segunda-feira, 15 de julho de 2019

"ANJOS SÃO DEUSES?"


Anjos são deuses? Sim! Mas de onde tirei isso? A RESPOSTA É: Hebreus 1:6 ''..todos os ANJOS de Deus o adorem''.

O escritor tirou esse trecho da Escritura hebraica que os cristãos gostam de chamar de antigo ou velho testamento.

Vejamos exatamente de onde ele tirou esse trecho:

Salmo 97:7 ''...prostrai-vos diante dele todos os DEUSES''.

DEUSES = tradução do hebraico ELOHIYM, e que significa: poderes; trata-se de um TÍTULO QUE SE APLICA TANTO:

1. AO CRIADOR SER SUPREMO - A DIVINDADE SUPREMA. 

2. AOS ANJOS - SERES DIVINOS OU DIVINDADES QUE FORAM CRIADAS COM CERTO PODER E QUE AUXILIAM O SER SUPREMO EM SEU GOVERNO SOBRE TODA A CRIAÇÃO.

3. A SEUS REPRESENTANTES HUMANO MERAMENTE MORTAIS QUE ERAM INVESTIDOS DE AUTORIDADE E PODER DO ALTO PARA UMA DETERMINADA MISSÃO.

Elohiym, traduzido como deuses ou Deuses, no texto de hebreus 1:6, são seres espirituais que possuem certo poder, ou seja, são divindades, ou se preferir Deuses, mas todos estes são submissos ao Ser Supremo que os comanda.

O escritor aos hebreus interpreta estes deuses ou elohiym, mencionados no Sl 97:7, como sendo uma referência a seres espirituais (seres divinos ou divindades) que foram criados com certo poder.

Quando estudamos as Escrituras utilizando a língua original no qual foi escrita, percebemos que:

O título Deus, não se aplica só ou exclusivamente ao Eterno.

O título Deus se aplica sim ao Eterno.

O título Deus também se aplica ao Verbo gerado num momento na eternidade para ser a ferramenta por meio da qual tudo veio a ser criado pelo poder que se origina naquele que o gerou.

O título Deus também se aplica a Satanás.

O titulo Deus também se aplica a todos os anjos de Deus.

O poder do Ser Supremo origina-se nEle mesmo.

O poder do Verbo Unigênito Gerado origina-se no Ser Supremo que o gerou antes de toda a criação.

O poder dos anjos origina-se no Ser Supremo que os criou por meio do Verbo gerado.

O poder de Satanás origina-se no Ser Supremo que o criou por meio do verbo gerado.

O Filho foi gerado no Ser Supremo, ao contrário dos anjos que foram criados pelo Ser Supremo através do verbo unigênito.

O Filho é mais sublime que todas as divindades que foram trazidas a existência pela vontade do Ser Supremo e através dele.

O Filho não está no mesmo nível hierárquico que os anjos sejam estes bons ou maus, ele é Superior a todos estes, todos estes estão abaixo dele na hierarquia, e ele próprio é menor que o Ser Supremo pelo simples fato de não ter (como ser divino = divindade distinta) o mesmo período de existência que o Ser Supremo que sempre existiu como Ser Espiritual; o poder do filho não origina-se nele mesmo; a vida do filho não origina-se nele mesmo; o governo que a ele foi entregue não pertence a ele em si mas a ele foi dado temporariamente pelo Ser Supremo; a existência do filho como ser divino distinto do Ser Supremo se deve ao Ser Supremo que o gerou antes de tudo exceto de si mesmo pois nunca teve um ponto de início na eternidade; porém, o filho desfruta da posição mais elevada junto do Ser Supremo no centro do governo da criação e do universo.

Deus (em se tratando de o Ser Supremo Pai do verbo que se fez carne) é Soberano, e todas as divindades estão (sem exceção) ao Seu Serviço; só fazem o que Ele determina e permite.

Mas daí a teologia cristã inventa a história de que Paulo falava de um falso deus, e em lugar de Theos põe Deus com d minúsculo, sendo que Paulo escreveu: O Theos; e em grego não tem esse negócio de T maiúsculo ou minúsculo, isso é coisa da teologia!

Mas para Paulo, satanás era: O THEOS deste século = Theos = Deus = ser divino ou uma divindade = um ser espiritual detentor de certo poder!

Paulo não escreveu: um Theos; ele escreveu O Theos!

Ou seja, Satanás é uma divindade, um ser divino, que foi criado por Deus, e que age com poder neste mundo, na vida dos filhos da desobediência, fazendo destes seus servos e instrumentos!

Gálatas 4:8 não fala de anjos como sendo falsos deuses.

Anjos são seres divinos, uma divindade é o mesmo que um ser divino, isto é, um ser espiritual que detém certo poder.

E sim, há somente um Deus (1 Co 8:6 \ Tg 2:19) em se tratando de Divindade Ser Supremo que nunca teve um ponto de início em se tratando de existência como Ser, a saber, o Eterno YHVH que gerou a partir da Palavra um Ser Divino antes de toda a criação para que este fosse a ferramenta divina por meio da qual o Ser Supremo traria todas as coisas a existência.

Jesus é divino e não se pode negar sua divindade.

 MAS O QUE PRECISAMOS ENTENDER É:

Jesus antes de vir ao mundo era Deus mas não no mesmo sentido em que Aquele que o Enviou o é.

Jesus (como ser divino distinto do Pai e antes de vir ao mundo em carne) não era eterno, mas foi gerado em Deus (o Ser Supremo) antes de tudo o que foi criado, pois ele foi a ferramenta divina que Deus o Pai escolheu usar para que tudo fosse criado.

Jesus como verbo divino - como Palavra existente em Deus - é eterno, pois não houve na eterna existência de Deus o Pai um momento siquer que ELe fosse mudo.

Jesus ressuscitou não mais como homem que não fazia uso de suas prerrogativas divinas, mas como homem e divino que faz uso de suas prerrogativas divinas.

Jesus ao vir ao mundo ele foi esvaziado de suas prerrogativas divinas, de sua divindade, assumiu a forma humana e viveu como homem.

Jesus o Verbo Divino foi gerado como homem e morreu como homem.

Jesus fez o que fez durante seu ministério mediante a capacitação do alto que ele recebeu de Deus o Pai por meio do Espírito de Deus o Pai, foi assim que ele fez tudo o que fez durante seu ministério; o Pai lhe conferiu autoridade por meio do Espírito para tais coisas, de modo que nada ele fazia de si mesmo ou por si mesmo, antes ele fazia com a direção e autorização do Pai, bem como era o Pai que vivia nele por meio do Espírito Santo de Deus que fazia as obras que foram feitas por meio do Messias.

. A existência do filho como ser divino distinto de Deus o Pai, é graças a Deus o Pai.

. O poder do filho origina-se em Deus o Pai.

. O Pai é eterno porque sempre foi o que é.

. A glória do filho origina-se em Deus o Pai.

. O Deus do filho é Deus o Pai.

. O Filho foi gerado antes da criação de todas as coisas, antes do princípio de João 1:1 e de Gênesis 1:1, que trata-se do mesmo princípio; ao ressuscitar dos mortos ele ressuscitou para não mais morrer.

. A honra do filho foi estabelecida por Deus o Pai.

. O senhorio do filho foi estabelecido por Deus o Pai.

. O reino foi entregue ao filho por Deus o Pai temporariamente até o juízo final.

ATENÇÃO: Tudo que o filho recebeu Daquele que está assentado sobre o Trono, a saber - Deus o Pai, é tão somente, única e exclusivamente, para glória do: Único e Verdadeiro, ou seja, Aquele que só Ele é Deus no sentido de Ser Supremo, ou seja, o Pai de nosso Senhor, Salvador, libertador, dentre os homens, a saber, Jesus o Cristo homem!

Jesus é mais sublime que os céus, mais sublime que os anjos, mais sublime que Moisés e que todos os profetas; Jesus ocupa o centro do governo eterno do Eterno ao lado do Eterno, e isso porque o Eterno o colocou nesta condição ao Seu lado, e quem honra ao Filho honra ao Eterno que inicialmente o Gerou antes de toda a criação, que o concebeu posteriormente no ventre de Maria, que o gerou posteriormente no momento do batismo com água, que o ressuscitou dos mortos, que o exaltou aos céus soberanamente! E TUDO ISSO PARA GLÓRIA DE DEUS PAI.

 Sendo assim:

Existe uma única (uma literalmente falando) Divindade, no sentido de o Ser Divino ou o Ser Supremo, que antecede a todos os seres divinos ou divindades existentes e que está acima de todos estes.

Existe uma Divindade, ou seja, um ser divino, que não está na mesma posição hierárquica que o Ser Supremo, mas que por sua vez é superior as que surgiram após ele e por meio dele.

Existem divindades, ou seja, seres divinos, que não estão na mesma posição hierárquica que o Ser Supremo e nem na mesma posição hierárquica que está o que dEle foi gerado em um determinado ponto da ou na eternidade; sendo assim, eles estão, em se tratando de hierarquia, abaixo tanto do Ser Supremo, como também do Verbo que também é identificado como Filho Unigênito do Pai.

Em se tratando deste último nível de divindades ou seres divinos, isto é, seres espirituais detentores de certo poder que na verdade origina-se em Deus e me refiro ao Ser Supremo, este se divide em: Seres divinos do bem e Seres divinos do mal; os do bem visam o bem da humanidade e os do mal visam o mal da humanidade.

Só mais uma coisa:

"Prostrem-se" em Salmo 97:7 em hebraico é Shachah e significa curvar-se em reverência e respeito.

Natã quando entrava na presença de Davi o Rei, ele se curvava nesse mesmo sentido que os anjos se curvam diante do filho do Eterno, e nem por isso ele estava adorando a Davi como se Davi fosse o Ser Supremo, mas estava reconhecendo a posição superior que Davi ocupava  e agindo respeitosamente diante deste.

É nesse sentido que o escritor aos hebreus usa a palavra proskuneo.

proskuneo = ato de curvar-se em respeito e reverência reconhecendo a posição superior daquele diante de quem se está, e neste caso aqui, o Messias - o Verbo que ocupa a posição mais elevada, junto do Ser Supremo, no centro do governo eterno do Ser Supremo, sobre toda a criação material visível e espiritual invisível; o erro está em traduzir proskuneo como adoração; proskuneo não é adoração; proskuneo é prostrar em reverência reconhecendo a superioridade de alguém!

Sendo assim, nada de politeísmo, nessa compreensão, porque independente somente Deus o Pai que não se sujeita a nada e a ninguém o é; agora todos os demais seres espirituais sem excessão são subordinados a Deus o Pai - A Divindade Ser Supremo, e tudo de certa forma e em certo sentido está a serviço do Eterno Ser Supremo Soberano.

O Politeísmo consiste na CRENÇA E subsequente ADORAÇÃO a mais do que uma divindade ... cada uma é considerada uma entidade individual e independente com uma personalidade e vontade próprias, governando sobre diversas atividades, áreas, objetos, instituições, elementos naturais e mesmo relações humanas. Ainda em relação às suas esferas de influência, de notar que nem sempre estas se encontram claramente diferenciadas, podendo naturalmente haver uma sobreposição de funções de várias divindades.

O Filho não é o espírito do Pai em carne; o Filho um ser distinto do Pai.

Jesus e o Pai não são o mesmo Ser em si, ou, será que Estevão cheio do Espírito do Ser Supremo teve uma ilusão de ótica quando relatou que via o Filho a direita do Pai?!

Jesus fez o que fez durante seu ministério mediante a capacitação do alto que ele recebeu de Deus o Pai por meio do Espírito de Deus o Pai, foi assim que ele fez tudo o que fez durante seu ministério; o Pai lhe conferiu autoridade por meio do Espírito para tais coisas, de modo que nada ele fazia de si mesmo ou por si mesmo, antes ele fazia com a direção e autorização do Pai, bem como era o Pai que vivia nele por meio do Espírito Santo de Deus que fazia as obras que foram feitas por meio do Messias.

Se Cristo verdadeiramente habita em mim pelo Espírito de Deus o Pai (com o qual Cristo foi preenchido e que posteriormente ele compartilhou conosco da parte de Deus o Pai para também nos capacitar, então ele agirá através de nós), quem nos pedir para mostrar a Cristo, ao tal poderemos dizer: estou a tanto tempo convosco e não tendes me conhecido, quem me vê a mim vê a Cristo, não crês que eu estou em Cristo e Cristo está em mim! creia ao menos pelas obras que por meio de mim ele realiza.

Se o Pai verdadeiramente habita em mim pelo Espírito de Deus o Pai (com o qual Cristo foi preenchido e que posteriormente ele compartilhou conosco da parte de Deus o Pai para também nos capacitar, então ele agirá através de nós), quem me pedir para mostrar o Pai, ao tal poderei dizer: estou a tanto tempo convosco e não tendes me conhecido, quem me vê a mim vê ao Pai, não crês que eu estou no Pai e o Pai está em mim! creia ao menos pelas obras que por meio de mim ele realiza.

. A condição para Cristo estar em nós, são duas:

1) O Espírito de Deus com o qual ele foi preenchido e com o qual também somos preenchidos.

2) O guardar as Palavras de Cristo que são as Palavras de Deus.

A evidência dessa presença será as obras realizadas incluindo a obra do amor!

. A condição para Deus o Pai está em nós são duas:

1) O Espírito de Deus com o qual ele foi preenchido e com o qual também somos preenchidos.

2) O guardar as Palavras de Deus que foram as Palavras de Cristo.

A evidência dessa presença será as obras realizadas incluindo a obra do amor!

Apocalipse 7:17 porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Elohim lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Apocalipse 7:17 Porque o Cordeiro que está diante do trono os pastoreará; e será o Pastor deles, e os guiará ás fontes da Água da Vida. E Deus enxugará as lágrimas deles.

Apocalipse 7:17 Porque o Cordeiro que está diante do trono será o seu pastor, que os conduzirá às fontes de água da vida. E Deus limpará as lágrimas dos seus olhos.

Apocalipse 7:17 porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

“Colocando (o Pai colocou) Jesus à sua direita nos céus, sobre todo Principado, Potestade, Virtude, Dominação e acima de todo nome que se pronuncia não só neste século, mas também nos futuros, e tudo colocou sob os seus pés” (Ef 1:20).

“E o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado subiu ao céu, e sentou-se à direita de Deus” (Mc 16:19).

“Disse o Senhor ao meu Senhor, senta-te a minha direita” (Sl 109:1).

“Eu venci, e sentei-me com o Pai no seu trono” (Ap 3:21).

“Temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo” (1 Jo 2:1)

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus; saboreai as coisas do alto e não as da terra” (Col 3:1).

CONCLUSÃO:

O divino verbo encarnado, e, o Pai Ser Supremo, são seres claramente distintos!

O Filho recebeu a honra de poder estar em uma posição de honra e destaque junto do Ser Supremo e isso para glória do Único Ser Supremo, a saber Deus o Pai. Conforme: Fp 2:9-11

Sobre adoração, acesse:
https://conhecendoeentendendoasescrituras.blogspot.com/2019/07/a-final-prestar-culto-adoracao-jesus.html?m=1

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário