terça-feira, 19 de novembro de 2019

"A ALMA, APÓS A MORTE FÍSICA"


"A ALMA, APÓS A MORTE FÍSICA"

Texto: Mateus 10:28 "Temei antes Aquele que tem o poder de fazer perecer..."

Gr. "apokteino" sig:
matar;
destruir;
Metaf. extinguir, abolir.

Podemos  ler assim: "Não temais os que matam o corpo, mas não tem o poder de destruir, extinguir, abolir a alma."

"Fazer perecer" no gr. "apollumi" sig:
destruir;
abolir;
colocar um fim;
matar.

Podemos  ler assim: "Temam sim aquele que pode matar o corpo e pode também destruir, extinguir, colocar um fim, abolir, matar, a alma."

A imortalidade da alma é uma doutrina questionável, existe uma compreensão que não pode ser descartada, a de que a alma humana sobrevive fora do corpo a pesar de não ser imortal, de modo que querendo Deus Ele pode destruí-la. 

Fato é que, se não houvesse ressurreição de mortos, e se a alma no mínimo não sobrevivesse fora do corpo após a morte, então não faria o menor sentido Paulo falar coisas que falou em 1 Co 15.

Por exemplo, a preocupação que Paulo teria quanto a ser uma falsa testemunha de Deus, caso o ensino sobre a ressurreição dos mortos fosse um falso ensino, não faria o menor sentido, pois de que importaria ser uma falsa testemunha de Deus, se morreu acabou, já que não existe ressurreição de mortos, e já que a alma não sobrevive fora do corpo, ou, já que a alma fica desativada ou inativa ou inconsciente com que dormindo sem sentir exatamente nada, fora do corpo? Pois neste caso, morreu acabou! A não ser que suponha-se que mesmo a alma humana inconsciente ou desativada, ou inativa, após a morte, ainda sim ela possa ser flagelada e ela sinta tais flagelos aplicados sobre ela!

Particularmente, eu não creio na doutrina da imortalidade da alma; Também não creio que ela fique inativa ou desativada ou inconsciente, sendo flagelada, e sentindo tais flagelos; Particularmente, eu creio que ela sobrevive fora do corpo mesmo não sendo imortal e que em determinado lugar ela espera muito bem consciente a devida ressurreição dos mortos.

Alma não é imortal ou indestrutível, Deus o Eterno pode destruir a alma e corpo como ocorre com a Palha ao ser lançada no fogo, e isso depois que cada alma pagar de forma justa pelos seus pecados de acordo com o conhecimento que cada um teve em vida!

IMORTALIDADE é exclusividade do ETERNO! e que nos é concedido mediante a ressurreição dos mortos para a vida e não mais morrer!

I Timóteo 6:16 Aquele que tem, ELE [O ETERNO] SÓ, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amen.

I Coríntios 15:53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

I Coríntios 15:54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

CONCLUSÃO:

Por isso, como diz Ez 18, a alma que pecar essa morrerá, alma não se restringindo a pessoa como se referindo ao corpo após o cessar do fôlego da vida, mas abrange também a alma que é o que somos em si; pois, de acordo com Jesus, ambas as coisas, podem ser, Pelo ETERNO, destruídas a seu tempo no lago de fogo que arde com enxofre, preparado para o diabo e seus anjos.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário