terça-feira, 12 de novembro de 2019

"DEPRAVAÇÃO TOTAL A LUZ DA ESCRITURA NUM TODO"



Texto: Romanos 3:23 / Romanos 5:12

Assunto em questão: A doutrina do pecado original.

A nível de informação e/ou conhecimento: Tal doutrina cristã (tanto católica quanto protestante) foi desenvolvida por Agostinho de Hipona em uma controvérsia com um monge da Bretanha por nome Pelágio.

Como, porém, entender corretamente esse assunto através do que de fato encontramos nas Escrituras através de uma análise textual de capa a capa?

"ADÃO E CRISTO"

Cristo veio ao mundo de forma sobrenatural (Lucas 1:35 / Mateus 1:20), logo ele não é filho de Adão, sendo assim, ele não herdou a forte propensão ou inclinação ao pecado que todos os filhos de Adão nascidos de forma natural herdam. Jesus é o segundo ou o último Adão; O primeiro Adão falhou, e fomos afetados negativamente por isso; Cristo o segundo e último Adão venceu, e nós somos afetados positivamente por isso.

Por isso foi possível à Cristo viver nesse mundo como homem do início ao fim sem pecado (Hebreus 4:15 / Hebreus 9:28).

Pela fé em Cristo nós, ligados a Cristo, somos vivificados espiritualmente, porque estávamos mortos espiritualmente em ofensas e pecados, por causa da vazão que nós mesmos demos para nossa natureza humana decaída, que acabou por nos levar a pecar ainda em nossa meninice, e foi assim que nós nos tornarmos pecadores e por nossa natureza filhos da ira (Efésios 2:1-3); não morremos espiritualmente por causa do pecado do primeiro Adão; não nascemos separados de Deus por causa do pecado de Adão; nos separamos de Deus a partir sim, do momento que tal forte propensão em nossa natureza humana decaída, começou a aflorar em nós, nos puxando para o pecado, e nós permitimos tal afloramento em nós.

DE ADÃO NASCEMOS FISICAMENTE E DELE HERDAMOS DUAS COISAS APENAS:

1) Morte física;

2) Forte propensão para o pecado em nossa natureza humana decaída.

Adão morreu espiritualmente por causa do pecado dele.

Adão morreu fisicamente por ter sido privado da árvore da vida e do fruto desta. Gênesis 2:17

DE CRISTO NASCEMOS E DELE HERDAMOS:

1) Vida espiritual;

2) Poder para refrearmos a propensão ao pecado existente em nossa natureza humana decaída.

ADÃO MORREU:

Adão morreu no dia em que pecou, dia esse não aos olhos do homem e sim aos olhos de Deus, e aos olhos de Deus um dia é como mil anos e não apenas 24 horinhas (2 Pedro 3:8 / Salmo 90:4), de modo que Adão não viveu nem mil anos (Gênesis 5:5), se cumprindo assim o que Deus disse que ocorreria, caso se comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Essa morte física passou de certa forma para todos os filhos de Adão e Eva nascidos de forma naturalmente, porque todos foram privados da árvore da vida e do seu fruto (Gênesis 3:23,24)!

CRISTO MORREU:

Cristo morreu, mas não havia cometido pecado algum, logo deveria haver uma reparação, pois a morte é o salário do pecado (Romanos 6:23), como Jesus não pecou, a morte não tinha poder sobre sua vida (João 10:17,18), e por isso, Jesus recebeu sua vida de volta ao descer a sepultura, e para reparar esse ocorrido, todos os que pela fé nele nascerem de novo pela regeneração, receberão suas vidas de volta, na ressurreição dos mortos, é a forma de reparação pelo ocorrido.

O PECADO ENTROU NO MUNDO:

O pecado entrou no mundo por causa da desobediência de Adão.

Isso não significa que o pecado tem poder sobre todos desde o VENTRE; não é isso que Davi realmente quis dizer (Salmo 51:5)

Davi, como qualquer ser humano nascido de forma natural, herdou uma forte propensão ao pecado, e ela nele aflorou e o levou a fazer o que fez, adulterar e cometer assassinato; é isso que ele está dizendo nesse momento!

Herdamos de Adão sim uma forte propensão ao pecado; isso herdamos de nossos pais biológicos, que também herdaram de seus pais biológicos.

A MORTE ESPIRITUAL TAMBÉM ENTROU:

A morte espiritual entrou no mundo, isso não significa que todos nascem mortos espiritualmente por causa do pecado de Adão.

Todos morrem espiritualmente, bem como a morte eterna, por causa de seus próprios pecados (Ezequiel 18:1-4 / Mateus 10:28).

O pecado tem poder sobre o indivíduo continuamente a partir de algum ponto em sua MENINICE, como Deus mesmo anunciou (Gênesis 6:5 / Gênesis 8:21).

A VIDA ESPIRITUAL TAMBÉM ENTROU NO MUNDO:

A vida espiritual também entrou no mundo por causa da obediência de Cristo, mas isso não significa que tal vida tem poder sobre todos desde o VENTRE e sim a partir do momento que a pessoa se une a Cristo através da fé evidenciada através da obediência, é aí que a vida tem poder sobre o ser humano e a morte não mais tem poder sobre tal vida de modo que na ressurreição dos mortos para a vida tal pessoa irá ressuscitar.

A SANTIDADE TAMBÉM ENTROU NO MUNDO:

A santidade entrou no mundo por causa da obediência de Cristo.

Isso não significa que tal santidade tem poder sobre todos desde o ventre.

A referente santidade tem poder sobre o indivíduo a partir do momento que a pessoa por meio de Cristo nasce de novo de forma sobrenatural por meio da regeneração.

A vida espiritual passa para todos a medida que todos se unem a Cristo e nascem de novo através da regeneração, pela fé em Cristo.

A morte física de Adão nós herdamos por causa da privação da árvore da vida e do seu fruto.

A morte espiritual de Adão nós não herdamos ao nascermos fisicamente.

A vida espiritual de Cristo nós herdamos quando nascemos pela regeneração.

A vida eterna de Cristo nós herdamos em Cristo, o que é demonstrado por uma fé evidenciada através de uma vida de obediência, seguindo o bom exemplo de Cristo. (1 João 2:6)

CONCLUSÃO:

Por causa do pecado de Adão somos em certa forma e até certo ponto afetados negativamente.

Por causa do nosso pecado somos afetados negativamente.

Por causa da vida santa de Cristo somos em certo sentido afetados positivamente.

Por causa da nossa fé e obediência somos afetados positivamente.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário