terça-feira, 19 de novembro de 2019

"COMO BIBLICAMENTE E CONTEXTUALMENTE SE DÁ O ENDURECIMENTO PROVOCADO POR DEUS?"


TEXTO CHAVE: RM 9:21 DIZ: "Não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para a honra e outro para desonra?"

Como que isso se dá:

1) VASOS DE HONRA. Isso (o ser um vaso para desonra) é iniciado pelo próprio homem e concluído por Deus. RM 2:4,5 "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;"

O Senhor predisse claramente que ia endurecer o coração de Faraó: "Eu endurecerei (hazaq, piel, tornar rígido, duro; endurecer") o seu coração" (Êx. 4:21; veja também Êx 14:4); "endurecerei (hb. qashah, hiphil, "tornar duro, rígido, rebelde") o coração de Faraó" (Êx 7:3). Mas só em 9:12 o registro de Êxodo diz que Deus realmente endureceu o coração do rei: "O Senhor endureceu o coração de Faraó (hb. hazaq, piel, "tomar rígido, duro; endurecer").

As Escrituras têm muito a dizer sobre' o fato do coração de Faraó ter-se "endurecido", e sobre Faraó "tomar o seu coração difícil, insensível, indiferente", antes mesmo delas declararem que Deus endureceu o coração de Faraó. A frase, "o coração de Faraó começou a se endurecer", significa que o caráter moral de Faraó se endureceu. O caráter moral é o aspecto mais importante de uma pessoa. Portanto, no sentido real, Faraó começou a se endurecer como resultado de sua própria atividade.

"O coração de Faraó se endureceu [hazaq, qal, "tornar-se firme, rígido, duro"; veja Êx 7:13,22; Êx 8:19 - (Hb 8:15)]. "O coração de Faraó está obstinado" (hb. kâbed, sig: "difícil", "insensível", "duro"; veja Êx 7:14). O coração de Faraó se endureceu (hb. kâbed, qal, "ser difícil, insensível, embotado, duro"; veja Êx 9:7).

Faraó... agravou (E.R.C.) o seu coração (ou embotou, tornou-o indiferente; todas possíveis traduções de kâbed, hiphil), [veja Êx 8:15 (Hb 8:11), Êx 8:32 (Hb 8:8)]. Depois de toda essa atividade da parte de Faraó, "o Senhor endureceu (hb. hazaq, piel, "tornou rígido, duro; endureceu") o coração de Faraó" (veja Êx 9:12). Mas Faraó tinha o poder de continuar fazendo o que fazia: Faraó . . . continuou a pecar, e agravou (E.R.C.) (ou embotou, tornou-o indiferente; todas possíveis traduções de kâbed, hiphil) o seu coração, ele e os seus servos. Assim o coração de Faraó se endureceu" (hb. hazaq, qal, "tornou-se firme, rígido, duro"; veja Êx 9:34b,35a).

Então Deus completou seu castigo judicial em Faraó. "O Senhor, porém, endureceu (hb. hazaq, piel, "'tornou rígido, duro"; "endureceu") o coração de Faraó" (veja Êx 10:20,27; Êx 11:10; Êx 14:8). "Depois disse o Senhor a Moisés: Vai ter com Faraó, porque lhe endureci (embotado, insensível; todas as possíveis traduções de kâbed, hiphil) o seu coração e o coração de seus oficiais" (veja Êx 10:1).

2) VASOS DE DESONRA. Do mesmo modo é com relação ao ser um vaso para honra. 2 TM 2:20,21 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

Existe, porém, uma ação inicial divina, da graça de Deus, que cabe ao ser humano interagir positivamente, mas os vasos da ira não reagem positivamente, enquanto que os vasos de honra reagem positivamente!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário