segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Como assim: NINGUÉM PODE VIR A MIM SE O PAI QUE ME ENVIOU NÃO O TROUXER?!

Tema: "COMO ASSIM, NINGUÉM PODE VIR A MIM SE O PAI QUE ME ENVIOU NÃO O TROUXER?!"

Um dos textos que os calvinistas mais gostam de usar e de forma distorcida; vamos analisar o texto com base em um contexto que inclui as Escrituras Hebraicas que o herege Marcião rotulou de velho ou antigo (ultrapassado) testamento...

Quem falou que "Ninguém pode vir a mim se o PAI que me enviou não o trouxer", de foto foi Jesus, mas ele fala isso tendo como pano de fundo o fato de que sobre parte de Israel havia recaído um juízo divino por causa da rebeldia, obstinação deliberada, de modo que Deus acrescentou cegueira a cegueira deles, surdez a surdez deles, dureza a dureza deles, e pôs sobre eles um espírito de profundo sono, a fim de que vendo não vejam, ouvindo não ouçam, não creiam, e não recebam; Jesus está dizendo para aqueles religiosos: Vocês não querem vir a mim porque sobre vcs há um juízo divino e a não ser que Deus intervenha nesse juízo divino que ele faz recair sobre parte de Israel, esta parte de Israel não poderá vir até mim crendo em mim e naquilo que as Escrituras falam de mim; Vocês leem, estudam, examinam porque acreditam que nas Escrituras há um caminho revelado para através dele se obter a vida eterna; este caminho sou eu, mas vcs não enxergam, vcs não entendem, vcs não vem a mim crendo em mim, e vc não querem vir porque há um juízo divino do qual só uma intervenção divina pode remove-los ou tira-los, deste juízo divino por consequência da obstinação, rebeldia, dos pais absorvida pelos filhos; e Deus pôs este juízo a fim de contribuir também para que seu plano divino de salvação que envolvia a morte e ressurreição de Cristo, se cumprisse a seu tempo!

Sem esse pano de fundo as chances de se obter uma compreensão correta do que Jesus de fato está dizendo com estas palavras são praticamente zero!

Calvinista não entende isso! Arminiano não entende isso! 

Israel em parte foi endurecido por causa da sua contínua rebeldia e obstinação (IS 6:9-13 \ IS 29:10 \ MT 23:37 \ RM 9:11!) e Deus fez isso tendo em vista um plano divino de salvação que incluía a morte do Messias; sobre estes Deus pôs um espírito de profundo sono, acrescentou a surdes deles uma surdes a mais como juízo, o mesmo se dá a dureza do coração deles, e a cegueira deles, após diversas tentativas divina de traze-los de volta para o caminho certo, como se pode ver em OS 11:4,5 por exemplo, foi com relação a estes em específico que Jesus disse (em outras palavras para facilitar o entendimento do texto) em JO 6:44,45 que só uma intervenção divina removendo de sobre eles este juízo divino, para que eles que estavam indo pelo mesmo caminho que seus antepassados, e sobre eles havia um juízo divino que os mantinha neste estado ou condição espiritual, pudessem fazer o que outros estavam conseguindo fazer, isto é, se achegar a ele crendo que de fato ele é o Filho de Davi - o Messias de israel; sobre esses que rejeitaram o Messias havia um espírito de profundo sono, uma dureza divina sobre uma dureza humana, uma surdez divina sobre uma surdez humana, cegueira sobre cegueira de modo que eles não entendiam o que estava acontecendo na verdade porque foram impedidos disso por um juízo divino que recaiu sobre eles da parte de Deus, neste caso então eles não quiseram porque foram impedidos como resultado de um juízo divino após inúmeras demonstrações claras e evidentes de rebeldia, obstinação, teimosia, surdez, cegueira, dura cerviz (MT 23:37 \ LC 19:41,42), ISSO FAZIA PARTE DE UM JUÍZO DIVINO, VEJA O ESTADO ESPIRITUAL EM QUE SE ENCONTRAVAM COMO CONSEQUÊNCIA DO JUÍZO DIVINO SOBRE ELES E PARE PARA PENSAR SE ELES TINHAM CONDIÇÕES DE FAZER O OPOSTO, SENDO QUE ESSA AÇÃO DELES É RESULTADO DIRETO DO JUÍZO DIVINO QUE ESTAVA SOBRE ELES?! neste sentido Deus cumpre sua palavra que diz que ele visita a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que o aborrecem, filhos que seguem os maus caminhos de seus pais, Deus por sua vez em sua benevolência fruto de sua graça preservou um remanescente deste juízo divino, Ele faz misericórdia a milhares dos que o amam e que guardam os meus mandamentos, pais e filhos que seguem o bom exemplo de seus pais (ÊX 20:4,5) COM ISSO VEMOS QUE DEUS DESEJA MUITO MAIS MANIFESTAR SUA GRAÇA DO QUE MANIFESTAR SEU JUÍZO, quando não há arrependimento o juízo não vem de imediato (EC 8:11), Deus muita das vezes retém seu juízo por determinado tempo que só Ele sabe quanto é para cada um (IS 65:6,7), mas quando sua paciência (GN 6:3 \ 1 PE,3:19,20 \ IS 48:9 \ RM 9:22-24 \ RM 3:23-25 \ AP 2:21) atinge o limite estabelecido por Ele então ele derrama esse juízo divino (AP 2:22), mas ainda assim Ele o manifesta porque Ele é JUSTO e deste modo Deus fez com que Seu plano divino de salvação no tempo determinado viesse a se cumprir infalivelmente conforme Ele em sua pre-ciência divina já havia visto que seria com 100% de precisão e exatidão, sem nenhuma margem se quer para erros; Porém, em se tratando da parte endurecida como juízo (E Deus só termina de endurecer o que a si próprio se endureceu fazendo-se a si mesmo um vaso para ira, um vaso para o juízo!), isso serviu para a morte do Messias e para a propagação do evangelho aos gentios; Deus por sua vez está removendo esse juízo divino sobre aqueles sobre quem este juízo divino recaiu; exemplo, vemos Deus fazendo isso em Pentecostes, vemos Deus fazendo isso em Paulo, através de uma intervenção divina, e isso ainda hoje tem acontecido e continuará acontecendo até a grande dia da manifestação do Filho de Deus nas nuvens do céu aonde a escama dos olhos dos judeus que ainda não terão enxergado o Messias como sendo o Messias nesse grade Dia mencionado em Zacarias, de modo que quando isso acontecer, todo o Israel crerá, se arrependerá, e será salvo pelo seu Messias, naquele Dia este juízo divino será definitivamente removido de sobre parte de Israel!

Quanto ao: "Ninguém pode vir a mim se o PAI que me enviou não o trouxer" 

Jesus está falando com pessoas específicas dentre Israel, a saber, pessoas endurecidas, pessoas que estavam debaixo de um juízo divino, e que não entendiam que sobre a cegueira e dureza deles havia uma cegueira e dureza posta por Deus, e somente uma intervenção divina poderia reverter essa situação para que então esta parte de Israel pudesse se aproximar de Jesus enxergando nele o Messias; o que eles deveriam fazer então era se humilhar diante de Deus para que Ele intervisse, mas eles não o fizeram porque não o quiseram e Deus de antemão já sabia que seria assim! 

A pre-ciência divina é o conhecimento antecipado de tudo com 100% de precisão e exatidão, sem nenhuma margem para erro. Deus escreveu toda a história com base nesta pre-ciência divina e não por mero determinismo divino absoluto e arbitrário na eternidade.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário