sábado, 23 de novembro de 2019

"O BEZERRO E O ALTAR"


Tema: "O BEZERRO E O ALTAR"

Texto: Êxodo 32:4,5 diz: Isso ele tirou deles e moldado em um molde e transformou-o em um bezerro derretido. E eles exclamaram, "Este é o seu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito!" Quando Arão VIU ISSO, ele construiu um altar diante dele; e Arão anunciou: "AMANHÃ será uma festa do SENHOR!"

TRÊS DETALHES IMPORTANTÍSSIMOS DEVEM CHAMAR NOSSA ATENÇÃO PARA NÃO CAIRMOS EM CIMA DE ARÃO:

"...VIU ISSO..."
"...AMANHÃ..."
"...SENHOR."


Vamos aos comentaristas e aos comentários:

COMENTÁRIO DO FAMOSO RASHI

… A MANHÃ É UM FESTIVAL AO SENHOR –

amanhã, não hoje, pois ele esperava que Moisés pudesse voltar antes que eles o adorassem (o bezerro). Este é o significado claro do versículo. A explicação Midrash disso em Levítico Rabá 10: 3 é: Arão viu muitas coisas; ele viu Hur, o filho de sua irmã, que os havia repreendido e quem eles mataram. Este é o significado de ele viu, ou seja, ele percebeu, ele entendeu, através daquele que foi morto na sua frente o que aconteceria com ele se ele oferecesse resistência.

UMA EXPLICAÇÃO ADICIONAL NO MIDRASH É:

Ele viu qual era a situação e disse: É melhor que a ofensa se prenda a mim do que a eles.

E AINDA UMA OUTRA EXPLICAÇÃO MIDRASH É:

Ele olhou para o assunto e disse: Se eles mesmos construírem este altar, um trará um torrão e outro uma pedra, e o resultado será que seu trabalho será realizado de uma só vez.

UM FESTIVAL AO SENHOR - não ao bezerro de ouro. Em seu coração (a festa) era para o céu (o Senhor). Ele se sentia confiante de que Moisés retornaria amanhã e que eles adorariam o Onipresente (Levítico Rabá 10: 3).*
*COMENTÁRIO DO JUDEU RAMBAN

Quando Aharon viu. Ele os viu "empenhados no mal". Ele construiu um altar ... e ... anunciou: "Amanhã será uma festa para o Senhor!" para que eles estivessem sacrificando ao Senhor, no altar que ele construiu, ao invés de construir seus próprios "altares à vergonha" e sacrificando a alguém que não fosse Deus somente. É possível que ele tenha dito "amanhã" para adiar até que Moshe retorne ...

COMENTÁRIO DE HACHAIM

"Amanhã será um banquete para o Senhor." A intenção de Arão era simplesmente parar o povo e ganhar tempo até Moisés retornar e controlar a situação. Ao usar o Nome Inefável, Aaron deixou claro que ele pretendia que o banquete fosse em homenagem ao Primeiro e Único D'us. Ele não esperava que os israelitas discordassem, como já dissemos que ninguém ousara negar a primazia do D'us que se apresentara na revelação no Monte Sinai como "Eu sou o Senhor que o tirou de lá". Egito." Tudo o que as pessoas queriam era "participar" daquele D'us e encará-lo como um símbolo do Senhor invisível no Céu.

OUTRO COMENTARISTA JUDEU

“Aaron viu.” A razão pela qual a Torá não especifica o que viu é que ele viu muitas coisas. Uma das coisas que ele viu foi que Chur (Hur), filho de Miriam, já havia sido assassinado (por tentar impedir o povo de adorar o bezerro).

“ele construiu um altar em frente a ele.” Ele percebeu que alguém já havia sido massacrado diante deste bezerro (Chur). Talvez Aaron estivesse com medo de que, se ele também se permitisse se tornar um mártir, todos os israelitas se tornariam culpados de morte. Temos um versículo em Lamentações 2,2, “se um sacerdote e (ou) profeta fosse morto no santuário”, o que sugere que esse é o crime final. Ele preferiu assumir pessoalmente a culpa do que todas as pessoas se tornarem culpadas.

OUTRO COMENTARISTA JUDEU

Chur (Hur) os repreendeu, eles o mataram. . . Explicação: Chur (Hur) os repreendeu por fazer o bezerro, e eles o mataram. Assim, Aharon teve medo de repreendê-los, para que não o matassem. Você pode perguntar: Rashi explicou acima: “'Ele construiu um altar' - para detê-los.” ​​Rashi comenta sobre isso: “Esse é o seu significado claro.” [No entanto, o midrash diz: “Através do meu construindo e procrastinando em meu trabalho, entretanto Moshe chegará. ”] Se sim, o midrash não está dizendo o mesmo que o significado claro? A resposta é: [No início] Rashi está respondendo à pergunta: Por que Aharon construiu um novo altar? Já havia um construído, como está escrito no final da parashá Mishpatim. Assim, Rashi explica: “Para impedi-los. . . esse é o seu significado claro. ”Enquanto a interpretação do midrash responde à pergunta: Por que Aharon construiu o altar, e não outra pessoa?

OUTRO COMENTARISTA JUDEU

E Aharon viu Hur morto diante dele, e teve medo; e ele construiu um altar diante dele, e Aharon clamou e disse: Um banquete.

O TARGUM JONATHAN EM ÊXODO DECLARA:

Pois Aharon viu Hur morto diante dele, e teve medo; e ele construiu um altar diante dele, e Aharon clamou com voz triste e disse: Haverá um banquete diante do Senhor amanhã, do sacrifício dos mortos desses adversários que negaram seu Senhor e mudaram a glória do Senhor. Shekinah do Senhor para este bezerro.

OUTRO COMENTÁRIO DIZ:

E os vários sábios que ofereceram interpretações do versículo: “E o avarento se abençoa, embora despreze o Senhor” ( Salmos 10: 3 ), discorda da explicação do rabino Tanḥum bar Ḥanilai. Como o rabino Tanḥum bar Ḥanilai diz: Este versículo foi afirmado apenas com relação ao incidente do Bezerro de Ouro , como é afirmado: “E Arão viu isso e construiu [ vayyiven ] um altar [ mizbe'aḥ ] antes dele… e disse: Amanhã será um banquete para o Senhor ”( Êxodo 32: 5 ). O que Aaron viu? O rabino Binyamin bar Yefet diz que o rabino Elazar diz: Ele viu Hur, que havia sido designado junto a Arão por Moisés para liderar o povo durante a ausência de Moisés (ver Êxodo 24:14 ), massacrado diante dele, pois ele protestara contra o plano de formar um bezerro e fora assassinado pelo povo como resultado. O versículo é, portanto, interpretado não como: Arão construiu um altar diante do bezerro, mas sim: Ele entendeu [ vayyaven ] do massacre [ mizavuaḥ ] diante de seus próprios olhos; e ele então pediu um banquete.


Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário