"A ORIGEM DO FILHO E O PROPÓSITO DA ORIGEM DO FILHO"
Texto Chave: Provérbios 8:30 Bíblia King James Atualizada diz: "então, Eu estava com Ele e cooperei em tudo como SEU ARQUITETO. Dia após dia tenho sido o seu prazer, sempre me sentindo muito feliz a seu lado."
ARQUITETO é alguém responsável pela uma realização de algo específico!
ARQUITETO, no hb. amown, significa: artifice, arquiteto, trabalhador capacitado, trabalhador hábil.
Quem idealizou, quem planejou, toda a criação, foi o Eterno em si; e quem tirou do papel e trouxe a existência toda a criação foi o Filho como um trabalhador divino da parte do Eterno capacitado pelo mesmo para ser o hábil trabalhador que foi na criação.
E este Filho foi gerado em um ponto na Eternidade antes do princípio, para ser a ferramenta divina, o instrumento divino, que (pela vontade do Eterno e poder que se origina no Eterno) traria todas as coisas a existência, conforme o Eterno originalmente idealizara, planejara.
Provérbios 8:24 "Antes de haver abismos, eu NASCI, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas."
NASCI, no hb. chuwl, significa: se contorcer seja dançando ou dando a luz no parto.
A sabedoria divina é uma personificação do Divino Filho gerado que nasceu num ponto na Eternidade de Deus e em Deus, antes do princípio para ser a ferramenta divina, o instrumento divino, o arquiteto divino, por meio do qual tudo o que fora originalmente idealizado pelo Eterno foi trazido a existência na Criação.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
1. O Filho é divino.
2. Não se pode negar sua Divindade.
3. O Filho foi gerado e não criado, logo não se trata de arianismo.
4. O Filho é submisso, totalmente submisso, totalmente subordinado, por haver uma hierarquia entre O Pai e O Filho onde tão somente o Filho é submisso ao Pai e nunca o contrário, sendo assim nada de politeísmo.
5. O Filho é Deus por se tratar de um Ser Divino, mas ele não é Deus no sentido que Deus o Pai o é, ou seja, no sentido de Ser Supremo, pois Ser Supremo Eterno somente um Echad 1 único absolutamente, a saber, Deus o Pai que sempre existiu como Ser, ao contrário do Filho que como Ser divino distinto de Deus o Pai teve um princípio de existência num ponto na Eternidade antes do princípio de João 1:1 / Gênesis 1:1 no qual já existia como Ser Divino distinto de Deus o Pai.
João 1:1-3 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez."
Glórias a Deus o Pai Eterno Ser Supremo!
Glórias a Deus o Filho que mesmo não sendo o Ser Supremo como o Pai o é, ele é divinamente a expressa imagem do Ser do Eterno, subordinado e submisso desde seu princípio!
Ou seja, o Filho é Deus, por se tratar de um Ser Divino, por se tratar sim de uma Divindade, mas ele não é Deus no sentido que O Eterno Deus e Pai o é.
O PROPÓSITO DA ORIGEM DO FILHO É DUPLO:
1. Ser o ARQUITETO.
2. Cumprir todo um PLANO DE SALVAÇÃO.
Pr. Thiago G. Sanchez
Nenhum comentário:
Postar um comentário