terça-feira, 5 de novembro de 2019

"GENTIO, CIRCUNCISÃO, E TORAH"

Texto Chave: At 13:43 diz: "Despedida a sinagoga, muitos dos judeus *E DOS PROSÉLITOS PIEDOSOS* seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a *PERSEVERAR NA GRAÇA DE DEUS*."

O dentre os gentios não crente em Jesus, mas unido a Israel e ao Deus de Israel pela circuncisão externa do piupiu, era aceito por Deus, e justificado pelo mesmo graciosamente, por meio da fé.

O dentre os gentios crente em Jesus e unido a Israel e ao Deus de Israel, era igualmente aceito por Deus, e justificado pelo mesmo graciosamente, através da fé.

Os não crentes em Jesus faziam isso (se uniam a Israel e ao Deus de Israel) através da circuncisão do piupiu.

Agora, uma vez em Cristo, não faz sentido alguma a circuncisão do piupiu do dentre os gentios, pois pela fé em Cristo e por adentrar na nova aliança este dentre os gentios já se uniu ao povo de Israel e ao Deus de Israel.

Para ser salvo une-se a Israel e ao Deus de Israel, como Rute o fez: "... o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus!"

Mas a salvação em si é graça e pela fé, uma fé prática e não meramente sentimentalista.

O GENTIO SE UNE A ISRAEL E AO DEUS DE ISRAEL, DE DUAS FORMAS, PARA EM SEGUIDA SER SALVO GRACIOSAMENTE PELA FÉ:

1) circuncisão do piupiu e a fé em Deus.

2) fé no messias e a circuncisão do coração.

Quem passou pela primeira forma de se unir a Israel e ao Deus de Israel, precisa passar pela segunda forma para adentrar na nova aliança.

Quem passou pela segunda forma sem passar pela primeira, não precisa passar pela primeira forma, pois já se uniu a Israel e ao Deus de Israel pela fé ao adentrar na nova aliança através da fé em Deus e em Cristo.

ALGUNS FARISEUS CRENTES EM JESUS ENTENDIAM ERRÔNEA E EQUIVOCADAMENTE QUE:

O gentio pra ser salvo, não basta crer em Jesus, ele tem que ser circuncidado, como os gentios sem fé em Cristo o fazem; porém, fazer isso (passar pela circuncisão do piupiu para se unir a Israel e ao Deus de Israel), seria regredir e não progredir, seria um retrocesso e não um progresso.

Porém, a aceitação, justificação, e salvação, nunca esteve no fato de ser judeu israelita, ou de se tornar judeu por proselitismo, e nem no fato de obedecer a um conjunto de regras externas sejam quais forem incluindo a Torah de Deus!

A salvação está na eterna e maravilhosa graça de Deus, por meio da fé, e não no fato de ser circuncidado e na obediência a torah em si.

Circuncisão por si só não salva ninguém.

Torah por si só não salva ninguém.

Salvação é graça, por meio da fé confirmada através de boas obras fruto de uma obediência sadia aos mandamentos de Deus.

Era isso que muitos não entendiam direito naqueles dias!

At 15:1: "Alguns indivíduos que desceram da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos."

SOBRE O GENTIO, SEM CRISTO:

Não é se unir a Israel pela circuncisão da carne para ser salvo pela torah!

É se unir a Israel pela circuncisão da carne para ser salvo graciosamente pela fé em Deus!

Se unir a Israel pela circuncisão da carne para ser salvo pela observância em si da Torah e perverter a finalidade da Torah e cair em legalismo morto!

AGORA, SOBRE O DENTRE OS GENTIOS, QUE ESTÃO UNIDOS EM CRISTO:

O tal está unido a Israel pela fé adentrando na Nova Aliança para ser salvo graciosamente pela fé confirmada por meio das obras resultado da obediência aos mandamentos de Deus.

Querer ser salvo pela observância em si da Torah e perverter a finalidade da Torah e cair em legalismo morto e isso tanto para judeus israelitas quanto para prosélitos e não prosélitos!

POR MUITOS NÃO ENTENDEREM ISSO, DECLARARAM O SEGUINTE:

At 15:5: "Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés."

ELES PRECISAVAM ENTENDER QUE:

Através da fé em Cristo, eu que era um gentio na carne, já sou unido a comunidade de Israel e ao Deus de Israel; logo, eu não preciso ser circuncidado para isso.

ELES PRECISAVAM ENTENDER QUE:

Através da fé em Cristo, eu que era um gentio na carne, já sou graciosamente salvo; logo, eu não obedeço a torah para ser salvo, mas sim por ter sido salvo, e para se conservar assim.

TIAGO ENTENDENDO ISSO DISSE O SEGUINTE:

1. Circuncisão para os dentre os gentios que estão em Cristo não; eles já estão unidos ao povo de Israel e ao Deus de ISRAEL, e além do mais circuncisão do piupiu não salva nem os judeus israelitas por serem circuncidados e por serem judeus Israelitas em si, muito menos os dentre os gentios.

2. Por determinação, só algumas coisas para eles observarem para que haja uma clara distinção entre eles e os pagãos!

3. Moisés eles estudam na sinagoga aos sábados; mas não para obter salvação, porque assim como a circuncisão em si não salva, assim também a torah em si não salva.

At 15:19-20: "Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue."

O não perturbar os gentios, exigido por Tiago, é sobre a questão da circuncisão do piupiu em si como obrigação para o gentio ser de fato salvo; Tiago diz que circuncisão do piupiu não salva ninguém nem os próprios judeus israelitas.

Daí ele estabelece leis para uma distinção dos tais dentre os gentios com os pagãos gentios dentre os quais saíram!

TIAGO VAI PROSSEGUIR FALANDO AGORA COM RELAÇÃO A TORAH E OS DENTRE OS GENTIOS:

At 15:21: "Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados."

O QUE TIAGO SABIAMENTE ESTÁ DIZENDO É:

As sinagogas estão com as portas abertas, e a torah ali é ensinada e aprendida pelos judeus e prosélitos, querendo voluntariamente (por ação do Espírito de Deus em suas vidas) os dentre os gentios, unidos pela fé a comunidade de Israel e ao Deus de Israel, progredirem na condição de povo de Deus e salvos, para se distinguirem ainda mais dos gentios pagãos dentre os quais foram salvos, distinção essa através das boas obras na condição de salvos graciosamente pela fé, eles irão aos sábados nas sinagogas e lá estudarão e aprenderão como proceder uma vez que agora são povo de Deus e salvos.

OU SEJA:

Circuncisão do piupiu, não salva ninguém por si só.

Sempre foi a graça de Deus, do início ao fim.

PEDRO, ANTES DE TIAGO TOMAR A DECISÃO QUE TOMOU, SABIAMENTE ABORDOU ISSO:

At 15:7-11,13-14: "Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem. Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera. E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram. … Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome."

SENDO ASSIM, A LUZ DO CONCÍLIO DE JERUSALÉM EM ATOS 15:

1. Os dentre os gentios precisam ter sim um hábito diferente dos pagãos para se distinguirem dos tais dentre os quais saíram, Tiago líder da igreja em Jerusalém declarou isso.

2. Por IMPOSIÇÃO apenas algumas ordenanças básicas para uma distinção entre eles e os pagãos.

3. O prosseguir em conhecer mais sobre a vontade de Deus, para progredir em boas obras agradando ao Eterno, se dá em cada shabat onde a torah é lida, estuda, e aprendida, nas sinagogas, que ficam abertas semanalmente.

Voltando para o texto inicial...

Os gentios na igreja primitiva não eram desconectados do shabat, pediam para ser ensinados especificamente no shabat e Paulo não implicava com isso escolhendo outro dia da semana para eles a fim de desconecta-los do shabat!

At 13:42-45: "Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras. Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava."

Paulo poderia ter dito: "no caso de vocês, vocês não precisam esperar o próximo sábado/shabat, isso pode ocorrer amanhã mesmo, amanhã mesmo eu vou ensinar-lhes mais sobre as Escrituras!"

Mas Paulo não fez nenhuma objeção, ele atendeu ao pedido desses gentios ensinando-lhes no sábado/shabat seguinte.

Isso é observância do shabat, isso ocorre nos registros do EVANGELHO com relação aos judeus, isso ocorre com relação aos dentre os gentios recém chegados a fé conforme atos 15 onde Tiago deixa claro que aos sábados as portas das sinagogas estão abertas e que os tais dentre os gentios observando obrigatoriamente algumas regras básicas poderiam sem problema algum observar o shabat indo nas sinagogas para estudar e aprender mais sobre a Torah, os Escritos e Profetas para progredir nas boas obras que agradam a Deus e que evidenciam da salvação do indivíduo.

Tirando a questão da circuncisão dos dentre os gentios que creram em Cristo; todo o restante da Torah pode ser observado de forma sadia, por já ter sido salvo, tais mandamentos de Deus, deverão ser observados sim mediante a iluminação, o convencimento, a inclinação, pela ação interna do Espírito de Deus. que nos guia em toda a verdade, e a verdade é que não existe nova aliança sem Torah (Jeremias 31:31-34); observância do shabat, das festas de Deus, do dízimo, por exemplo, nada disso deve ser observado pela igreja formada pelos dentre os gentios por mera imposição por parte de homens e sob ameaça covarde e debaixo de pressão humana; agora, por imposição somente as coisas que foram determinadas no concílio apostólico em Jerusalém necessárias para que seja notória uma distinção entre nós e os gentios no meio do quais vivemos.

O judeu não precisa abrir mão da circuncisão e virar gentio para ser salvo.
O gentio não precisa virar judeu por meio da circuncisão para ser salvo.

QUEM GOSTA DE FICAR FAZENDO DISTINÇÃO ENTRE JUDEU E GENTIO NOS DIAS ATUAIS, RECOMENDO UM DEBRUÇAR SOBRE:

Jeremias 31:31-34
Romanos 2:13-29
Efésios 3:3
Colossenses 3:11
Gálatas 3:28,29
Romanos 9:1-5
Efésios 1:9-14
Romanos 11:1-32

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário