 12:7); 

Os idólatras compravam as suas estátuas com dinheiro (Juízes 17:4).

Ah sim, não podemos esquecer, até a viúva pobre que era pobre tinha dinheiro (Lucas 21:2)

Daí o Eterno ensina que Maasser é especificamente de alimentos:

Deuterenômio 14:22,23 "Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR, teu Deus, todos os dias."

O comer, não é no sentido figurado, nem no sentido alegórico, é no sentido literal!

Deuterenômio 26:12 "Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade, no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então, a darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas e se fartem."

Maasser (dízimo) não era para enriquecer alguém e sim para sustentar (sustento de) alguém!

Maasser não era daquilo que não era comestível mas daquilo que era comestível; não era do ouro, da prata, daquilo que funcionava como dinheiro não comestível como o dinheiro de hoje em papel e moeda de hoje em dia, o dízimo era de alimento comestível mesmo existindo sim um tipo de dinheiro não comestível naquela época!

Dt 14:22-29 "Os dízimos para o serviço do Senhor Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que se recolher do campo a cada ano. E comerás diante do SENHOR, teu Deus, os dízimos do teu trigo, do teu vinho novo e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas, no lugar que ele escolher para ali fazer habitar seu nome. Assim aprenderás a temer o SENHOR, teu Deus, todos os dias. Mas, quando o SENHOR, teu Deus, tiver te abençoado, se o lugar que ele escolheu para ali pôr o seu nome ficar longe da tua casa, de modo que o caminho para lá seja tão longo que não possas levar os dízimos, então vende tudo, traze os valores na mão e vai ao lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher. Comprarás com esse valor tudo o que desejares: bois, ovelhas, vinho, bebida forte, e tudo o mais que a tua alma pedir. Comerás ali, diante do SENHOR, teu Deus, e te alegrarás, tu e tua família. Mas não desampararás o levita que mora em tua cidade, pois não tem parte nem herança contigo. Ao fim de cada terceiro ano, levarás todos os dízimos da tua colheita do ano e os depositarás dentro da tua cidade. Então o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o peregrino, o órfão e a viúva, que vivem na tua cidade, virão e comerão até se fartarem, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em tudo o que as tuas mãos fizerem."

NAQUELA ÉPOCA:

No Tabernáculo portátil móvel e no Templo estrutural físico não se usava energia elétrica, usava-se Azeite em castiçais para iluminar o ambiente.

Não se pagava aluguel.

Não se pagava água.

NA NOSSA ÉPOCA:

Hoje usa-se energia que é cobrada!

Hoje usa-se um local muita das vezes alugado!

Hoje usa-se água que é cobrada!

Assim como naquela época haviam doações voluntárias como oferta para a manutenção do Templo, assim também é nos dias de hoje nas congregações.

Por esse motivo doações em forma de dinheiro são necessárias e todo aquele que é grato a Deus pode sim demonstrar solidariedade contribuindo voluntariamente com doações monetárias não com tristeza e sim com alegria.

CONCLUSÃO:

Dízimos, Contribuições Monetária, tudo isso é claramente uma demonstração prática de solidariedade motivado por um espírito de gratidão a Deus em demonstração de amor a Deus, de amor a obra realizada para o Reino dEle, e de amor para o irmão e próximo que também devem ser alcançados por tal solidariedade (dízimos e contribuições monetárias) em suas necessidades e provações.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário