domingo, 18 de agosto de 2019

"UM MONOTEÍSTA NÃO TRINITÁRIO; ESSE SOU EU!"


"UM MONOTEÍSTA NÃO TRINITÁRIO; ESSE SOU EU!"

Texto Chave: Dt 6:4 "Shemá Yisrael, Hashem YHVH Eloheyinu, Hashem YHVH Echad."

Passando para o português: "Ouve, Israel, o SENHOR, é nosso Deus, o SENHOR é um (1)."

TRADUÇÃO LITERAL DO TEXTO GREGO DO CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO:

[Comentando trechos deste credo específico]

1. SOBRE O PAI CONSTA NO CREDO:

Eu acredito em um Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, de todo o visível e o invisível.

[Realmente Deus no sentido de Ser Supremo é um no sentido de absoluto e Ele o El Shadday é originalmente o Criador de todas as coisas que foram criadas.]

2. SOBRE O FILHO CONSTA NO CREDO:

Eu creio em um só Senhor, Jesus Cristo, o único Filho de Deus, NASCIDO do Pai ANTES de todas as eras:

[Jesus o Messias é de fato o único Filho de Deus no sentido de nascido do Pai que o gerou (e não o criou!) em si, em um ponto na eternidade, antes de todas as Eras, podemos dizer antes do princípio de Gn 1:1 mencionado em Jo 1:1, no qual já existia como ser divino distinto de Deus o Pai, pois no princípio ele já havia sido gerado para ser a ferramenta divina do ETERNO, bem como para cumprir um plano divino de salvação que o ETERNO já tinha em mente quando decidiu e criou o ser humano; esse gerar do Filho de Deus se trata de um gerar que ocorreu muito antes do Filho de Deus ser concebido no ventre da jovem e virgem Maria; o Filho de Deus é Senhor, pois foi estabelecido assim por Deus o Pai que em honra deu (após a ascensão de Cristo) Seu próprio Nome Soberano que é o Nome sobre o nome, ao Seu Filho Amado, a saber o Nome Sagrado YHVH.]

Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus

[A única forma de se entender essa frase corretamente é que ele é Deus no sentido de ser de origem divina pois foi gerado em Deus a partir da Palavra divina, os anjos de Deus e das trevas são seres divinos, mas todos foram criados, enquanto que o Filho de Deus foi gerado pelo Eterno em o próprio Eterno; este Ser divino gerado é o Ser mais Sublime, no qual está a expressa imagem moral do Eterno; este Ser divino gerado pelo Eterno é maior, mais Sublime que todos os seres espirituais que inclusive foram criados pelo Eterno através do Filho Unigênito do Pai Ser Supremo; este Filho é Luz, este filho é verdadeiramente divino e não se deve negar sua divindade junto do Eterno, mas Ele não é o Eterno, e não é Deus no sentido que o Eterno o é, ou seja, ou seja, ele é subordinado tanto no céu quanto na terra, enquanto que o Pai nunca se subordinou e nunca se subordinará a Ser algum; O Eterno é onisciente e o Filho não é por si só onisciente; o Eterno é Todo poderoso e o Filho não é todo poderoso por si mesmo, antes o poder que tem lhe foi dado; O Eterno é onipresente literalmente por si só e o Filho não é onipresente literalmente por si só.]

GERADO, não criado, da mesma natureza do Pai;

[O Filho não é a primeira criação de Deus, O Filho foi gerado e não criado, em um ponto na eternidade, pelo Eterno, antes do princípio no qual já existia junto do Eterno como ser divino distinto; ele é da mesma natureza do Eterno, logo se o Eterno é divino o Filho também é, se o Eterno é divindade o Filho também é, mas o Filho gerado não é Deus no sentido que o Eterno o é, existe sim uma diferença clara entre ambos; O Filho é inferior ao Eterno porque, diferente do Eterno que não teve princípio ou início de existência como Ser, o Filho teve um princípio de existência como Ser divino distinto do Eterno, logo houve um tempo que o Filho não existia e que o Eterno encontrava-se só; porém, num ponto na eternidade O Eterno gera um Ser Divino a sua imagem conforme sua Semelhança, e este Ser é personificado pela Sabedoria divina gerada antes do princípio para ser a ferramenta divina conforme consta em Provérbios 8:22-30.]

por quem todas as coisas foram feitas;

[Ele foi o arquiteto do Eterno, foi por meio dele que pela vontade do Eterno todas as coisas foram criadas.]

que para nós homens e para nossa salvação descendente do céu e pela obra do Espírito Santo ele se tornou encarnado de Maria, a Virgem, e ele se tornou homem;

[Esse ser divino gerado antes de toda a criação para ser a ferramenta divina do Eterno na criação, foi gerado também para cumprir um plano divino de Salvação elaborado pelo Eterno que já sabia que o Ser humano iria falhar ao ser criado e colocado a prova.]

e por nossa causa ele foi crucificado no tempo de Pôncio Pilatos,

[Ele veio ao mundo para cumprir o plano de salvação e assim ser nosso Salvador por ter cumprido esse plano divino, e esse plano divino incluía morte e morte de Cruz; e o mesmo Filho gerado num ponto na eternidade que foi subordinado ao Pai na eternidade, ao ser concebido no ventre de Maria e principalmente durante seu ministério terreno foi totalmente obediente como homem até na hora de ter que morrer morte de Cruz!]

Ele sofreu e foi enterrado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e subiu ao céu

[Ele que sofreu na cruz, ressuscitou com corpo glorificado e subiu ao céu cerca de 40 dias depois de sua ressurreição d'entre os mortos!]

e está sentado à direita do Pai;

[Ele está em uma posição de honra que o Eterno o colocou por ter cumprido perfeitamente a missão que receberá e para a qual veio ao mundo como homem perfeito a semelhança de Adão antes de haver pecado contra o Eterno!]

e novamente ele virá com glória, para julgar os vivos e os mortos, e o seu Reino não terá fim.

[Essa é nossa esperança, o retorno do Filho de Deus no Reino de Deus para reinar sobre toda a terra e por fim julgar como representante máximo e legal do Eterno os vivos e os mortos, no juízo final do trono branco, e por fim entregar o Reino Eterno a quem realmente pertence e se sujeitar ao Eterno para que o Eterno seja tudo em todos!]

3. SOBRE O ESPÍRITO SANTO CONSTA NO CREDO:

Eu creio no Espírito Santo, Senhor e doador de vida, que vem do Pai e do Filho, quem com o Pai e o Filho recebe a mesma adoração e glória, e quem falou pelos profetas. Eu acredito na Igreja que é Una, Santa, Católica e Apostólica. Eu reconheço que há apenas um batismo para o perdão dos pecados, aguardo a ressurreição da carne e a vida do mundo futuro, Amém.

[A expressão Espírito Santo é uma outra nomenclatura para o próprio Eterno Deus e Pai, que é Espírito como Jesus mesmo declarou, e que é Santíssimo; mas também Trata-se de uma forma através da qual o Eterno Deus e Pai entra em contato com sua criação em nossa dimensão de forma segura sem causar a destruição da mesma com sua infinita glória, com seu infinito poder, com sua infinita santidade, e com sua infinitude grandeza; logo o Espírito Santo é Deus porque Trata-se do próprio Eterno Deus o Pai em si e a forma dEle se manifestar em nossa dimensão, bem como é por meio dessa forma de se manifestar que somos pelo Eterno convencidos, que recebemos da parte do Eterno tudo o que da parte dEle nos pode ser comunicado incluindo seus sentimentos, dons espirituais, etc; Espírito Santo não é um ser divino distinto de Deus o Pai; não existem dois Espíritos no céu, Só o Espírito de Deus o Pai Santo; até o termo sete espíritos de Deus não deve ser entendido  ao pé da letra como se Deus fosse composto de sete espíritos em si; Deus em se tratando de Deus o Pai é composto de um só Espírito literalmente que é Santo; logo não temos três seres divinos distintos mas dois, a saber, o Pai e o Filho, e o Filho é inferior ao Pai apesar de ser sem dúvidas superior a toda criação, sendo assim Deus no sentido de ser Supremo é apenas um 1 literalmente e este é o Eterno Santo Deus O Pai que é Espírito; em se tratando de adoração, o termo grego traduzido como adoração nos escritos da Nova Aliança é a palavra proskuneo, PORÉM, proskuneo está muito longe de significar adoração; proskuneo significa sim prostrar-se em reverência diante de alguém na condição de superior; a palavra grega correta para adoração é latreia e/ou latreoou que é traduzido como culto ou servir; traduzir proskuneo como adoração é uma forçação de barra; não fomos autorizados a prestar honra a anjos nos prostrando diante deles em reverência como se fossem superior a nós, pois eles são servos do Eterno assim como nós somos; porém, devemos prestar honra a Deus o Ser Supremo, e também ao Seu Filho porque o Pai em honra ao Seu Filho determinou que tal honra seja direcionada ao Filho e isso para Glória sim de Deus o Pai como Paulo mesmo escreveu! Agora, adoração no sentido de Latreia ou Latreoou que se trata de serviço divino  culto, neste caso é algo a ser direcionado única e exclusivamente ao Eterno e não ao Filho de Deus; agora, render louvores, honras, riquezas, homenagens, podemos direcionar ao Filho de Deus, e honrando-o desta forma estaremos igualmente honrando ao Eterno e tudo será para glória do Eterno!]

Mc 12:28-34 diz: "Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios. Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo."

CONCLUSÃO:

Tg 2:19 diz: "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem."

OU SEJA:

A fé monoteísta é importante sim; mas, não é tudo; melhor ou mais vantajoso do que brigar sobre Deus ser um no sentido unidade absoluta literalmente ou no sentido de unidade composta, é amar a Deus e amar ao próximo de forma concreta e não apenas de palavras vazias subjetivas!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário