sábado, 9 de março de 2019

CRISTOLOGIA “A final, Quem é Ó Deus, Deus, o teu Deus?”


Tema: “A final, Quem é Ó Deus, Deus, o teu Deus?”

Texto: Hebreus 1:8,9 

V 8 diz: Entretanto, a respeito do Filho, revela: O teu trono, ó Deus, subsiste por toda a eternidade; e o cetro do teu Reino é bastão da justiça.

V 9 diz: Amas o direito e odeias a iniquidade; por esse motivo, Deus, o teu Deus, te escolheu e ungiu com óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros. 

Se fizermos uma leitura corrida destes dois versos sem recorrermos ao texto de onde o escritor extraiu esse trecho, nós chegaremos a conclusão ERRADA de que o salmista quando menciona: trono, Deus, e cetro, o Salmista está se referindo ao Filho; Ou seja, entende-se erroneamente que O trono eterno é do Filho, o Filho é o Deus eterno, e o cetro lhe pertence.

Vamos, porém, ao texto de onde o escritor extraiu esse trecho mencionado nos versos 8 e 9, para fazer uma correta interpretação: 

"O teu trono" O TRONO PERTENCE AO REI ETERNO, E FOI ENTREGUE PELO REI ETERNO, A SABER, DEUS O SER SUPREMO, À ALGUÉM QUE FOI UNGIDO REI. 

Confira: Salmo 45:1 diz: "Com o coração transbordando de boas palavras, recito os meus versos em honra ao REI; seja a minha língua como a pena de um sábio escritor."

Os versos são em honra ao rei que foi ungido e que recebeu o trono para reinar, e que abaterá todos os seus inimigos; esse rei é o Messias.

Confira: Vrs 2-5 diz: “És dos seres humanos o mais notável; derramou-se graça em teus lábios, visto que o Altíssimo te abençoou para sempre. Mantém a espada à cintura, ó herói! Cobre-te de esplendor e majestade. Em tua majestade, cavalga vitoriosamente pela verdade, pela misericórdia e pela justiça; que a tua mão direita realize feitos portentosos. Tuas flechas afiadas e certeiras atingem o coração dos inimigos do rei; e sob teus pés caem as nações.”

O trono originalmente é de Deus, o ETERNO, Aquele que ungiu o mais notável dos seres humanos para ser o Messias e rei.

Confira: V 6 diz: “O teu trono, ó Deus, permanece incólume por toda a eternidade; cetro de justiça é o cetro do teu reino.” 

O Messias foi ungido de forma diferenciada rei pelo ETERNO justamente por amar aquilo no qual consiste o Reino do ETERNO, a saber, justiça.

Confira: Salmo 45:7,8 diz: “Amas a justiça e abominas a impiedade e, por isso, o Eterno, teu Deus, escolheste dentre todos os teus companheiros e ungiu-te com o óleo de júbilo. Todas as tuas vestes exalam aroma de mirra, aloés e cássia; nos palácios adornados de marfim ressoam os instrumentos de corda que te alegram.”

O Messias foi ungido rei pelo REI ETERNO, a saber, Deus, o Deus do Messias, por isso o Messias é Filho de Deus; pois assim era identificado o rei, como Filho de Deus, gerado no momento em que é ungido rei. 

O trono da eternidade, porém, não é do Messias em si, mas do REI ETERNO que o ungiu.

O Messias é rei e por ter sido ungido rei é também Filho de Deus, MAS o reino eterno não é dele em si. 

O Messias foi ungido rei pelo REI ETERNO, o reino eterno e o cetro foram entregues a ele por Aquele que o Ungiu, ou seja, pelo REI ETERNO.

Mas no tempo determinado, no final, o Filho, aquele que foi ungido rei por Deus, estabelecido por Deus como rei, e à quem foi entregue o reino, o trono, e o cetro (e isso claro temporariamente), devolverá no tempo determinado, tais coisas, a quem realmente pertence, a saber, à Deus o Pai que o ungiu e lhe entregou tais coisas (1 Coríntios 15:24-28).

DAÍ SIM, NÓS PEGAMOS O TEXTO DE HEBREUS, POIS JÁ COMPREENDEMOS O SALMO 45: Hebreus 1: 8,9 diz: “Entretanto, a respeito do Filho, revela: O teu trono, ó Deus, subsiste por toda a eternidade; e o cetro do teu Reino é bastão da justiça. Amas o direito e odeias a iniquidade; por esse motivo, Deus, o teu Deus, te escolheu e ungiu com óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”

Para entender corretamente HB 1:8,9 É preciso muita atenção: 

Ler o SL 45:1-5,7,8, e identificar o rei, esse rei é o Messias, que ao ser ungido rei recebe tb o título de Filho de Deus. 

Ler o SL 45:6,7b, e entender que esse Deus (cujo trono eterno e cetro são mencionados, e que é o Deus do ungido e que ungiu o ungido à rei, e com a unção vem junto o título de Filho de Deus. Sl 2 e 2 Sm 7:14a), o Deus do Ungido mais excelente entre os filhos dos homens, se refere especificamente ao Rei Eterno a quem originalmente pertencem o Reino Eterno, O Trono Eterno, e O Cetro, em si, mas que foram entregues por Ele ao Seu Ungido.

________________________________________

BIBLIOGRAFIA:

Texto Integralmente Elaborado E Digitalizado Por Thiago Sanchez, servo, estudante, professor, escritor, pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário